Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Tamanho cache x economia de link

    Edcomrocha, será que esta redução no "enchimento dos HDs" não seria porque já atingiu uma média determinada pelo perfil geral dos seus usuários?

    Eu raciocinio assim ( e nem sei se isso é real), que cada usuário contribui com o seu perfil. Daí que em poucos meses pode ocorrer esta estabilidade no armazenamento, já que os mais antigos são descartados e novos são acrescentados, mas sempre dentro daquele perfil médio de acessos.
    Se por um acaso você acrescentasse na rede 20 usuários mais e todos com um perfil daqueles que só baixam de tudo na net, o consumo do HD voltaria a crescer até estabilizar noutra média mais alta.

    Será que é isso, Luciano?

  2. #22
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Tamanho cache x economia de link

    Penso do mesmo jeito 1929 (ou Carlos se não me engano).

    O perfil do pessoal do lado de ca é ver funk (haja ouvido), de resto redes sociais, poucos tem o costume de baixar de tudo na net.

    Se nao me negano a politica de remoção aqui é a LRU (mais nao tenho certeza tambem), nao lembro bem como funciona essa politica de remoção, porque só li sobre ela quando via algo sobre squid, e li alguma coisa sobre.

    Abraços.

  3. #23

    Padrão Re: Tamanho cache x economia de link

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Poderia acrescentar que CACHE ESTÁVEL = servidores de qualidade.
    Como já falaram, não existe uma receita ideal, se você colocou um hd de 500Gb e nunca encheu ele, colocar mais um não vai aumentar a economia de link.
    cara vc enteu muito bem, é isso mesmo.

  4. #24

    Padrão Re: Tamanho cache x economia de link

    Jorege Aldo, acho que você definiu tecnicamente aquilo que postei. Cada provedor tem um perfil médio. E além deste perfil pouca coisa vai mudar.

    Aingiu esta média, estabiliza aí o tamanho do cache.
    Por isso que o dimensionamento não pode ser generalizado, não?

    Isto quando a armazenamento. Mas quanto a agilizar o acesso que é outro objetivo do cache, deve haver outra forma de analisar isso.

  5. #25

    Padrão Re: Tamanho cache x economia de link

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Caches no geral obedecem uma lei chamada, lei dos retornos diminuidos, ou Law of diminished returns, em ingles.

    Em outras palavras, há um gráfico, onde o ganho (inicialmente rapido) alcança um platô onde não se justifica mais investimentos.

    isso vale desde pros caches de RAM do computador (cache l1, l2, l3 etc) até para um cache de internet.

    Diminishing returns - Wikipedia, the free encyclopedia
    Eu nem sabia que isso tinha um nome, mas definiu bem o que já vemos na prática.