+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Pessoal sou novo no forum e novo no mundo do Mikrotik, lendo para aprender.

    Bem, o cenário é o seguinte. Comprei uma RB-750G para melhorar meu mini-provedor de Interner q atende poucas pessoas, 15, mas que pretendo expandir ai pra mais umas 15 pessoas, se o AP suportar... Hoje tenho um link ADSL 15mega dl 1mega up e controlo a banda e gerencio esses clientes via AProuter 9.3 WR254, mas to percebendo que o AP tá ficando lento, as vezes da timeout em algumas páginas...

    Bem, o que pretendo fazer é usar esse AP em modo Bridge q hj está em Gateway c/ clientes utilizando um Access point em modo WISP, apenas pra conectar esses clientes wireless e nada mais, deixando todo resto pra RB-750G fazer, QOS, Limite de conexões simultaneas, tudo que faço no APRouter hj. Utilizo pra conexão ADSL um modem Speedtouch 510 V6 ligado na WAN do AProuter WR254.

    Como quero tirar um dia pra parar a Internet pra fazer essa "migração", já quero ter uma idéia do que fazer pra não deixar meus clientes sem net por muito tempo ou precisar alterar a configuração no radio de cada um deles. O que quero fazer com o Mikrotik nessa RB-750G é basicamente o q listarei abaixo, alterando o minimo da estrutura atual, faixa de IPs, modo de operação do AP cliente, etc:

    1 - WR254 recebendo clientes Wireless (Este AP está na faixa de IP 192.168.1.x)
    2 - Clientes estão com seus radios em modo WISP - Cliente ISP - com IP e DNS fixos (Ip da WAN do cliente está na faixa 192.168.1.x, mesma do AP). O próprio rádio do cliente atribui o IP dos PCs locais, em outra faixa, por exemplo, 192.168.2.x
    3 - Controle de banda desses clientes pelo Mikrotik
    4 - Limitar cada cliente para um máximo de 30 conexões simultaneas TCP/UDP.
    6 - Modem em modo roteador ou bridge? O que vcs acham melhor? Tb preciso conseguir acessar a web de configuração do modem pra monitorar os paramenos de linha de vez em quando. O modem está na faixa de IP 10.0.0.x comunicando com o WR254 via WAN dele.

    Basicamente é isso, nada de muito sofisticado, só não queroa ter que mudar as configurações dos clientes, no caso tão todos com AP's em modo WISP (Cliente ISP) ou seja, quero mantê-los na faixa de IP atual e poder acessar os AP's deles remotamente,
    como faço atualmente quando necessário.

    Não quero o Mikrotik funcionando como hotspot, quero que o cliente abra o navegador e ja saia navegando. Pelo menos por enquanto...

    Obrigado pra quem puder me dá uma luz pra eu começar já com uma idéia do que fazer. Ah, minha RB-750G ainda não chegou, deve chegar no final dessa semana...



    T+

  2. #2

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Amigo da uma olhda nesse video talvez ajude.

    https://under-linux.org/f210/video-a...virtua-118646/

  3. #3

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    cara aqui ta tudo muito bem esplicado com isso vc consegue facil facil o seu objetivo.

    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki

    se ajudei me ajude clicando em minha estrela ok.

  4. #4

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Citação Postado originalmente por technodance Ver Post
    Amigo da uma olhda nesse video talvez ajude.

    https://under-linux.org/f210/video-a...virtua-118646/

    É mais ou menos isso daí, mas nao quero configurar como hotspot não. Quero que o cliente ligue o PC, abra o navegador e saia navegando, como tá hj.


    Citação Postado originalmente por raswilson Ver Post
    cara aqui ta tudo muito bem esplicado com isso vc consegue facil facil o seu objetivo.

    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki

    se ajudei me ajude clicando em minha estrela ok.
    Já dava dando uma olhada, valeu! Quando eu começar a configurar se surgir alguma duvida, posto aqui! Valeu!


    EDITADO: No exemplo do video ele usa uma placa Wireless integrada na RB. No meu caso usarei um AP externo, espero acertar no procedimento. Nao vejo a hora de chegar logo a RB pra eu começar a mexer...

    EDITADO 2: Minha dúvida é se eu manter meu AProuter em modo Bridge, se os clientes em modo WISP - Cliente ISP - vão comunicar com o AProuter em bridge e se vou ter acesso ao rádio deles. Lembro de uma vez, numa versão antiga do AProuter, tipo 5.3 eu acho, eu nao conseguir entrar na interface de radios um em modo roteador e outro bridge, no caso o modo cliente ISP o radio estar roteando... Prefiro o modo Cliente ISP na ponta do cliente pq ele tem o seu proprio DHCP na faixa de IP que quiser, sem interferir com a rede externa e automaticamente nao exerga os outros PC's na Wireless, sem eu precisar alterar nada na estação base.
    Última edição por raumaster; 03-01-2012 às 11:10.

  5. #5

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    EDITADO: No exemplo do video ele usa uma placa Wireless integrada na RB. No meu caso usarei um AP externo, espero acertar no procedimento. Nao vejo a hora de chegar logo a RB pra eu começar a mexer...
    No teu caso é bem simples... Se onde vai mandar a internet n é wireless e sim cabo apenas mude onde tem wlan para ether2 ou ehter3 como preferir.

  6. #6

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    EDITADO 2: Minha dúvida é se eu manter meu AProuter em modo Bridge, se os clientes em modo WISP - Cliente ISP - vão comunicar com o AProuter em bridge e se vou ter acesso ao rádio deles. Lembro de uma vez, numa versão antiga do AProuter, tipo 5.3 eu acho, eu nao conseguir entrar na interface de radios um em modo roteador e outro bridge, no caso o modo cliente ISP o radio estar roteando... Prefiro o modo Cliente ISP na ponta do cliente pq ele tem o seu proprio DHCP na faixa de IP que quiser, sem interferir com a rede externa e automaticamente nao exerga os outros PC's na Wireless, sem eu precisar alterar nada na estação base.
    Amigo use teu modem em modo ponte, na porta da RB que este modem estiver coloque um ip na mesma range ou um cliente DHCP na porta que está o modem com as opções de dns e gateway desativadas para não interferir no roteamento da tua RB, dai conseguirá acessar teu modem para verificar os parâmetros. Crie um discador e selecione as opções dns e gateway que automaticamente vai fazer as configurações para navegação... Já a parte wireless é bem simples deixe teu rádio em modo ponte e com tudo desativado como firewall, controles de acesso, DHCP e etc que ficará muito bom...
    OBS: na minha rede para mandar sinal ou receber aposentei rádios como estes edimax, aprouter e etc a uns 3 anos, bullet2 ou nanostation2 fazem o serviço com mais praticidade e eficácia.

  7. #7

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Cara tenho um esquema parecido com o seu aqui, até na quantidade de clientes, e como você disse que quer deixar seus clientes o menor tempo possível sem acesso então o que deve fazer é configurar sua RB primeiro, Ip, Nat, Rotas, DNS essas coisas e para que seus clientes já acessem a internet direto basta você adicioná-lo no simple queue mais seria interessante também se você amarrasse IP-MAC na aba IP-ARP do seu Winbox assim fica melhor de ter um controle de acesso no seu sistema no passo-a-passo postado acima você encontra todas essas configraçãoes e com certeza consegue fazer.

    Segue uma imagem de como está o meu AP WR 254 HT.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WR254 HT Bridge.JPG
Visualizações:	98
Tamanho: 	28,7 KB
ID:      	31981

  8. #8

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    como falei anterior mente aqui tem tudo mastigado.
    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki
    esse video com hotspot e muito bom tambem mais eu eu particulamente prefiro usar hotspot em restaurantes ou eventos.

    se ajudei me ajude clicando em minha estrela.

  9. #9

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    No teu caso é bem simples... Se onde vai mandar a internet n é wireless e sim cabo apenas mude onde tem wlan para ether2 ou ehter3 como preferir.
    Usarei inicialmente três Interfaces LAN desse equipamento, mas essa parte de interfaces, IP's e rotoas q tá me confundindo um pouco... acostumei com a facilidade do AProuter onde as interfaces são pre-definidas de acordo com o modo de operação e as rotas são definidas automaticamente. Situação que eu ligaria inicialmente:

    -Ether1 - Modem - Hj com IP 10.0.0.138. Se for deixar em bridge preciso colocar na mesma faixa de IP da Interface que tá o AP e o cabo dos clientes locais? Eu penso em deixar como roteador mesmo caso eu precise fazer algum teste no modem diretamente, já ta conectado direto. Uma vez precisei quando o técnico da Oi veio aqui, ligar tudo direto no modem p fazer testes sem precisar de usar um discador... Mas vou ver isso...

    -Ether2 - AP (192.168.1.2)

    -Ether3 - Switch - para ligar clientes locais via cabo (que usaria a mesma faixa 192.168.1.x do AP?)

    Sobram duas LAN's que futuramente eu poderia usar um outro modem + outro AP no intuito de por mais clientes?

    Outra pergunta, preciso limitar o numero de conexões simultaneas por IP, li aqui que nas versões mais novas do Mikrotik tem um método que não funciona com as interfaces em bridge. O q q tenho que fazer então?

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Amigo use teu modem em modo ponte, na porta da RB que este modem estiver coloque um ip na mesma range ou um cliente DHCP na porta que está o modem com as opções de dns e gateway desativadas para não interferir no roteamento da tua RB, dai conseguirá acessar teu modem para verificar os parâmetros. Crie um discador e selecione as opções dns e gateway que automaticamente vai fazer as configurações para navegação... Já a parte wireless é bem simples deixe teu rádio em modo ponte e com tudo desativado como firewall, controles de acesso, DHCP e etc que ficará muito bom...
    OBS: na minha rede para mandar sinal ou receber aposentei rádios como estes edimax, aprouter e etc a uns 3 anos, bullet2 ou nanostation2 fazem o serviço com mais praticidade e eficácia.
    Como eu disse, vou ver ainda se uso o modem em bridge ou roteador... Sobre o rádio, não quero gastar mais dinheiro agora, minha estrutura é simples, não vai ter muitos clientes, se chegar a 30 nesse rádio, é muito, devo manter em uns 25. Vou testar o limite desse radio operando em modo bridge. Se ficar ruim, passo a usar o Bullet 2.

    Citação Postado originalmente por BitPC Ver Post
    Cara tenho um esquema parecido com o seu aqui, até na quantidade de clientes, e como você disse que quer deixar seus clientes o menor tempo possível sem acesso então o que deve fazer é configurar sua RB primeiro, Ip, Nat, Rotas, DNS essas coisas e para que seus clientes já acessem a internet direto basta você adicioná-lo no simple queue mais seria interessante também se você amarrasse IP-MAC na aba IP-ARP do seu Winbox assim fica melhor de ter um controle de acesso no seu sistema no passo-a-passo postado acima você encontra todas essas configraçãoes e com certeza consegue fazer.
    gue uma imagem de como está o meu AP WR 254 HT.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WR254 HT Bridge.JPG
Visualizações:	98
Tamanho: 	28,7 KB
ID:      	31981
    Essa parte de Iperização e rotas q to me confundindo um pouco... Se puderem fazer um passo a passo de acordo com os dados passados acima, agradeço! Sei q a coisa é facil, só creio que não to visualizando na mente a coisa ainda.

  10. #10

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Pessoal, consegui configurar tudo, com exceção do principal, meus clientes Wireless!

    Os clientes a cabo navegam e têm a banda controlada tudo certinho, mas os meus clientes Wireless não navegam, nem os IPs dos radios deles aparecem na ARP List! Todos os clientes Wireless estão com seus radios, APs, em modo Cliente ISP, logo a WLAN deles seria uma WAN. Não consigo nem pinga-los?

    Como farei, terei que por os radios de todos clientes em modo bridge? E como ficaria o controle de banda, ja q eu queria fazer em cima do IP do radio e nao da placa de rede do cliente, se eu botar os radios deles como bridge, logo quem definira os IPs dos clientes será o Mikrotik direto na placa de rede do cliente, correto? E se o cliente ligar outros PC's na rede dele, eu terei que fazer o controle de banda individual pra cada PC na rede dele? Assim nao rola! Como que vcs fazem nos radios dos clientes?

  11. #11

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Alguns rádios vc vai ter que da uma pesquisada em siteSurvey e conectar na tua rede novamente para pegar o novo MAC, outros é apenas desligar e ligar que irão associar...

  12. #12

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    Opa, resolvido! Só foi habilitar pegar IP da WAN via DHCP em cada cliente, tava tudo IPFIXO. Agora amarrei o MAC ao IP que o Mirkotik atribuiu pra WAN desses clientes e ta tudo uma beleza!! Não sei como fiquei tanto tempo longe do Mikrotik! To adorando! Valeu pessoal!

  13. #13

    Padrão Re: RB-750G + Speedtouch 510V6 (ADSL) + AP WR254

    ehhehe é outra coisa... AP-router até funciona mais chega nem aos pés.