+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Desempenho routerboard 1200

    Olá Senhores...

    Possuo hoje , um provedor com 300 clientes com um pico de 200 simultaneos (todos residenciais , somente 3 usam para escritório) , e estou usando um Server PC-AP

    Uso apenas hotspot como autenticação , e WPA2 AES + ACCESS LIST em 4 RB433 com antenas setoriais hyperlink de 17dbi em cada.

    Vou trocar meu PC-AP por uma routerboard
    e meus aps rb433 por rb800

    Hoje não tenho nenhum problema com meu pc-ap , apenas espaço e alto consumo de energia , e outros itens que ocorrem durante o ano , como algum probleminha na memória entre outras coisas que ocorrem com qualquer computador.

    Estou implementando novos serviços de segurança em minha estrutura como , IPxMac , PPPoE entre outros e por isso preciso de uma RB com alto desempenho

    Estou avaliando o as queixas do pessoal sobre a routerboard 1100 que aparentemente possui um processador muito fraco de 800 MHz , e muitos estão reclamando de lentidão , porém não sei se é a versão do S.O. , Firmware , ou o povo que esta configurando algo errado em seus serviços....

    Estarei usando essa RB 1200 para gerenciar os seguintes serviços dentro da Rede:

    Hotspot
    PPPoE
    DHCP
    IPxMAC
    Vlans
    Criptografias

    Entre outros...

    Todos os Aps serão conectados a ela
    A RB 1200 possui um processador de 1000 Mhz.

    Ouvi dizer algumas pesquisas pelo google , que os sites colocam essa RB1200 como 10Gbps , porém outros falam que é somente Gigabit cada porta ¿VAI ENTENDER?

    Toda a Minha Rede esta em CAT6

    Outra coisa que não entendi é o esquema de portas desta RB , pois no site (routerboard.com) ,realiza a seguinte afirmação:

    "O roteador rack novos e acessíveis. Tem dez cada uma das portas gigabit Ethernet, cinco deles podem ser conectados em um grupo chave de 5 portas. RB1200 tem um slot SODIMM com 512 pacotes de RAM, um sinal sonoro e uma porta serial. Ele não tem peças móveis e sua operação é completamente silenciosa. O RB1200 vem em um rack 1U caso de alumínio e fonte de alimentação"

    Diante deste quadro , seguem minhas dúvidas:

    1 - Alguém que possui esta RB1200 , possui problemas de travamento de alguma espécie? Quantos usuarios Possui?
    2 - Mesmo afirmando não possuir partes móveis , sabem me dizer se é possivel inserir uma memória assim como é feito na RB1100?
    3 - Como funciona esse grupo chave de 5 portas?
    4 - Aproveitando o tópico estou a procuda de Kit Clients com Caixa Hermétrica + RB Mikrotik (de preferencia RB411) + Cartão MiniPCI Homologado pela Anatel + Antena Omni ou Direcional de 12DBi , alguém me indica algum fornecedor bom que possua kit como este aqui em são Paulo?

  2. #2

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    sobre a rb não conheço muito ela sobre kit cliente procure os radios da dimesnion tem desse jeito que vc procura

  3. #3

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Bom , fazendo algumas cotações por ai , esta saindo muito caro montar um client com MK , vou ver com APRouter se compensa....embora gosto muito do MK

    Bom sobre o RB1200 o mesmo esta praticamente R$1600,00 , será que compensa?
    Vou ter problemas?

  4. #4

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Gerencio todos estes serviços que citou, tenho 4 delas no provedor e utilizam em media para 210 clientes um uso de memoria RAM bastante baixo e processamento fica em torno de 40%.
    Utilizo o router OS 5.11 sem problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Olá amigo herlon2008

    Você possui 4 RB1200?

    OMG.......

    Sabe me dizer se é possivel expandir a memória desta RB ? Creio que sim pois vi em algumas fotos um pente de memória nele....mas não tenho certeza...pode me confirmar...?

    210 usuarios é o numero em pico ou numero total de seus clientes?
    Qual é o numero em pico de seus usuarios (principalmente em PPPoE) e quanto fica em média seu processamento?

    Obs.:O Pico do meu provedor chega no maximo á 200 principalmente aos finais de semana...

  6. #6

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Há como fazer um upgrade de memoria sim.
    Nas RB-1000 fiz isto, mas nas 1200 até o momento não.

    Cada RB desta, roda uma classe de IP valido para clientes residenciais atribuidos dinamicamente e dois bloco /26 de IP validos para clientes empresariais e link especializados.
    Atualmente as bases para cada RB congregam em média 350-400 clientes, ficando online em torno de 200 a 220.
    O consumo de banda passante é em torno de 18MB com aproximadamente 4000 pps.
    Não faço cache.
    O QOS desta turma toda é feita em 2 RB-1000 destinada somente a isto, as RB-1200 fazem o controle de banda para os clientes atraves de simple queues.
    O processamento como já havia dito não passa de 40%.

  7. #7

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Herlon2008 , Obrigado por expor sua experiência para nós com esta routerboard ,acredito que você possui a combinação perfeita do hardware x Router Os 5.11 , pois estou vendo que o pessoal esta relatando muitos problemas de processamento com os novos routerOS , só não sei se realmente é problema com as novas versões ou o pessoal esta configurando algo errado.

    Sobre o aumento da memória , qual é o pente de memória que você usou?

    DDR? DDR2? 400 Mhz? 800 Mhz?

    e Aproveitando o gancho , caso seja possivel , poderia me indicar um bom fornecedor para a compra desta RB1200?

    Estou procurando bons fornecedores para entrega em São Paulo , com preferencia de localidade em São Paulo

    Mais uma vez , muito obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Nos compramos nossos equipamentos na linkteck.
    Nunca tivemos problema com esta empresa. (3 anos)
    Nas RB-1000 utilizamos 2 GB DDR2 533 MHz SODIMM, porem ela só reconhece 1.5 GB.

    Nas RB-1200, ate o momento não fiz upgrade de memoria.
    Mas ela ira utilizar DDR2 667MHz SODIMM e aceita até 2 GB

  9. #9

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Ok , Amigo herlon2008

    Vou averiguar este fornecedor , entrarei em contato com eles...

    Desculpe o incomodo , apenas só mais uma dúvida , as portas desta RB1200 , como elas funcionam?

    Tem um site que afirmou o seguinte:

    " Os switches da Rouberboard são idendependentes, você não pode configurar as duas sessões de portas em uma única bridge, é obrigado optar em trabalhar com duas bridges ou portas indepentes..."

    " Para explicar melhor, ao vermos a foto frontal do produto notamos dois grupos de portas de rede separadas em cinco portas, só podemos utilizar bridges as portas de cada grupo o que diminui significativamente a utilização de recuso de rede em caso de diversos pontos de distribuição anexados à Routerboard, obrigando o emprego de um switche externo."

    Link:
    http://www.turbolink.com.br/portal/i...ses&Itemid=129

    Porém veja que o que ele menciona é sobre a RB1100 ,mesmo assim não entendi o que eles quiseram afirmam com isto , se eu quiser ligar uma rede ou um ap em cada porta eu não posso?

    a RB 1200 cai no mesmo quesito?

  10. #10

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Isto depende de sua infra-estrutura.

    Realmente se for fazer bridge ou switch, que são coisas completamente distintas, não podera agregar os 2 grupos.

    Mas isto não impede de ter 2 bridges distintas uma para cada grupo e rotear.

    Esqueci de citar na mensagem anterior, ela aceita 2 GB de RAM mas assim como a RB-1000 só ira ler 1.5 GB.

    Eu não utilizo estas RB como bridges. Experimentei tal função mas o processamento subiu exageradamente o que é natural se considerarmos o que é uma bridge.

  11. #11

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Bom de fato ,devido a esta porta não sei dizer se vai me atrapalhar....
    Na minha Estrutura possuo 4 RB433 que serão conectadas nas 4 portas da RB , e possuo mais 3 RBS que serão conectadas na mesma RB.

    a sensação que dá , é que eles pegaram duas Rbs e juntaram , só isso...afffff
    Se eu estiver entendo coretamente.

    Vi no mesmo site que você me passou a RB1100ah que tem um processamento maior que a RB1100 e 66Mhz a mais que a RB1200 , além de possuir 13 portas , vou analisa-lo

  12. #12

    Padrão Re: Desempenho routerboard 1200

    Estou com um problema similar, só que não sei o que seria esse "unclassified".

    Alguém ai sab?