+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia em enlace de 28km

    Ola amigos do forum, em 4 anos trabalhando com enlace, ja vi todo tipo de problema, nos quais todos consegui solucionar, mais de uns dias para cá, ta parecendo uma cabeça de porco que não to conseguindo resolver, em uma ponta de enlaces que eu tenho, vou tentar explicar a situação.

    Ponto A
    Antena Ubiquiti 34dbi Dupla Polarização
    Cartão Ubiquiti Dupla Polarização
    RB 433AH

    Ponto B
    Repete-se os mesmo equipamentos.

    Mais vamos ao problemas, eu passei a ter os seguintes problemas antes de usar os equipamentos mencionados, que eu acredito que seja interferencia provocada por radiação de paineis de celulares. na tela do registration do mikrotik, ela da as seguintes especificações.

    TX/RX= -61/-78
    muito estranho ja que esses valores eram pra estar proximos ou entao iguais, foi então quando decidi testar com os equipamentos mencionados, e nada, testei com rocket gps, e nada, testes, cabos, conectores, pig taills, cartões e nada. o sinal persiste em ficar como eu citei acima, enfim não consegui sanar o problema, o engraçado em outro trecho do enlace eu tenho os mesmo equipamentos, as mesmas configurações e não tenho problema. o único detalhe e que não tem painel de celular nesse outro trecho.

    Voltando ao ponto A (TX=-61, não tem painel nenhum só os equipamentos wireless)
    Voltando ao ponto B (RX=-78, Tem e a antena ubiquiti de 34dbi, esta por traz de um painel de celular, a uma distancia de menos de 2 metros, mais se visto a olho nú, em linha reta, mas da metade da antena esta por trás do painel, a única hipotese que veio na cabeça foi essa, eu peço aos amigos do forum uma ajudinha pra esclarecer essa dúvida tanto pra mim, como para alguém que espero que não venha a ter o mesmo problema que eu.

  2. #2

    Padrão Re: Interferencia em enlace de 28km

    Você quer disser RX do Ponto A - 61 e RX do Ponto B - 78 Correto ?

    Se for isso pode ser o radio A que esteja com a potencia baixa ( Danificado ) ou a antena do Ponto A não esta bem alinhada para o Ponto B.

    Se entendi bem e essa torre de celular estiver na frente do Rádio B para o A , entao isso ta matando o RX.

    Mais primeiro tenta coloca a antena uns 5 metros abaixo ou acima e ver se resolve.

  3. #3

    Padrão Re: Interferencia em enlace de 28km

    Amigo, com sua experiência acho que é chover no molhado, mas nao esqueça do fresnel ok. Com esta antena próxima como você disse vai atrapalhar sua comunicação. Uma boa solução tambem é usar Radome shield aí, vai te ajudar bastante e se possível afaste esta antena mais distante deste painel celular, pois o fresnel acumulado vai atrapalhar. Bom espero ter ajudado.
    flw.

  4. #4

    Padrão Re: Interferencia em enlace de 28km

    amigos, eu cheguei a testar outro kit completo td novo, nas duas pontas, tanto como no A e no B, mas sinceramente não sei oq fazer mas.

  5. #5

    Padrão Re: Interferencia em enlace de 28km

    Cara,

    Se você puder, teste uma antena com shield na mesma torre que tem o painel.
    O shield é aquela chapa lateral da antena, ele tem de ser metálico para impossibilitar a entrada do sinal interferente na sua antena. Quando o shield minimiza essa interferencia lateral ele melhora o throughput do seu enlace.
    E já aproveitando para esclarecer, o radome é a tampa da antena, ele pode ser plástico ou de lona como nas antenas da Andrew. A única função dele é proteger o alimentador de intempéries e não altera em nada o ganho ou melhora a interferência.

    A dica que eu te dou é usar essa antena aqui na mesma torre do painel, ela já vem com shield de fábrica, em 28Km vai funcionar direitinho:
    http://www.algcom.com.br/files/media...0-32-09-DP.pdf

    Espero ter ajudado...

    Abração

  6. #6

    Padrão Re: Interferencia em enlace de 28km

    Vc já chegou a trocar as antenas? Pode ser que uma das antenas esteja com o VSWR muito alto, e no modo transmissão a potência de saída do rádio chega até a antena e retorna pra o próprio rádio pelo fato do VSWR da antena estar ruim (potencia refletida). Este enlace é em dupla polarização ou em polarização simples?