+ Responder ao Tópico

1. Bom tópico, deixarei aqui minha experiencia e minha opnião.

Uso servidor cache a muito tempo e reconheço neles a importância para as localidades onde não existe link em abundância e para quem quer dar um up na sua rede, segue aqui minha conlusão depois de anos de cache.

1 - Tamanho dos Hd´s está sim ligado a economia

Quanto mais espaço para armazenar arquivos maior será a economia, porém esta economia está ligada a diversos fatores como perfil dos clientes, arquivos Hit´s e algoritimo usado no sistema utilizado.

2 - Quantidade de Hd´s

A quantidade de Hds está diretamente ligada a economia pelo fato de conseguir tamanhos estraordinários para armazenamento agregando muitos discos em um só servidor, porém é recomendado aumentar a qualidade e velocidade dos discos ao invés de adicionar muitos discos com grandes tamanhos, ou seja: coloque discos entre 500 e 750gb ao invés de discos de 2tb por exemplo.

3 - Economia e arquivos armazenados em cache

Quanto ao que deve ou não ficar armazenado no cache dizemos que isso esta ligado ao sistema e a tecnologia adotada pelo dito cujo, existem sistemas que excluem os arquivos armazenados por tempo e alguns permitem até que o usuário determine o tempo para esta exclusão ou ainda será excluido os arquivos mais antigos assim que o espaço em disco estiver acabando; existe outros que utilizam os hit´s como referencia, ou seja arquivos pouco acessados ou sem acesso serão apagados ou cobertos por arquivos atuais, isso ocorre conforme os algoritimos utilizados no sistema; eu particularmente prefiro a segunda opção aliada a um bom espaço em disco, falando em performance acredito que uns 5tb divididos em uns 10 discos oferece uma boa performance para qualquer provedor... mas isso aliado a um bom servidor e não a qualquer maquina adquirida em lojinhas de informática, de sempre preferencia a servidores que usem processadores xeon, outras plataformas também podem ser utilizadas a critério do usuário, porém os resultados não serão os mesmos.

Usem sim cache, pois é uma ferramenta poderosa utilizada pelos pequenos e pelos grandes, escolham a melhor ferramenta e a melhor forma de implementar... e sejamos felizes!

2. Fico feliz ao ver tantos usuários discutindo um assunto de interesse geral mas que até então parecia não despertar o interesse de muita gente.

Na minha opinião, o tamanho do cache depende unicamente da disponibilidade do link, para um link de 100Mb/s precisamos de um cache realmente grande, já para um link de 10Mb diminiu consideravelmente a capacidade de armazenamento, a quantidade armazenada depende do % de uso com navegação exclusivamente para a maioria dos sistemas de cache, ou seja, o link de 100Mb/s geralmente de 45 a 70% do que trafega é http, desse total boa parte é passível de cache local.

"A mas eu fulano tem um provedor com link de 20Mb/s e o cache dele tem 4Tera de disco para armazenamento, melhor, se puder manter o conteúdo por mais tempo as chances de receber um HIT serão ainda maiores e com o tempo isso influência possitivamente para a economia do link, nem sempre o que se busca com cache é e economia do link, em muitos casos a procura é por uma resposta mais rápida do que de objetos vindos da web."

Deve-se ter em mente que o tempo de acesso aos discos é importante no que diz respeito a velocidade de resposta, dito isso cada um sabe o que tem dentro dos seus servidores com relação ao hardware e também software.

Para links que fluem bem e não vivem no gargalo, o armazenamento de objetos por 45 dias (utilizando politica de limpeza LRU) é suficiente, para quem quer maior economia vale a pena investir em maior tempo de armazenamento (com discos maiores) pois com o passar do tempo os ganhos aumentam muito.

Posso dizer que hoje detemos a tecnologia (única até o momento) de oferecer o melhor em cada caso, seja para maior economia ou maior velocidade ou quando o hardware permite que seja ambos em conjunto, quem utiliza NIMOC me corrija se eu estiver errado.

Abraço a todos, só vi amigos neste tópico o que me deixa ainda mais satisfeito.

3. Citação Postado originalmente por netfastbg Ver Post
    Concordo com vc luciano, como eu disse antes nós pequenos provedores estamos limitados por exatamente tudo que eu coloquei aqui e que vc também explicou , como quantidade de acessos e tamanho de link, a questão chave para um bom cache na minha opinião hj para um pequeno provedor é :
    - CACHE ESTÁVEL
    - PRÁTICO
    - EFICIENTE
    - BOM ATENDIMENTO TÉCNICO
    Coisa que o NIMOC tem me atendido em todos estes aspectos e muito bem , de resto não nos resta fazer muita coisa.
    Poderia acrescentar que CACHE ESTÁVEL = servidores de qualidade.
    Como já falaram, não existe uma receita ideal, se você colocou um hd de 500Gb e nunca encheu ele, colocar mais um não vai aumentar a economia de link.

4. Bom o pessoal ja disse tudo neh.

Mais vou deixar aqui como esta sendo o uso dos discos em nossa rede.

Ela tem no total cerca de 800 usuarios, so que isso nao é uma rede apenas, juntamos alguns conhecidos e cada qual tem sua rede.

Usamos para todas redes os mesmos link de internet, que no total soma 55 mega de link (não é balanceamento pcc ou coisa do tipo temos ASN e usamos BGP para tal, cada rede sai por link tal).

Temos no total de disco para cache 5 tera (1 tera para cada disco).

Usuarios simultaneos media de 500 o maximo que ja vi quando estava olhando a rede.

O uso dos discos esta em quase 2 tera (1,74Tb pra ser mais exato).

O que notei que de 2 meses pra cá, diminuiu bastante o uso dos disco (digo enchimento do cache), aumentando a economia, só nao posso afirmar a quantidade de economia pois nao acredito nesses graficos de economia do cache, e nunca parei para analizar se é isso mesmo que da (e nem o sei fazer tambem).

No inicio pensei que os 5Tb nao daria pois todo dia o armazenamento aumentava muito, so que apos uns 3 meses foi diminuindo bastante.

Gostei das explicações do pessoal sobre cache e o post é bem interessante, coisa que eu sempre tive curiosidade mais nunca tive coragem de perguntar (ou nao sabia como fazer).

Valew pelo post Fabricio, e obrigado aos demais pelos esclarecimentos.

Abraços a todos.

5. Fórum é bom por estas coisas, todo mundo colabora e o entendimeto fica mais fácil já que cada um tem um entendimento e uma forma de explicar, parabéns a todos e declaro que este foi um dos tópicos mais interessantes que li até hoje aqui no fórum, isso pelo nível de participação.

Abraço a todos.

Tópicos Similares

1. Serv. Cache p/ 100MEGAS de link
    Por robertoprovenet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 09-11-2013, 14:15
  2. Respostas: 22
    Último Post: 25-04-2013, 09:55
  3. Separação de Link e Cache
    Por javavsm no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 08-08-2012, 13:27