+ Responder ao Tópico

1. é possivel somar utilizando Multilink em links ppp !!

isso era (eh) muito utilizado quando as operadoras entregavam link em g703/E1 .. fracionados em portas de 2Mbit/s .. existiam 3 modos:

- por destino
    - por pacote
    - multilink

por destino, ele nunca conseguiria uma conexao de 3mbit/s por ex.. ja que cada destino era 'trafegado' por um canal...

por pacote foi um dos que usei muito tempo, ele SOMA as interfaces, por ex.. eu conseguiria uma sessao consumindo mais do que 2mbit/s ... justamente porque ele divide os pacotes entre as interfaces do balanceamento...

multilink é bem parecido com o por pacote, mas com alguma melhoria, nao precisava configurar varias interfaces com ip /30 ... por ex... (e outras particularidades).

mas, tudo isso, é feito entre as duas pontas, nao poderia ser roteadores separados...

ja com BGP, o balanceamento eh por DESTINO, definido pelo anuncio (download) e tabela fib do router (upload) ...

acredito que o UPLOAD até dê para fazer uma "gambiarra" para distribuir os pacotes entre os varios links ... mas o download, somente pelos anuncios (rotas especificas, prepends, etc).

2. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é possivel somar utilizando Multilink em links ppp !!

isso era (eh) muito utilizado quando as operadoras entregavam link em g703/E1 .. fracionados em portas de 2Mbit/s .. existiam 3 modos:

- por destino
    - por pacote
    - multilink

por destino, ele nunca conseguiria uma conexao de 3mbit/s por ex.. ja que cada destino era 'trafegado' por um canal...

por pacote foi um dos que usei muito tempo, ele SOMA as interfaces, por ex.. eu conseguiria uma sessao consumindo mais do que 2mbit/s ... justamente porque ele divide os pacotes entre as interfaces do balanceamento...

multilink é bem parecido com o por pacote, mas com alguma melhoria, nao precisava configurar varias interfaces com ip /30 ... por ex... (e outras particularidades).

mas, tudo isso, é feito entre as duas pontas, nao poderia ser roteadores separados...

ja com BGP, o balanceamento eh por DESTINO, definido pelo anuncio (download) e tabela fib do router (upload) ...

acredito que o UPLOAD até dê para fazer uma "gambiarra" para distribuir os pacotes entre os varios links ... mas o download, somente pelos anuncios (rotas especificas, prepends, etc).
    Em Nova Ponte eu usava isso para somar os 3 links de 2Mb que recebia da Ctbc, mas não tinha tanta qualidade como o link de Sacramento que era um único link.

Falando em roteamento eu lembrei, o PTT de Sacramento sai esse ano?

3. entao me explica o fato de que

4 interfaces seriais de 2mbit/s ... balanceadas por pacote... uma conexao consegue 400.. 500.. 600kbps ?!

nao ta somando nao ?

se o balanceamento for feito por destino (que acredito que o colega leandrovaranda comentou que nao era bom quando usava), realmente nao SOMA.. voce vai ter o maximo de 2mbit por SESSAO (conexao).

eu ja tive os 3 tipos de link que mencionei.. por isso afirmo o funcionamento.

se quiser testar isso, basta voce rodar um GNS3 emulando 2 IOS, e 2 maquinas.. e configurar link seriais entre elas.. e vai ver o que estou afirmando...

depois d euma certa quantidade de links seriais, o interessante eh utilizar um MUX, usei aqui DATACOM 16E1, ele balanceava 16 links seriais E1 de 2Mbit, entregando 32mbit/s na interface ethernet .... no site da datacom www.datacom.ind.br tem vários outros tipos...

JorgeAldo, nem te vi !!! desencana... voce nao é a estrela maior do forum, nem eu.. fica na sua, resumindo...

4. e link E1 disca por acaso ?

mas ta blz...

5. Eu acho que vocês estão dizendo a mesma coisa de forma diferente. Um diz somar o outro diz agregar/balancear. A verdade é que se fizer um download com um gerenciador que faça 10 conexões você vai ter toda a velocidade agregada, mas se não dividir vai ter no máximo a de um link só. Pelo menos era assim no meu.

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Último Post: 19-07-2012, 22:22
  2. Respostas: 47
    Último Post: 11-12-2011, 17:34
  3. Políticas de rotas com PCC e 4 links roteados
    Por sostenes no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 10-11-2011, 10:49
  4. Políticas de rotas com dois links DSL
    Por huskie no fórum Redes
    Respostas: 17