Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Olá pessoal,

    Seguinte estou com um problema aqui faz algum tempo e que ultimamente tem me tirado do sério, ainda não recebi reclamações mas concerteza os clientes estão tendo o mesmo problema.

    O que acontece é que a ao clicar em algum link ou tentar acessar algum site as vezes ele da um erro de DNS no Chrome ou que a página não pode ser exibida em outros navegadores, ai se você pede para atualizar a página ele carrega a mesma normalmente.

    Já mexi em várias configurações no mikrotik e não sei se é algum problema no link.

    No chrome o seguinte errro é apresentado com frequencia:
    Erro 105 (net::ERR_NAME_NOT_RESOLVED): Não foi possível determinar o endereço DNS do servidor.

    - Versão do Mikrotik que estou usando 4.10
    - O Link entra em uma interface como DHCP, ou seja não passa por nenhum roteador, o roteamento é feito diretamente no mikrotik.
    - O consumo de up-load está sempre abaixo do contratado para o meu link, assim como o download.
    - Estou usando os DNS da operadora (Embratel), mas já tentei usar o do google e não notei diferença.

    Aqui o cache do DNS está sempre com 3293 itens e a opção Allow Remote Requests está desativada e estou passando o DNS da operadora aos clientes, tem como desativar esse cache de DNS?

    Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

    Valeu, abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Amigo tem sim, vc seta nas configurações dhcp, hostop ou ppoe outro dns . Aqui não uso o dns do MK, comigo ja deu problema também .

  3. #3

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Bom dia

    Ja experimentou atualizar a versão do mikrotik para uma versão estavel, estou usando 5.11 e hotspot, mais de 900 clientes simultaneos uso em todos os clientes DNS (IP do Mikrotik concentrador, allow remote request), uso DNS do google e da operadora, rodando perfeitamente.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por leonardolinux Ver Post
    Bom dia

    Ja experimentou atualizar a versão do mikrotik para uma versão estavel, estou usando 5.11 e hotspot, mais de 900 clientes simultaneos uso em todos os clientes DNS (IP do Mikrotik concentrador, allow remote request), uso DNS do google e da operadora, rodando perfeitamente.
    Amigo estava pensando nisso hoje, vou fazer a atualização de madrugada e ver se resolve, valeu, abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Aqui use o seguinte, DNS do Google no Mikrotik e o IP-Gateway da interface que serve os clientes como DNS no cliente com o CACHE DNS ativado sem problemas

  6. #6

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Pois faça a atualização e nos mantenha informado sobre seu problema...Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Olá pessoal,

    Seguinte estou com um problema aqui faz algum tempo e que ultimamente tem me tirado do sério, ainda não recebi reclamações mas concerteza os clientes estão tendo o mesmo problema.

    O que acontece é que a ao clicar em algum link ou tentar acessar algum site as vezes ele da um erro de DNS no Chrome ou que a página não pode ser exibida em outros navegadores, ai se você pede para atualizar a página ele carrega a mesma normalmente.

    Já mexi em várias configurações no mikrotik e não sei se é algum problema no link.

    No chrome o seguinte errro é apresentado com frequencia:
    Erro 105 (net::ERR_NAME_NOT_RESOLVED): Não foi possível determinar o endereço DNS do servidor.

    - Versão do Mikrotik que estou usando 4.10
    - O Link entra em uma interface como DHCP, ou seja não passa por nenhum roteador, o roteamento é feito diretamente no mikrotik.
    - O consumo de up-load está sempre abaixo do contratado para o meu link, assim como o download.
    - Estou usando os DNS da operadora (Embratel), mas já tentei usar o do google e não notei diferença.

    Aqui o cache do DNS está sempre com 3293 itens e a opção Allow Remote Requests está desativada e estou passando o DNS da operadora aos clientes, tem como desativar esse cache de DNS?

    Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

    Valeu, abraço.
    E aí amigo resolveu seu problema ? Aqui estamos reestruturando a rede e tiramos um PC com versão 5.11 e colocamos uma RB1100ahx2 com versão 5.14 e estamos tendo problemas com DNS, yahoo, facebook e youtube. Nossa rede está metade PPPoe e metade IPXMAC tudo no mesmo concetrador, estamos migrando aos poucos para PPPoe.

  8. #8

    Thumbs down Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    E aí amigo resolveu seu problema ? Aqui estamos reestruturando a rede e tiramos um PC com versão 5.11 e colocamos uma RB1100ahx2 com versão 5.14 e estamos tendo problemas com DNS, yahoo, facebook e youtube. Nossa rede está metade PPPoe e metade IPXMAC tudo no mesmo concetrador, estamos migrando aos poucos para PPPoe.

    Aqui estou passando pelo mesmo problema, mas só acontece com clientes por trás de Roteadores (NAT), e quando seto o DNS do servidor direto no cliente o problema é solucionado. Mas fica complicado sair em cada cliente que tem roteador para fazer isso.

    Eu usava antes um servidor com Linux Slackware, com a exatamente a mesma estrutura e isso não acontecia.

    Alguem que possa me ajudar?

    Agradeço pela atenção.

    Emanuel

  9. #9

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Aqui estou passando pelo mesmo problema, mas só acontece com clientes por trás de Roteadores (NAT), e quando seto o DNS do servidor direto no cliente o problema é solucionado. Mas fica complicado sair em cada cliente que tem roteador para fazer isso.

    Eu usava antes um servidor com Linux Slackware, com a exatamente a mesma estrutura e isso não acontecia.

    Alguem que possa me ajudar?

    Agradeço pela atenção.

    Emanuel
    Amigo resolvi aqui mudando no IP>DNS o "Max UDP Packet Size" para 512.
    Me parece que o que vem por padrão é para parâmetros de IPV6 que aceitam um data grama maior que 512, como não trabalhamos com IPV6 (ainda) diminuímos esse valor para o padrão de IPV4.
    Detalhe, depois de mudar vá em cache q dê um "flush cache" para limpar nivelar os DNS já em cache, reinicie sua RoouterBoard observe com calma se o problema vai diminuir até sumir por completo.

  10. #10

    Thumbs up Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amigo resolvi aqui mudando no IP>DNS o "Max UDP Packet Size" para 512.
    Me parece que o que vem por padrão é para parâmetros de IPV6 que aceitam um data grama maior que 512, como não trabalhamos com IPV6 (ainda) diminuímos esse valor para o padrão de IPV4.
    Detalhe, depois de mudar vá em cache q dê um "flush cache" para limpar nivelar os DNS já em cache, reinicie sua RoouterBoard observe com calma se o problema vai diminuir até sumir por completo.

    Fiz exatamente isso amigo e resolveu o problema, concordo contigo.

    Obrigado pela atenção.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Fiz exatamente isso amigo e resolveu o problema, concordo contigo.

    Obrigado pela atenção.
    Opa, que bom amigo que resolveu seu problema, estamos aí para isso, abraço e boa sorte.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Pessoal uma duvida.qual é a melhor opção, no dhcp colocar o ip do meu servidor de dns (linux & bind9), ou colocar o IP do router e no router configurar o IP do linux ?E o DNS Static, onde entram ? preciso deles ? ou eles servem so pra eu mascarar o IP do meu linux ou roteador ?grato.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    So configurar nos perfis pppoe para não entregar ipv6 que resolvi o problema.

    Eu sei que a postagem tem muitos anos, mas como vi que ainda não houve solução e eu tenho quase certeza que descobri a causa e a solução do problema, eu vinha percebendo que o problema so atacava meus clientes do pppoe então fui a fundo procurar saber o que havia de diferente e percebi que os clientes da lan so recebiam ipv4 enquanto os clients pppoe recebiam ipv4 e ipv6 embora eu não tenha um ipv6 real então foi so configurar nos perfis pppoe para não entregar ipv6 que resolvi o problema.

    uma das coisas que mais me fizeram pensar nessa solução foi o fato de somente sites que tinham ipv6 estarem sofrendo com o problema facebook, hotmail, twitter e google.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por btlzelda Ver Post
    So configurar nos perfis pppoe para não entregar ipv6 que resolvi o problema.

    Eu sei que a postagem tem muitos anos, mas como vi que ainda não houve solução e eu tenho quase certeza que descobri a causa e a solução do problema, eu vinha percebendo que o problema so atacava meus clientes do pppoe então fui a fundo procurar saber o que havia de diferente e percebi que os clientes da lan so recebiam ipv4 enquanto os clients pppoe recebiam ipv4 e ipv6 embora eu não tenha um ipv6 real então foi so configurar nos perfis pppoe para não entregar ipv6 que resolvi o problema.

    uma das coisas que mais me fizeram pensar nessa solução foi o fato de somente sites que tinham ipv6 estarem sofrendo com o problema facebook, hotmail, twitter e google.


    amigo como faz essa configuração pppoe para não entregar ipv6?

  15. #15

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por cybernetdvg Ver Post
    amigo como faz essa configuração pppoe para não entregar ipv6?
    /ppp profile set "id" use-ipv6=no

    substitui o iD pelo id pro profile pppoe, mas em testes mais a profundados descobri que esse problema do DNS é na verdade um problema com alguns servidores DNS incluindo o do google uma solução bem melhor que encontrei foi.

    /ppp profile set "id" dns-server=8.8.4.4,8.8.8.8

    assim o DNS externo vai direto para a placa do cliente e funciona normalmente e no hotspot também.

    /ip dhcp-server network set "id" dns-server=8.8.4.4,8.8.8.8

    id servidor dhcp usado no hotspot

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DESATIVA_ipv6.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	41,3 KB
ID:      	52354Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DNS_no_perfil.jpg
Visualizações:	379
Tamanho: 	51,4 KB
ID:      	52355Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DNS_no_DHCP.png
Visualizações:	399
Tamanho: 	10,0 KB
ID:      	52356

  16. #16

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    qual versao mikrotik vc usa amigo? meu não tem opção ipv6 ppoe profile. uso a 5.26.

  17. #17

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por cybernetdvg Ver Post
    qual versao mikrotik vc usa amigo? meu não tem opção ipv6 ppoe profile. uso a 5.26.
    pois o meu tem e é 5.2 acho que todos acima de 5.2 deveriam ter. mas como eu disse poe o DNS direto no cliente como eu disse. olha as imagens que postei vc pode esta olhando no lugar errado.

  18. #18

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    O problema voltou!

    Estou utilizando a Versão 6.15 em uma CCR1016, eu tinha retornado ao Servidor Slackware, mas resolvi reativar o Mikrotik devido a gama de possibilidades e facilidade de configuração e manuseio.

    No entanto, alguns clientes voltaram a reclamar de Facebook (não abrindo as imagens), Youtube (sem abrir os thumbs), entre outros. Paleativamente resolve setando DNS válido diretamente no Windows do cliente, se setar no roteador e continuar pegando via DHCP não rola.

    Outra solução, mas que teve consequências, foi remover as regras do Hotspot que redirecionam as portas 53 udp e tcp para a porta 64872, removendo elas o problema é sanado de imediato, mas alguns clientes ficam se conseguir abrir a página do hotspot.

    Ante a isso, deduzo que o problema tem haver com a captura da porta do DNS feita pelo Hotspot. Em pesquisas, vi que hospedagens no Akamai não podem ter suas requisições de DNS interceptadas, o que reafirma o problema.

    Alguém já passou ou está passando por esse problema?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    O problema voltou!
    Amigo você por a caso leu a minha solução? nos meus tests configurando o DNS no próprio DHCP resolve o problema e sem efeitos colaterais.

    /ip dhcp-server network set "id" dns-server=8.8.4.4,8.8.8.8

    id servidor dhcp usado no hotspot

    Fechem esse topico plmds
    Última edição por marcos0513; 15-07-2014 às 18:19. Razão: Fechem esse topico plmds

  20. #20

    Padrão Re: Problema com DNS no Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    O problema voltou!

    Estou utilizando a Versão 6.15 em uma CCR1016, eu tinha retornado ao Servidor Slackware, mas resolvi reativar o Mikrotik devido a gama de possibilidades e facilidade de configuração e manuseio.

    No entanto, alguns clientes voltaram a reclamar de Facebook (não abrindo as imagens), Youtube (sem abrir os thumbs), entre outros. Paleativamente resolve setando DNS válido diretamente no Windows do cliente, se setar no roteador e continuar pegando via DHCP não rola.

    Outra solução, mas que teve consequências, foi remover as regras do Hotspot que redirecionam as portas 53 udp e tcp para a porta 64872, removendo elas o problema é sanado de imediato, mas alguns clientes ficam se conseguir abrir a página do hotspot.

    Ante a isso, deduzo que o problema tem haver com a captura da porta do DNS feita pelo Hotspot. Em pesquisas, vi que hospedagens no Akamai não podem ter suas requisições de DNS interceptadas, o que reafirma o problema.

    Alguém já passou ou está passando por esse problema?
    Já passei por este problema.

    Mas, desde que estou usando a versão 6.9 não aconteceu mais.

    Quando atualizei para a 6.10, aconteceu de novo. Desde então, não pretendo atualizar, até que tenha uma versão realmente estável da 6.x