+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mais Rádios ou Mais Torres?

    Caros amigos, tenho uma torre com seis rockets, cinco para distribuir, e um para receber o link, meus rockets ap estão com uma media de 50 clientes por painel, vejo que a noite a coisa satura, pergunto, e melhor montar outra torre pagando mais um aluguel ou e melhor colocar outro rocket na torre e redistribuir os clientes?

  2. #2

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Olha vou lhe dizer, embora os sistemas de rádios tiveram uma evolução inegável com o decorrer dos anos, ainda sim temos muitos problemas quando se começa a ter um número um pouco maior de clientes por Ap. Primeiro em seu caso termos de ter certeza se o problema que vc cita está entre o ponto de acesso e o cliente ou se está em seu ptp que é onde entrega a banda para todos seus 5 Aps........ Dica: teste a latência em seu horário de pico entre o cliente e o ap, assim saberá, agora, levando em consideração relatos de 100 clientes que dizem que o rocket suporte teoricamente o seus 50 não deveriam estar pesando tanto, falo isso mas não tenho a informação da banda vendida por vc nesse pop. Uma coisa que lhe aconselho fazer é interligar seus pops sempre que possível por fibra, isso melhora e muito a qualidade do seu serviço.
    Agora não lhe aconselho montar outra uma torre, caso constate que seja problema nos aps instale novos e redistribua os clientes.... Espero er ajudado!!!

  3. #3

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Neste caso acho que valido fazer uma tentativa com as antenas da computech!

  4. #4

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Caro, se realmente está com uma média de 50 clientes por setor em 5 rockets. Nesse cenário há dois problemas.
    1º - Seu enlace com Rocket não está suprindo a demanda dos cliente, um POP com todos esses clientes já paga uma interligação com fibra ou enl. licenciado.

    2º - Procure distribuir os clientes em mais setores, diminuindo a quantidade de cliente conectado por Rocket.

    Não esqueça de ficar atento ao desempenho do roteador da torre, com todas essas conexões, dependendo do tipo de autenticação o processamento pode subir.

    Já utilizei antenas da Computech e não recomendo.

  5. #5

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Olha vou lhe dizer, embora os sistemas de rádios tiveram uma evolução inegável com o decorrer dos anos, ainda sim temos muitos problemas quando se começa a ter um número um pouco maior de clientes por Ap. Primeiro em seu caso termos de ter certeza se o problema que vc cita está entre o ponto de acesso e o cliente ou se está em seu ptp que é onde entrega a banda para todos seus 5 Aps........ Dica: teste a latência em seu horário de pico entre o cliente e o ap, assim saberá, agora, levando em consideração relatos de 100 clientes que dizem que o rocket suporte teoricamente o seus 50 não deveriam estar pesando tanto, falo isso mas não tenho a informação da banda vendida por vc nesse pop. Uma coisa que lhe aconselho fazer é interligar seus pops sempre que possível por fibra, isso melhora e muito a qualidade do seu serviço.
    Agora não lhe aconselho montar outra uma torre, caso constate que seja problema nos aps instale novos e redistribua os clientes.... Espero er ajudado!!!

    Ola amigo, trabalho com bandas de 2,3 e 4 megas, hoje meu ap rocketm5 + bs20dbi passa nos horários de pico 13 a 15megas com 55 clientes conectados. Vou começar a ver a questão da latência. Como falei, hoje na minha torre tenho seis equipamentos 5.8, fico grilado em colocar muitos equipamentos por conta da interferência, pois aqui direto tenho que ta mudando os canais dos equipamentos, quantos painéis você já chegou a colocar em uma torre? acho que vou aumentar o tamanho da torre e colocar mais equipamentos nos módulos adicionais.eu ate gostaria de ligar as torres com fibra, mas no momento e inviável.

  6. #6

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Neste caso acho que valido fazer uma tentativa com as antenas da computech!
    O comercial da computech e muito bom, não e querendo desvalorizar o produto nacional, mas a verdade e que o importado esta bem a frente do nacional em termos de tecnologia e qualidade, basta olhar apenas um parafuso dos dois e ja se percebe a diferença visivelmente.

  7. #7

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Citação Postado originalmente por rguerim Ver Post
    Caro, se realmente está com uma média de 50 clientes por setor em 5 rockets. Nesse cenário há dois problemas.
    1º - Seu enlace com Rocket não está suprindo a demanda dos cliente, um POP com todos esses clientes já paga uma interligação com fibra ou enl. licenciado.

    2º - Procure distribuir os clientes em mais setores, diminuindo a quantidade de cliente conectado por Rocket.

    Não esqueça de ficar atento ao desempenho do roteador da torre, com todas essas conexões, dependendo do tipo de autenticação o processamento pode subir.

    Já utilizei antenas da Computech e não recomendo.
    Ola amigo, meu enlace passa 60 a 70 megas, uso no máximo 50, quando fala maiores setores você quer dizer pontos de distribuição distintos ou mais rádios na torre? quantos rádios você já colocou em uma torre? em relação ao processamento da rb, alimentação dos rádios, nível de sinal nos clientes, etc. sempre monitoro tudo isso, e realmente minha conclusão e essa, muita gente para o pouco processamentos dos rockets, mas vou continuar observando o que posso fazer para melhorar e analisando bem o comentário dos colegas.

  8. #8

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Verdade, mais rádios na torre maior interferência.... Agora, se fizer uma coisa bem distribuída funciona muito bem. Eu aqui só instalo um ap com uma distância mínima de 1metro na vertical por 1,5 na horizontal, distribuição dos canais sempre muito bem feitas e tem funcionado bem. Mas lhe digo, meu ap com maior número de cliente gira em torno de 35 em horário de pico.

  9. #9

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Importada tem a sector titaniun da ubnt. Com a vantagem de reduzir o angulo para 60º, e a desvantagem de não ser homologada!

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    O comercial da computech e muito bom, não e querendo desvalorizar o produto nacional, mas a verdade e que o importado esta bem a frente do nacional em termos de tecnologia e qualidade, basta olhar apenas um parafuso dos dois e ja se percebe a diferença visivelmente.
    Não concordo com essa afirmação do colega, não podemos desmerecer o trabalho de uma empresa pequena, nacional que faz milagres com o que tem em mãos, Comparar acabamento com uma gigante como a UBNT.
    A Computech tem radomes e setoriais blindadas, quem mais tem? a BS Titanium da UBNT é piada com aquele angulo de elevação, só serve se teu primeiro cliente tiver a 1 km da torre, anotem ai, logo os grandes fabricantes começaram a produzirem antenas e CPE's blindadas e anunciaram como sendo um lançamento revolucionario, primeiro eles criam o problema e depois vendem a solução.
    Em tempo, não tenho nenhuma relação com a Computech, nem uso produto deles.

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Em tempo...
    Amigo trabalhe com micro celulas, esteja o mais proximo possivel dos teus clientes e faça os PTP com antenas de angulo estreito com radome shield.

  12. #12

    Smile Re: Mais Rádios ou Mais Torres?

    Bem já que todos deu digas vou dar a minha, tente fazer o seguinte coloque radomes pelo menos no seu PTP do link, em vez de usar apenas 1 par de antenas para fazer o elance do link coloque dois ou seja faça a divisão do seu link, se tem 80 megas mande 40 em um ptp e 40 em outro, se possível colocar uma rb na torre fazendo o agrupamento de tais, abaixe o máximo possível a potência do seus rádios, evite de colocar clientes muito distante da torre e sem viabilidade direta com a torre, clientes muito próximos da torre abaixe a potência do rádio, analise bem o seu espectro de canais principalmente do seu ptp, como vc mesmo falo direto vc muda os canais muitas vezes por acidente colocamos um canal que já está sendo usado na torre é ai que o ruim começa a ficar pior faça uma analise do CCQ dos seus rockets e dos clientes, é mais fácil vc "perder ou doar" 10 clientes com sinal e CCQ ruim para o concorrente do que perder todos, espero ter ajudado abraço e boa sorte.