Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Tutorial Unifi

    testei os unifi na pratica muito legal voce cria uma rede com um unico ssid se voce quiser e se não quiser voce pode criar ate 4 diferentes .bom mas vamos a mão na obra de como configurar rapido e facil.

    primeiro e obrigatorio na primeira vez voce tem que adotar o aparelho unifi com a rede padrão ubiquiti 192.168.1.xxxx eu sempre uso o 192.168.1.10 mas voce não vai acessar o unifi como um ap nano ou outro da linha ubiquiti ,voce tem que instalar o unifi controler .
    baixe no site da ubiquiti e instale no seu pc windows ou mac ou ate lynux não vou entrar em detalhes de como instalar o unifi controler no windows por que ate minha filha de 1 ano ja sabe instalar .

    ok feito .

    ligue seu pc no unifi e ligue com um cabo de rede ,coloque em sua placa de rede 192.168.1.10 mascara 255.255.255.0 e ligue o unifi ,abra o unifi controler e veja que ja existe uma notificação de unifi ap encontrado ..clique no mac do unifi do lado esquerdo da tela e jogue ele no mapa ,clique em adopt e ele sera adotado para a rede de sua empresa .
    apos isto ele rebotara e voltara com o led verde e estavel ...se estiver piscando reset e configure de novo .o software do unifi e somente para isto .e logico tambem para o hotspot unifi mas eu não testei .

    feito isto na proxima vez ele voltara configurado para a rede de 192.168.1.xx ...mas ai voce pode colocar ele em sua rede real como ap bridge ,ou seja se sua rede e 10.1.1.1/24 ,exemplo coloque seu unifi ap com ip 10.1.1.200 .

    duvidas ? estou aqui para ajudar neste incrivel equipamento.
    Última edição por naldo864; 09-01-2012 às 10:06.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Otima contribuicao para comunidade naldo.

  3. #3

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Oi Naldo, estou para atender uns clientes prediais, e procurando relatos sobre o unifi, vi um post seu na qual você estava pra implantar em uma garagem de onibus, e aí deu certo?
    É o seguinte, os prédios tem entre 5 e 11 andares, 4 aptos por andar, vou receber o sinal da minha torre por nanobridge e tentar descer um cabo até um unifi, por que o grande problema aqui é que não tem como passar cabos pro aptos, então terei que atender os clientes sem fio. Estou querendo por um unfi em cada andar nos corredores bem no centro, será que o sinsl chegará legal nos aptos que estarão em volta? Será que vou precisar por 1 por andar ou 1 a cada 2 andares será suficiente?. Desculpe amigo por estas perguntas, que muitas das vezes não tem como saber, a não ser estando "in loco", mas pela sua experiência com esse produto, creio que você poderá me dar uma luz, mesmo que por cima. Obrigado e fica com Deus.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    e o seguinte do switch que chega no terraço e so descer um cabo para cada unifi e configurar no predio todo se em algum apartamento ou corredor o sinal ficar fraco demas voce pode colocar um unifi extra sem cabo como um especie de repetidor .

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    os quatro estagio de leds do unifi são :

    1 laranja piscando equipamento reiniciando
    2 laranja fixo equipamento não configurado
    3 verde piscando equipamento configurado mas não tem conexão com sua rede a qual foi configurado.
    4 verde fixo ,equipamento configurado,e conectado a sua rede totalmente funcional.

  6. #6

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Naldo, quer dizer que náo preciso usar o UNIFI apenas via cabo? posso fazer como ai, sem cabo? seria em WDS?

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    sim ...mas não muitos tipo 1 a cada 3 unifi cabeados .


    exemplo linha de 3 unifi cabeados 1 fazendo extenção uplink wireless ,se for tudo cabeado ai não tem limites de unifi .

  8. #8

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Valeu Naldo, vou fazer o projeto dos aptos e providenciar uns unifis para testes.
    Obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Até pra configurar como repetidor precisa do software da unifi? Estou querendo um para instalar numa rede já existente com roteadores Linksys padrão G. Pelo que vc viu funciona legal como repetidor nesse caso ?

  10. #10

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Sim, para qualquer mudança nas configurações do radio você vai precisar do software.

  11. #11

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Ué, meu caro naldo eu li que dá para configura-los totalmente sem fio, digo tipo wds, mais eles acho que dá para colocar uns 100, um ligado ao outro tipo repetidores.

  12. #12
    Avatar de maykalba
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    13

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Olá, estou para fazer um projeto em um hospital, pretendemos levar internet a todos os corredores. E como os corredores sao extensos, na tem como puxar cabo até todos os unifi AP, entao eu gostaria de saber se posso usa-lo totalmente sem fio, e quais as envetuais perdas de desempenho com isso, e se ele trabalha em WDS ou MESH.
    Quanto a qualidade dos produtos nao ha duvida, se possivel tambem usarei o Tough Cable.

  13. #13

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    boa tarde amigos, o projeto é este: atender 2 predios com 5 andares com 6 apartamentos por andar, receber o sinal com uma NanoBridge M5 (ptp 5km) e colocar 1 unifi por andar entregando planos de 1 e 2 megas, uso mikrotik (hotspot e ppoe)... qual a opinião de vcs? ..... quero saber tbm se posso colocar apenas o 1º unifi ligado na swith e os demais sem fio?
    grato amigos.

  14. #14

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Naldo, configurei o not na faixa de IP padrão da Unifi (192.168. 1.10), mas não consigo adotar na minha rede que é: 192.168.0.. como faço para configurar minha faixa de ip na Unifi ou é configurado automaticamente?

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    reseta ele entra na configuração e coloca na na mesma rede que a sua 192.168.0.xx ok .
    agora se ele ta la no alto voce se enrolou .

  16. #16

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Naldo, configurei tudo como você indicou no tutorial, mas não consigo encontrar na unifi controller a opção para configurar o ap na faixa de ip da minha rede. Uso a versão 1.2.1. Onde no controller fica a opção para configurar o ap para IP estatico e configurar a rede.

  17. #17

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    testei os unifi na pratica muito legal voce cria uma rede com um unico ssid se voce quiser e se não quiser voce pode criar ate 4 diferentes .bom mas vamos a mão na obra de como configurar rapido e facil.

    primeiro e obrigatorio na primeira vez voce tem que adotar o aparelho unifi com a rede padrão ubiquiti 192.168.1.xxxx eu sempre uso o 192.168.1.10 mas voce não vai acessar o unifi como um ap nano ou outro da linha ubiquiti ,voce tem que instalar o unifi controler .
    baixe no site da ubiquiti e instale no seu pc windows ou mac ou ate lynux não vou entrar em detalhes de como instalar o unifi controler no windows por que ate minha filha de 1 ano ja sabe instalar .

    ok feito .

    ligue seu pc no unifi e ligue com um cabo de rede ,coloque em sua placa de rede 192.168.1.10 mascara 255.255.255.0 e ligue o unifi ,abra o unifi controler e veja que ja existe uma notificação de unifi ap encontrado ..clique no mac do unifi do lado esquerdo da tela e jogue ele no mapa ,clique em adopt e ele sera adotado para a rede de sua empresa .
    apos isto ele rebotara e voltara com o led verde e estavel ...se estiver piscando reset e configure de novo .o software do unifi e somente para isto .e logico tambem para o hotspot unifi mas eu não testei .

    feito isto na proxima vez ele voltara configurado para a rede de 192.168.1.xx ...mas ai voce pode colocar ele em sua rede real como ap bridge ,ou seja se sua rede e 10.1.1.1/24 ,exemplo coloque seu unifi ap com ip 10.1.1.200 .

    duvidas ? estou aqui para ajudar neste incrivel equipamento.
    Naldo, estou com três AP UniFi la na minha empresa, e preciso conecta-los de modo que repitam o sinal. Já configurei um deles agora quero replicar o sinal aos outros, tipo repetidores. Como configuro eles ?

  18. #18

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Amigo eu tenho uma duvida com relação ao mapa que aparece nos vídeos de configuração do Unifi. No caso ao que parece você tem que subir um mapa ou planta do local para que possa configurar a localização dos APs, é isso mesmo? No caso vou tentar implanta-lo em um prédio escolar e o eu não tenho uma planta feita do local, então no caso pode ser feita a configuração sem essa planta?

    Outra coisa, no caso de eu ter que usar essa planta, o software tem uma opção de subir plantas por andares ou algo do tipo? E a ultima pergunta, qual a extensão suportada pelo software para essas plantas?


    Agradeço desde já pela ajuda. =D

    - - - Atualizado - - -

    Amigo eu tenho uma duvida com relação ao mapa que aparece nos vídeos de configuração do Unifi. No caso ao que parece você tem que subir um mapa ou planta do local para que possa configurar a localização dos APs, é isso mesmo? No caso vou tentar implanta-lo em um prédio escolar e o eu não tenho uma planta feita do local, então no caso pode ser feita a configuração sem essa planta?

    Outra coisa, no caso de eu ter que usar essa planta, o software tem uma opção de subir plantas por andares ou algo do tipo? E a ultima pergunta, qual a extensão suportada pelo software para essas plantas?


    Agradeço desde já pela ajuda. =D

  19. #19

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    O unifi precisa de mapas do local? Pois em um prédio de 14 andares querem instalar mas não tem planta alguma, como fazer nesse caso? Obrigado

  20. #20

    Padrão Re: Tutorial Unifi

    Não, não precisa isso é caso você queira fazer um projeto e administrar depois cada unifi instalado. Mas sem a planta funciona normalmente.