Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Ola galera, estou com um problema que aumenta cada dia que cadastro clientes;

    tenho um pequena rede de 20 clientes e no qual 5 deles estou sofrendo uma dor de cabeça daquelas,
    o problema é que tenho uma conexão normal acima de 85% de qualidade de sinal e quando do ping no radio ele da muito alto, superior a 600ms.

    aqui o mapa da rede>>>

    Modem > Mikrotik 3.30 > Roteador > Radio 2.4 > omni 24dbi

    lembrando que a minha net é de 15MB e o mikrotik é cache full com hotspot, o roteador está em modo brigde e é apenas para rede interna(2 notebooks) que tambem joga pro radio atraves da porta lan que o mesmo é um ap-router vs 6.1 onde é ligado a omni de 24dbi.

    Em horario de pico testei atraves do notebook da rede interna e os resultados foram normais em relação ao mikrotik e o roteador, sem problemas, entao descobri que o problema é na conexao entre torre e cliente.

    outro detalhe que um dos clientes que estao me dando dor de cabeça mora uma rua depois de um outro cliente e a conexao desse outro é de 100% sem perdas.

    ja troquei pra nanom2 ficou uma merda, depois troquei pra uma grade de 25dbi com radio ap-router, melhorou pouca coisa mais inacessavel e por ultimo uma usb de 20 dbi,que o sinal chegou a 88%, que alias eu tenho mais desempenho e menas dor de cabeça com as usb do que nano ou radio, nao sei porque....

    o cliente mais longe é de 800mts com sinal normal de 2mb

    desde já agradeço

  2. #2

    Padrão re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    cara,é o cache full,desabilita o nat do cache pra tu ver....
    esperiencia propria,

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    estas omni 24 dbi são um problema em conjunto com ap router voce ja esta com um serio problema ,meu conselho compre uma rb 433 cm cartão r52h e uma omni aquarios ou setorial (melhor) que voce vai ver que sua vida melhora .

  4. #4

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Essa Omni de 24 Dbi, pode ta causando isso, esse cliente fica longe da sua torre ?

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    alias omni 24 dbi não existe homologada ,potencia não e tudo

  6. #6

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Desculpa ai pessoal a omni é aquario de 15 dbi

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    ata aprouter não aguenta uma rede com 20 clientes e cache full esquece compra uma rb ,cartão wireless uma omni homologada e tira o cache full ,cache so na velocidade do cliente ai tu vai ser feliz ,abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Citação Postado originalmente por Victorbd Ver Post
    Essa Omni de 24 Dbi, pode ta causando isso, esse cliente fica longe da sua torre ?
    Desculpa amigo, Informação errada, a omni é uma aquario de 15 dbi, e o cliente mais longe é de 800mts sendo que esse cliente é de uns 700mts, bem proximo um do outro.

  9. #9

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    ata aprouter não aguenta uma rede com 20 clientes e cache full esquece compra uma rb ,cartão wireless uma omni homologada e tira o cache full ,cache so na velocidade do cliente ai tu vai ser feliz ,abraço.
    Então, no caso são apenas 13 no max de clientes conectados em trafegando são uns 8 ou 9 simuntaneamente, talvez posso mexer na potencia do radio? ele é atinge 400mw, mas no momento ele ta em 315mw... abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Citação Postado originalmente por s4gr4do Ver Post
    Então, no caso são apenas 13 no max de clientes conectados em trafegando são uns 8 ou 9 simuntaneamente, talvez posso mexer na potencia do radio? ele é atinge 400mw, mas no momento ele ta em 315mw... abraço.
    qual a media de velocidade dos planos desses clientes?
    quase certo que estra ultrapassando os teóricos 4.5Mb do 2.4 B
    2.4Ghz passou mais que 3mb é problema certo

  11. #11

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Amigo com potencia alta seu radio vai trabalhar forçado. Veja bem aqui seto 12 dbm no meu radio ( rb + cartão ) com antena setorial de 12 dbi e sinal vai longe e com qualidade. Troque seu ponto de acesso por uma setorial ou omi de boa qualidade de no maximo 12 dbi e rb + cartão .

  12. #12

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    como esta a poluição de rf ai, esses radios não são ideais para se trabalhar como ap, faz como falaram acima, coloca uma RB411 ou 433, vou falar mais, como seu cliente mais distante é de cerca de 800m, troca sua omni por uma de 8db.
    Se quiser fazer mais uma tentativa com seu radio, troca a sua omni, e deixa a potencia dele em 63mw, vc ja vai obter melhoras.
    Como disseram acima potencia sem sempre é sinal de melhor qualidade.

  13. #13

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Olá, amigo... pra começar... diminua a potência do seu rádio... coloca em 100mW... isso pode não ser a solução do seu problema, mas vai a caminhar na direção certa...

    Uma sugestão de ap de ótima qualidade são os da linha ubiquiti... uso um bullet2 (comum de 100mW) aqui com 25 clientes e está tudo ok, sem problemas de lentidão.

    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Amigo quer um conselho! troca essa omini com urgência aprendi aqui mesmo que uma omini de 24 dbi o cara só pode tá querendo jogar sinal na lua, estava com seu mesmo problema troquei a omini que tinha de 17dbi por uma de 14dbi da hiperlink fez uma diferença incrível e é possível alcançar uns 2 KM com elas. Vc falou que tem clientes em no máximo 800mt uma de 12 dbi vai te servir perfeitamente até porque a abertura das omini é como uma boca de jacaré quanto mais dbi mais ela se fecha pra jogar o sínal mais longe, 12 dbi ela vai ter uma abertura de uns 120° o sínal vai chegar em cheio nos seus clientes de perto e até 1,5 Km e ainda tem mais as antenas dos clientes que vc possui tem que ser ajustada de acordo com a distância ou seja clientes acima de 800mt antena de 25 dbi no cliente e vem diminuindo a médida que se apróxima do ponto de acesso isso porque quando o cara lá do final se conectar com uma nano se for o caso e o dá frete tiver com uma grade 25 dbi USB, claro que a rb ou outro rádio vai jogar o sinal com mais força pra o cliente distante deixando os de próximo com perdas de pacotes e latência alta com os pings nas alturas, as rb são programadas pra isso quando ela enxergar o rádio lá longe fraquinho pedindo sinal ela vai entender que os caras de perto que tem uma net boa pode esperar e vai atender ao cara lá de longe em quanto ele tá atendendo os caras lá longe os de perto sofrem um bocado, nossas redes sofrem por falta de conhecimento técnico dê uma olhada nos videos desse cara pra não falar que falo por minhas palavras.

  15. #15

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Muda para Bullet2 + omni 12dbi... passa 4mb fácil...

  16. #16
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    1º> Qual velocidade voce libera para os clientes??
    se liberar mais que 500 k, tá explicado a lentidão, o AP 2.4 não vai aguentar o tráfego.
    2º> Abaixe a potencia do eu ap que distribui para menor que 100, como já disseram deixe nas casa dos 65 mw. 350 voce vai fritar teu rádio por isso a lentidão, ele vai aguentar uns 25 clientes cadastrado, se uns 15 tiverem conectados vai beleza.
    3º> Omini da aquário é uma das homologadas mais ruizinhas que existe, eu tenho uma em uso de 15 da Ideal e guenta beleza. Uso uma RB e tenho 50 clientes conectados nela.
    4º> Se quiser continuar com aquário pegue uma de no máximo 12 DBI, será o suficiente.
    Já ia esquecendo, verifique os canais, as vezes voce está usando um que já está em uso muito próximo de voce.

    Se equeci alguma coisa alguem vai complementar.

    Boa sorte ai.

  17. #17

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Muda para Bullet2 + omni 12dbi... passa 4mb fácil...
    Opa Amigo, Neste caso então tenho a minha omni é uma aquario de 14dbi, com este bullet2 Ubiquiti Bullet2 11 B/g 100mw 54mbps Homologado Anatel - R$ 99,90 en MercadoLibre resolveo meu problema?
    Ah, e se eu tentar instalar um amplificador, resolve?

    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    amplificador pelo amor de Deus nao faça isso... Sim esse bullet ajuda bem quanto ao sinal, pois nao usa cabos nem nada do tipo.

  19. #19
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Citação Postado originalmente por s4gr4do Ver Post
    Opa Amigo, Neste caso então tenho a minha omni é uma aquario de 14dbi, com este bullet2 Ubiquiti Bullet2 11 B/g 100mw 54mbps Homologado Anatel - R$ 99,90 en MercadoLibre resolveo meu problema?
    Ah, e se eu tentar instalar um amplificador, resolve?

    Abraço.
    Amplificador!!!!!!!! Assim ninguém vai querer te ajudar, pois amplificador é o Fantasma, a mula sem cabeça, o lobisomem, tudo de pior que pode acontecer em wirelles. Veja que todo mundo recomenda a menor potência possível, ou seja 63 mw já é coisa pra caramba. Se teu Bulet é de 100 mw já está sobrando potência. Veja um carro por exemplo ele marca no velocimetro 220 por hora, no entanto voce só pode andar até 110, porque foram feitos estudos e muitos estudos e chgou-se a conclusão que 110 é o limite da segurança, embora o carro chegue até 220 ou mais. Assim é a potencia dos wirelles. Tem bulet de 600 mw, isso não quer dizer que sejam melhores que o teu de 100 mw, pois voce usando 63 já está de muito bom tamanho e dentro de uma faixa de segurança.


    Att

    Almir

  20. #20

    Padrão Re: Rede 2.4 Ghz com Perdas

    Isso mesmo... Seta teu bullet em 16dbm quando comprar, ai vai baixando até ver em quanto fica uma conexão estavel... aqui ta rodando em 14