+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão nat encima de nat com ubiquiti .

    boa noite amigos estou com uma duvida e relutante para dar opinião ate por que não uso este sistema e o meu amigo me perguntou o que eu achava do sistema dele que ele fala que funciona perfeitamente .

    ele tem torres rocket e nano com hotspot com dhcp ativo ou seja o cliente recebe um dhcp e so tem que colocar usuario e senha no seu pc .
    mas os tempos foram passando e agora ele usa o mesmo sistema mas mudou a configuração do cliente para router nos ubiquiti ,ou seja o aparelho ubiquit recebe dhcp com hotspot so que faz nat e continua no hotspot e ainda criou uma range de ip /16 ou seja dhcp de 65534 ips fazendo nat sem roteamento .
    e ja tem 500 clientes eu acho loucura e ele me perguntou o que eu achava mas meu conhecimento não foi o bastante para ter opinião ,alguem pode me dar uma ajuda para salva lo .
    agradeço a atenção de quem tiver uma resposta .

  2. #2

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Recomendo ele segmentar a rede e usar pppoe.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    então ele esta fazendo deste jeito a rede eu acho que vai dar pau em algum momento,so não sei os efeitos ,afinal são 2 dhcp um fazendo nat para o outro

  4. #4

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Eu cancelaria o DHCP, e faria Ip fixo, ja que esta usando roteadores nos clientes.
    Ficaria com Ip fixo, criptografia na conexão com a torre, se ele usa roteadores em todos os clientes não precisa de PPPOE, e o hotspot nao tem pq nao usa-lo eu uso e nao tenho problemas, se ele quiser ele pode seguimentar a rede usando hotspot.
    Ex um mikrotik com mais de uma interface saida p/ cliente, ou mais de um mikrotik.
    clientes com ip fixo, buscam o gateway determinado para ele mesmo que na rede tenha 10 gateways.
    so de desativar o primeiro dhcp que é o que vem do servidor dele, ele ja ganha desempenho, pois reduzirá o envio de pacotes.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Não tem nada a ver ele fazer NAT sobre NAT.
    No caso do DHCP a unica coisa que ele não pode fazer é deixar algum desses Ubnt's em bridge com DHCP ativo para não ficar conflitando,
    mas se ele deixa o ubnt em modo router e cria outro DHCP interno ajuda bastante pois quando o cliente formata o computador você não precisa ficar indo colocar ip, ou caso o cliente tenha mais computadores em casa fica mais prático.

    Sem contar na padronização do IP do rádio no cliente que sempre será o 192.168.1.20!

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Naldo eu presumi que ele esta usando rede em 5.8 Ghz. é isso mesmo ?

    No caso eu usaria (alias uso em uma rede de um amigo aqui), nos clientes o ubnt em modo router com pppoe, diminuirá totalmente o trafego desnecessario da rede dele.

    Não que eu seja expert no assunto, mais estamos usando assim e depois que começamos a mudar melhorou bastante a rede, ele tem a media de 500 users simultaneo, e ainda estamos limitando a rede dele pra deixar passar so o protocolo pppoe na rede eliminando todo trafego que nao seja pppoe.

    Abraços.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    então e tudo 5,8 mhz com aps nano e airgrid ,ligou o ap no cliente como bridge ja esta no hospot ,so que ai ele ligou todos como router fazendo nat encima da rede hotspot ,eu acho que da problema so que queria a opinião dos mas experientes .

  8. #8

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Naldo eu presumi que ele esta usando rede em 5.8 Ghz. é isso mesmo ?

    No caso eu usaria (alias uso em uma rede de um amigo aqui), nos clientes o ubnt em modo router com pppoe, diminuirá totalmente o trafego desnecessario da rede dele.

    Não que eu seja expert no assunto, mais estamos usando assim e depois que começamos a mudar melhorou bastante a rede, ele tem a media de 500 users simultaneo, e ainda estamos limitando a rede dele pra deixar passar so o protocolo pppoe na rede eliminando todo trafego que nao seja pppoe.

    Abraços.
    deixar passar so o protocolo ppoe nao poderia criar problemas?
    o que aconteceria quando precisasse acessar um radio que esta do outro lado da rede para poder dar manutencao?

  9. #9

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Pelo que entendo o bloqueio é feito so na interface de rede de saida para o cliente, no caso todo acesso a interface wireless funciona normalmente.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    não a rede e toda criptografada ,o problema e que e 2 dhcp 1 ate o ap cliente ,e depos o ap cliente faz dhcp de novo ,isto esta certo? em alta escala acima de 500 ususarios neste sistema em hotspot?

  11. #11

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Geralmente isso é a causa da maioria das reclamações de lentidão, ainda mais em uma rede toda em bridge. imagina o tanto de pacote lixo que não passa nesses enlaces? As vezes ele ainda não percebeu os efeitos por estar em 5.8Ghz e tem mais banda disponível noos enlaces até os clientes.
    Já tive problemas como esse em meu escritório, quando fui segmentar a rede para a office house, ficou nat em cima de nat e a rede ficou muito lenta. Criei um usuário separado para a office house e parei de ter problemas.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Criamos regras de excessão para os equipamentos que presamos acessar Andrio.


    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    deixar passar so o protocolo ppoe nao poderia criar problemas?
    o que aconteceria quando precisasse acessar um radio que esta do outro lado da rede para poder dar manutencao?

  13. #13

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    dhcp em cima de dhcp nao é problema o problema só seria o nat, por conta do processamento, mas se o radio do cliente só é usado pra ele nem isso é problema, nat sobre nat é ruim para algumas aplicações de voip e vpn, neste caso ele fazendo nat e roteamento no cliente é melhor do que fazendo bridge.

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    sim mas em uma rede de medio porte .

  15. #15

    Padrão Re: nat encima de nat com ubiquiti .

    Bom amigo nas redes que faço tbm deixo o servidor mandando DHCP para os rádio clientes que fazem outra rede interna... Qual seria o (certo)?