+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Post Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Chegou em minhas mãos uma AMO-2G13 da UBNT, e como todo bom mechilhão nao pude deixar ela subir na torre para testes antes de desmontar ela, coloquei fotos para todos verem e nao prescisarem desmontar as suas para ver o qq tem dentro, hehehehe abraços

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.36.27.jpg
Visualizações:	1851
Tamanho: 	17,6 KB
ID:      	32232Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.36.33.jpg
Visualizações:	895
Tamanho: 	17,3 KB
ID:      	32233Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.36.38.jpg
Visualizações:	1151
Tamanho: 	16,4 KB
ID:      	32234Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.36.52.jpg
Visualizações:	886
Tamanho: 	28,0 KB
ID:      	32236Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.52.53.jpg
Visualizações:	689
Tamanho: 	17,0 KB
ID:      	32237Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-12 18.53.04.jpg
Visualizações:	676
Tamanho: 	17,2 KB
ID:      	32238

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    é impressão minha ou é uma dupla setorial?

  3. #3

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é impressão minha ou é uma dupla setorial?
    tem gente que disse ter tido essa impressao tambem.

    sei que ela é dupla polarizacao e bom pra caramba.
    da de 10X0 em qualquer omni ai.

  4. #4

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    É impressão minha ou ela tem uma SLOT dentro?
    hehehe
    Se for tá explicado a " boa fama " dela!

  5. #5

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Eu tenho aversão a omini. Mas devido a polaridade já uso de slot com excelentes resultados.

    E resolvi usar uma dessas. Super excelente o desempenho .
    Mas ainda ficamos com um detalhe que deve ser levado em conta com qualquer omini. É a cobertura de 360º. Dependendo da região isso pode invibilizar o uso.

    A contrução desta é uma capricho, não? Eu já tinha visto uma foto e não tinha entendido como era o funcionamento.
    Dá a entender que são duas setoriais. Mas onde está a dupla polarização? Outra coisa que me chamou a atenção na foto 4. Tem slot também? se tem, aquele estrutura teria que ser metálica. Mas aparece dentro do tubo a pontinha de uma outra placa interna, o que leva a crer que este tubo retangular não poderia ser metálico.

    Esclarece esta foto para nós Aldo.

  6. #6
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Sim a estrutura interna é metalica, e pelo que eu entendi ela tem uma slot 360° horizontal que seria aquela retangulo de metal interno, e nas extremidades dois paineis de 180° cada formando 360° vertical, dai a dupça polarização, a slot faz horizontal e os 2 paineis fazem a vertical.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.20.jpg
Visualizações:	359
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	32253Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.27.jpg
Visualizações:	370
Tamanho: 	20,9 KB
ID:      	32254Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.38.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	36,9 KB
ID:      	32255

  7. #7

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Sim a estrutura interna é metalica, e pelo que eu entendi ela tem uma slot 360° horizontal que seria aquela retangulo de metal interno, e nas extremidades dois paineis de 180° cada formando 360° vertical, dai a dupça polarização, a slot faz horizontal e os 2 paineis fazem a vertical.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.20.jpg
Visualizações:	359
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	32253Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.27.jpg
Visualizações:	370
Tamanho: 	20,9 KB
ID:      	32254Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-01-13 09.47.38.jpg
Visualizações:	332
Tamanho: 	36,9 KB
ID:      	32255
    Acho que é isso mesmo viu! Tá muito a kra da SLOT, a unica diferença são os "rasgos" que nessa antena se emendam e na SLOT da Pluton não! Mas é sim...kra, q legal!
    Fiquei com vontade de comprar uma dessas
    hehehehehe

  8. #8

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Ficou claro agora.

    Que solução genial. Só que o datasheet não faz referência ao isolamento quanto a polarização cruzada.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Na verdade são duas duplas setoriais.

    Uma waveguide, que nunca foi omni, mas uma dupla setorial e duas setoriais verticais.

    Legal a solução. Muito bem pensado pela UBNT.

  10. #10

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Excelente! Show de bola essa antena, ja tinha ouvido falar muito bem dela, Agora que vi por dentro me empolguei ainda mais pra começar a fazer o UpGrade nos sites!

  11. #11

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Na verdade são duas duplas setoriais.

    Uma waveguide, que nunca foi omni, mas uma dupla setorial e duas setoriais verticais.

    Legal a solução. Muito bem pensado pela UBNT.
    Sérgio, lembra quando conversamos sobre a antena de slot tradicional? Você havia chamado a atenção para o fato do lóbulo dela não ser exatamente 360º. Nas laterais o alcance do lóbulo seria menor.

    Agora sim, esta solução deve fechar melhor os 360º.

    E agora me veio uma idéia na cabeça. Se o fabricante produzisse uma verdadeira omni pol horizontal, com 4 paineis semelhantes a estes, sem a waveguide no meio.
    Assim poderíamos ter uma verdadeira omini só horizontal.
    Eu uso esta com um rocket mas tenho minhas dúvidas se a emissão com polarização vertical não está sendo jogada fora, pois todos os rádios são horizontais. Para não ficar na dúvida estou colocando agora alguns NanoLocoM que também é dupla pol.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Mas a waveguide ai é quem faz a horizontal... A não ser que a ideia seja usar esses setores, mas polarizados em horizontal. Acho que daria problemas, pois seriam setoriais e não uma omni. Sei lá... irradiação de antenas não é minha praia, eu sei o basicão.

    Vamos chamar o JorgeAldo, disso ele gosta.



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sérgio, lembra quando conversamos sobre a antena de slot tradicional? Você havia chamado a atenção para o fato do lóbulo dela não ser exatamente 360º. Nas laterais o alcance do lóbulo seria menor.

    Agora sim, esta solução deve fechar melhor os 360º.

    E agora me veio uma idéia na cabeça. Se o fabricante produzisse uma verdadeira omni pol horizontal, com 4 paineis semelhantes a estes, sem a waveguide no meio.
    Assim poderíamos ter uma verdadeira omini só horizontal.
    Eu uso esta com um rocket mas tenho minhas dúvidas se a emissão com polarização vertical não está sendo jogada fora, pois todos os rádios são horizontais. Para não ficar na dúvida estou colocando agora alguns NanoLocoM que também é dupla pol.

  13. #13

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Exatamente isso. A waveguide faz a pol horizontal.
    Mas como você mesmo disse algum tempo atrás, elas não conseguem os 360º perfeitos.
    Há um achatamento dos lóbulos nas direções para onde não estão virados os slots.
    O que vemos nesta omni são na verdade 3 antenas. Dual setoriais pol verticalmente e uma slot pol horizontal.

    Daí que se a ubiquiti conseguiu fazer um bom isolamento de irradiação cruzada usando duas setorias (verticais) e mais a slot, quem sabe um pouco mais no projeto e se tiraria a waveguide e colocaria 4 setoriais pol. horizontalmente?
    A questão do isolamento deixo para os engenheiros.

    Só lancei a idéia de termos uma verdadeira omni pol horizontamente e alimentada por um só rádio. Com esta tendência de termos antenas com os irradiantes sobre um circuito impresso. (microstrip) tem-se conseguido medidas muito precisas o que contribui para a qualidade final do projeto.
    Poderíamos ter 4 setores e alimentados por 4 rádios para termos cobertura omini, como é feito tradicionalemnte.
    Mas queria ver estes 360º num só rocket
    Porque? Porque estou achando um desperdício termos um rocket emitindo nas duas polarizações e termos nos clientes todos rádios com uma só polarização.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Entendi o que está pensando... vamos ver se aparece o pessoal com mais gabarito aqui para passar sua opinião.

  15. #15
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Omni Dual Polaridade Interna.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	74,6 KB
ID:      	32299



    Por essa foto do protótipo exibido na conferencia em LasVegas e em Foz do Iguaçu, podemos ver a nitida diferençã que começaram a ser feitas com recortes de aluminio estampado, e provavelmente por motivos de redução de custos estão sendo feitos com placas de fenolite, mas fica bem claro tanto pelo projeto que peguei em mãos e pelas fots que o colega postou que tratam-se de duas antenas agrupadas um tem Patch (aparente) e outra em Slot (com certeza). De qualquer maneira a ficaevidente como em todos os produtos da UBNT a qualidade na montagem e eficiência do sistema.

  16. #16

    Padrão Re: Desmontei uma omni da UBNT AMO-2G13

    Paulo, esta foto é a que eu tinha visto inicialmente. Só que nesta não dá para ver o slot.

    Agora, o que fica evidente em campo é o que esta antena "empurra". Sinalão.

    Mas vamos ter que analisar cada sitio de instalação, pois a característica de omnicidade dela pode criar situações que impossibilitam o seu uso.

    Quando abri este tópico abaixo, apesar de usar numa setorial, estava pensando só na polarização horizontal desta antena, pois assim iria diminuir muito a recepção de sinais polarizados verticalmente que não me interessam, pois meus clientes são todos pol horizontal.

    https://under-linux.org/f305/rocketm...-chain-152948/