+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Melhor Routerboard?

    Sou iniciante nessa area de redes, tenho uma routerboard rb750 como roteador, só que agora ela vive travando, a routerboard é ligada em um modem ADSL speedy, estou usando ja faz uns 5 meses mas agora é frequente ela ficar travando sendo que não ultrapassa 15 clientes.
    A routerboard esta ligada em uma rb433 (Bridge) que distribui o sinal via wireless , meu pc é ligado direto na rb 750, quando ela trava eu tento acessar ela pelo winbox mas não consigo visualizar a rb 750, eu só visualizo a rb433...

    modem speedy ADSL>> bridge
    rb750>>router
    rb433>> wireless em bridge


    Gostaria de uma opinião quero trocar o rb750 mais estou com duvidas qual seria a melhor, estava pesquisando e encontrei a rb450g aparentemente boa, meu intuito é fazer o roteamento e controle de banda essas coisas básicas, ou se existi outra melhor?



    Mas também queria saber um jeito melhor de montar a rede, derrepentemente existe um jeito mais logico e eficaz de montar a rede?

  2. #2

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    melhor que a RB750 só a 1200 ou um PC, porem coisas básicas numa rede de até 120 clientes simultâneos vc faz com a 750 com pés nas costas. Aqui usamos ela fazendo balanceamento passando muita banda e não temos reclamação...

  3. #3

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    melhor que a RB750 só a 1200 ou um PC, porem coisas básicas numa rede de até 120 clientes simultâneos vc faz com a 750 com pés nas costas. Aqui usamos ela fazendo balanceamento passando muita banda e não temos reclamação...


    talvez seria configuração?

  4. #4

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    15 clientes apenas? provavelmente é configuração.

  5. #5

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Com certeza seria alguma configuração nesta RB ou mesmo que ela esteja danificada, pois esta RB tem uma grande capacidade de processamento e com apenas 15 clientes ela não deveria travar. Outra coisa que você pode verificar é a fonte de alimentação que está sendo utilizada, prefira fontes que entreguem uma boa potência para a RB. A qualidade da energia (ou melhor falta dela) pode fazer com que a RB trave também.

    Itagildo

  6. #6

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Citação Postado originalmente por itagildo Ver Post
    Com certeza seria alguma configuração nesta RB ou mesmo que ela esteja danificada, pois esta RB tem uma grande capacidade de processamento e com apenas 15 clientes ela não deveria travar. Outra coisa que você pode verificar é a fonte de alimentação que está sendo utilizada, prefira fontes que entreguem uma boa potência para a RB. A qualidade da energia (ou melhor falta dela) pode fazer com que a RB trave também.

    Itagildo


    você saberia dizer qual uma fonte boa para esse tipo de router e se possível dizer com configura...?

  7. #7

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Eu sempre usei a propria fonte que vem junto com essa Rb,nunca deu problema,mas é claro que se quizer usar uma fonte com maior amperagem é melhor néh!!!

  8. #8

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Melhor pra que ?

    Processamento de pacotes ?
    Melhor CPU ?
    Mais econômica (menor preço, maior benefício) ?
    Melhor para P2P?
    Melhor para AP ?

    São várias pois cada uma tem um foco diferente num mercado altamente especializado, é a minha opinião.

  9. #9

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Melhor pra que ?

    Processamento de pacotes ?
    Melhor CPU ?
    Mais econômica (menor preço, maior benefício) ?
    Melhor para P2P?
    Melhor para AP ?

    São várias pois cada uma tem um foco diferente num mercado altamente especializado, é a minha opinião.

    quero uma rede básica para simples navegação que não de muito problema digamos uma rede para 20 pessoas navegarem sem problemas.....
    digamos com o que eu tenho o que falta para completar a rede?
    ou o que eu tenho não serve?

  10. #10

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Amigo creio que para o que você precisa somente a RB 433 já daria conta com a configuração certa e uma fonte adequada.Por exemplo poderia ser uma fonte de notebook 18V 3,5A

  11. #11

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    minhas estruturas de rede e basicamente isso que ele falou
    modem > routerboard 750 > radios em bridge.
    nunca tive problemas com nada.
    a unica coisa que trava na rede as vezes e se o camarada estiver usando adsl
    dependendo do modem ele trava mesmo, e o radio se o cara setar ele para 400 mw ele vai travar tambem
    entao pelo que to vendo é apenas configuração.

  12. #12

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Colega, sou iniciante tambem e custei a mudar para o Mikrotik. Usava uma PCBA Krazer com omini com 30 clientes. Depois, migrei para um PC AP 3.30, com 2 PCI - Senao 600mw (aquario omini 12) e WiMAX 200mw (wireless link 12DBi |120graus) e subi para 53 clientes. Demorei quase 2 semanas para por o PC AP em produção, pois nao tinha experiencia nenhuma com mikrotik e todas as configurações, achei no Under Linux. Hoje, me desfiz do PC AP, estou com uma RB433UAH e baixei para 35clientes, onde faço um pequeno Cache atraves de um PenDrive de 8Gb,configurado como Hotspot + MAC/IP/Autenticação por usuário + Embratel 5M, sei que não é melhor Opção, mas tem funcionado bem a 2meses, sem nenhum problema ou reclamação.

    Segue

    RB433UAH + Fonte de notebook IBM 18V / 4,5A
    XR2 + Omini Aquario 12DBI a 350mw
    R54H + Setorial de 10Dbi a 200mw

    Um abraço e boa sorte.

  13. #13

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    liga as rb direto numa bateria que elas param de travar. O que deve estar ocorrendo é oscilação de energia e falta de um ar condicionado. os dois afetam a fonte e a rb.

  14. #14

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Bom dia

    Pois antes de tudo você precisaria, saber como esta o processamento uso de memória em sua RB e entre outro serviços ativos não usado.
    Mas te recomendaria uma RB 450, se processamento da sua esta muito alto.
    Mas claro nunca deixa de conferir as configurações se estão corretas e tudo mais...

  15. #15

    Padrão re: Melhor Routerboard?

    Citação Postado originalmente por r0n3n1x Ver Post
    minhas estruturas de rede e basicamente isso que ele falou
    modem > routerboard 750 > radios em bridge.
    nunca tive problemas com nada.
    a unica coisa que trava na rede as vezes e se o camarada estiver usando adsl
    dependendo do modem ele trava mesmo, e o radio se o cara setar ele para 400 mw ele vai travar tambem
    entao pelo que to vendo é apenas configuração.

    vc poderia me passar noção de configuração? meu problema não é nem o radio é o rb 750, pq mesmo meu pc esta conectado direto na rb via cabo ainda sim trava....
    Última edição por elbanir; 05-01-2012 às 19:44.