+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de gregorye
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Concórdia, Brazil
    Posts
    12

    Lightbulb Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Boa Dia Galera

    Já trabalho com 900mhz em mkt e Xr9. Porem estou montando um ptp com bastante mato e morro para um cliente, dá exatos 2km no lado "abvTR" tem uma torre de 14mts e no cliente à um poste de 6mts. Porem assim, estou pretendendo usar 2 nano loco M9 para isso, não testei nada sobre eles, vi o relato de testes do "Zé..." testei os pontos no ligowave e como podem ver no gráfico abaixo o mesmo diz fechar de 1mb a 2mb tendo ideia de usar 2 antenas direcionais hyperlink de 15 cada. Porem o ligo wave também diz fechar com 1 antena de 15 dbi e o proprio painel do m9 em 7.5dbi. Preciso da idéia dos senhores no gráfico abaixo, experiências, etc.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	31997

    Importante:
    O local não é tão poluido, e o cliente fica no interior, interior mesmoo hehe

    Obrigado;

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Mesmo sendo interior tem que tomar cuidado para não interferir em celulares. Em 5.8Ghz não fecha esse enlace?

  3. #3
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Amigo tenho experiencia com eles, vou te adiantar que provavelmente não vai passar, se for vegetação pode ir fundo, mas montanhas esquece. tenho 3 pontos aqui rodando e até hoje me da dor de cabeça, se for arvores fica muito bom, mas se é montanha não passa nem com antena externa.

  4. #4
    Avatar de gregorye
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Concórdia, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Mesmo sendo interior tem que tomar cuidado para não interferir em celulares. Em 5.8Ghz não fecha esse enlace?
    =P, É com 5.8 não vai, tem arvore e um tanto de montanha...

  5. #5
    Avatar de gregorye
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Concórdia, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Poise, então o modo seria Xr9 ou Sr9 neste caso, correto ?

  6. #6
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Xr9 ou sr9... Sem homologação não dá, pior nesta frequencia, corre o risco dos ficais da anatel bater em quem esta usando... Kkkk

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Como perguntar só ofende um pouco...
    Uma torre no meio ou aumentar as torres existentes é inviável?
    Em 900Mhz só tem 2 canais que podem ser usados sem problemas fica muito complicado de usar tranquilamente.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Na minha opinião quem quer coisa boa tem que gastar nem que seja um pouquinho ne? Pela minha experiência esse tipo de cliente que só quer as coisas de graça e "de mão beijada" é o primeiro que quando aparecer um 3g da vida vai lá cancelar a assinatura com vc, esse tipo de gente não dá valor ao seu trabalho e esforço, faz assim: coloca uma torre de uns 30 metros no ponto mais baixo e resolve seu problema, esse tipo de instalação que pra mim eh "gambiarra" tende ao fracasso num futuro breve, mesmo que hoje funcione, e tem mais, vc não consegue um throughput bom e observe que se você for colocar "na ponta do lápis" o tanto que está sendo gasto com esse 900mhz + sua mão de obra (tem um custo não tem? a minha tem ) vai terminar superando o custo da torre + 1 par de nanostation m5 (falo esse modelo pelo custo e pela distância que ele dá conta) por exemplo, e com toda certeza do mundo vai dar muuuito mais qualidade e banda.

    Boa sorte,
    Um abraço.

  9. #9
    Avatar de gregorye
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Concórdia, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Bahh sobre a torre é bemm complicado aqui na região, 2 motivos, mão de obra... Custo do material, e o cliente que apesar de não querer gastar muito, tem o concorrente que leva o sinal se eu não levar...

    Quanto ao 3G mesmo aonde tem 3G é podre pakas aqui na região, bom na minha cidade se quer funciona direito 2g quem dera chegar lah no meio do mato 3G que é via satélite o telefone da operadora, um delay desgraçado...

    Muito obrigado mesmo pela idéia de todos, independente da solução apresentada, todas muito boas... mas vo ver oque vai rolar. na àrea do cliente só à 2 usuários oque tb dificulta o investimento, e no mais dos 2 é 1 que realmente quer de imediato...

  10. #10
    Avatar de gregorye
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Concórdia, Brazil
    Posts
    12

    Padrão Re: Enlace 2km com 110% obstruido - 900mhz Nano loco M9

    Assim que concluir algo posto aqui para conhecimento de todos e conclusão do tópico!