+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + IP/Mac no mesmo server

    Boa tarde amigos, estou aqui pois estou com a seguinte duvida:

    Hoje utilizo um MK como servidor da minha rede via rádio que controla todos os clientes por IP/MAC na ARP e faz controle de banda pela simple qeues e toda minha estrutura fisica esta em bridge, onde o Ip chega publico na placa do assinante.
    Houve a necessidade de começar a utilizar Hotspot para autenticação de alguns casos, minha dúvida surge ai: Haveria como eu trabalhar em um mesmo servidor MK utilizando controle por IP/MAC e hotspot ao mesmo tempo??
    O motivo disto é por possuirmos clientes empresariais que a conexão chega direto em servers linux, router, voip, etc onde não há como fazer a autenticação pelo hotspot.
    Ficaria agradecido da ajudade de vcs, ou trabalhar como eu falei ou até mesmo o própio hotspot funcionar sem autenticação para esses clientes. Vale lembrar que tenho 3 interfaces, 1) Link, 2) Clientes, 3) Reserva.

    Abraços !!!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Hotspot + IP/Mac no mesmo server

    Amigo, da uma pesquizada aqui no forum tem muita coisa, e para os ips que vc nao queira que pesa senha adciona ele no ip bindings.

  3. #3

    Padrão Re: Hotspot + IP/Mac no mesmo server

    além do ip bindings, pode usar o walled garden para os serviços liberados sem a necessidade de autenticação. abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Hotspot + IP/Mac no mesmo server

    A utilização do HotSpot perde sua finalidade se feito uma adição daquele que teria que se autenticar no Bindings ou no Wallet Garden.
    O HotSpot no Mikrotik mantém uma tabela de Host, justamente para a finalidade de atrelar MAC ao IP após a autenticação, entretanto há uma maneira de usar a tabela do hosts, para atravez dela adicionar o cliente na Bindings, definindo como type a opção "regular", assim o cliente terá que logar, entretanto só conseguirá conectividade com o MK, ou seja, só conseguirá ver a página de login se o MAC e o IP da tabela de hosts for MAC e IP real do cliente.
    Em síntese seria um controle trabalhoso, aqui no provedor controlamos tudo via Software MK Solutions, que gerencia os clientes do HotSpot, inclusive o controle de pagamentos e bloqueios automáticos, para melhorar a segurança da rede ativamos a autenticação por WPA e MAC nas APS, tudo gerado dinamicamente pelo MK.
    Espero ter ajudado!