+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos para iniciar um provedor

    bom dia,
    Estou querendo montar um provedor em minha cidade, como só existe 1 empresa de via radio e 1 operadora de banda larga (Oi q inclusive nao tem mais portas para adsl).
    Já trabalha a algum tempo com informatica, mas sou iniciante na area de via radio,
    pretendo montar uma torre de 36mts auto-portante de inicio, onde sera a base do provedor, e onde recebera o link.
    quero atender meus clientes com kit client e tbem disponibilizar wi-fi zone.

    gostaria de saber o que falta e se é uma boa configuração os equipamentos q pretendo adquirir e tbem quanto de link full (fibra optica oi) irei precisar para atender +/- 50 clientes.

    ANTENA
    04 antena setorial Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g20-90 20dbi 90º 5ghz Homol.
    01 antena Ubiquiti Airmax Antena Amo-5g13 Omni 13dbi
    05 Radio Ubiquiti Nanostation Airmax Rocket M5 Mimo
    01 Routerboard Mikrotik Rb-750g 5 Portas Gbps 32mb
    01 Switch Gigabit 2816 3com 16 Portas 10/100/1000 3cblug16a

    KIT CLIENT
    Antena Ubiquiti Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14 Poe Fonte
    Ubiquiti Antena Airgrid M5 Agm5-1724 27 Dbi 17x24 Fonte

    SERVIDOR CACHE FULL
    PROCESSADOR CORE I7 INTEL 2600 I7 2600 3.40GHZ 8MB CACHE LGA1155
    Placa Mae S1155 ASUS P8P67 LE VGA/SOM/USB/REDE
    2X MEMORIA KINGSTON KVR1333D3N9 4GB DDR3 1333MHZ
    4X 500GB SATA 6GBP/S 7200 RPM 16MB BUFFER CAVIAR BLUE (RAID-0)
    fonte MPSU/B600W-2S3I ATX 600W 24 PINOS SATA 2 HIGH POWER
    drive AD-7280S SATA PRETO sony
    gabinete RC-600-KKN1-GP GLADIATOR 600 PRETO S/ FONTE
    placa rede PCI 10/100/1000 TP-LINK TG-3269/TG-3201

    SERVIDOR MK-AUTH
    PROCESSADOR CORE I3 INTEL I3-2120 3.30GHZ DMI 5GTS 3M CACHE GRAF INT LGA1155
    Placa mae MOTHERBOARD 1155 INTEL DH61SADDR3 1333MHZ S/R GBE LGA1155
    MEMORIA KINGSTON KVR1333D3N9 4GB DDR3 1333MHZ
    500GB SATA 6GBP/S 7200 RPM 16MB BUFFER CAVIAR BLUE (espelhado)
    fonte BUNDLE MPSU/B500W-2S3I ATX 500W 24 PINOS SATA 2 HIGH POWER
    drive AD-7280S SATA PRETO sony
    gabinete RC-600-KKN1-GP GLADIATOR 600 PRETO S/ FONTE


    01 MONITOR LCD ACER ETXG5HPB02 G185HV BB 18.5"H 10000:1
    01 Switch Kvm D-link - Dkvm-4u 4 Portas Usb + Vga - Chaveador
    01 KIT TECLADO E MOUSE GENIUS PS2 TECLADO MULTIMIDIA + MOUSE OPTICO
    01 Mini-rack Bracket Networkbox Padrão 19 + Altura 12u + 5 Anos
    01 nobreak sms POWER VISION II UPV2200BIFX 2.2KVA BIVOLT
    01 REDE CONVERSOR TP-LINK MC210CS FIBRA P/ REDE 10/100/1000 SINGLEMODE FULL-DUPLEX UP 15KM

    desde já agrade a atenção de todos.

  2. #2
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    quais as velocidades vc pretende fornecer para os clientes? e vc tem licença SCM?
    muito cuidado com a questão da licença pois pode gerar grande dor de cabeça!
    primeiramente amigo omni nao e uma boa escolha...
    o ideal seria colocar varios repetidores com paineis setoriais fica com uma melhor qualidade.
    se vc colocar planos de 512Kbps poderia estar contratando pelo menos 10Mb de link dedicado...

    para mais informações solicitar projeto por email...

  3. #3
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    Mais baaaaaaa.....
    vai investir pesado ai hein

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    rapaz pra ti atender + ou- 50 clientes ta gastando muito, tu pode contratar 10mb full e nem vai precisar de cache, agora com esse equipamento acima vc vai consegui atender pelo menos uns 200clientes on line, ai ssim vai precisar do cache!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    Amigão, na boa... por mais que te dêem todas as dicas aqui no fórum, você vai precisar de uma consultoria especializada pra tocar seu projeto. Experiência própria, já peguei vários provedores que tentaram iniciar o projeto sozinhos, sem experiência, e precisaram contratar minha empresa para tocar o restante do projeto. Montar um provedor, é algo muito mais específico do que somente cotar equipamentos e/ou escolher esse ou aquele fabricante. Tem projeto pesado envolvido nisso.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    A primeira coisa é ter SCM.
    A segunda coisa é ter equipamentos homologados.
    Ai pode-se começar a formular a rede.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    Ola Eduardopvh, de inicio a intensão é atender +ou- 50 clientes, mas p frente quero aumentar, por isso quero investi e montar uma base de 1º.
    alem disso tenho mais um problema quanto ao link, nao chega fibra optica aqui na cidade, somente par metalico, sera q fica bom ?
    vlw, obrigado pela atenção.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    bom dia LeandroVaranda,
    quanto a SCM vou fazer uma parceria com outra empresa por enquanto, p frente de der tudo certo dou entrada na minha.
    os equipamentos, tem q ser todos homologados? pelo q percebi nao é facil encontrar todos homologado e de boa qualidade.
    valeu pela força, obrigado

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    se a anatel te visitar e achar um switch que seja que não seja homologado você vai ser multado e o equipamento confiscado, dependendo pode até ter que ir na policia federal se explicar (geralmente se for rádio ou antena).
    Pode ter o pop lacrado até regularização.
    Isso se você tiver SCM, senão complica ainda mais.
    Se você não tiver SCM, mas for tudo homologado os fiscais vão pegar um pouco mais leve nas penalidades e não vão levar seus equipamentos.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    eu pensava q tinha q ser homologado somente equipamentos como radio e antenas,
    quanto ao scm, vou fazer uma parceria com outra empresa, se o negocio der certo dou entrada na minha.
    Obrigado Leandro.

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    acho que só os cabos não tem selo da anatel, até as impressoras aqui tem um selo da anatel homologando. Tudo que for passivel de see conectar a uma rede, seja ela cabeada ou wirelles tem homologação da Anatel. Geralmente você não precisa se preocupar se comprar de marcas famosas.
    As RB tem uma pequena exceção, só os cartões que vão nele que precisam ser homologados, pois ela é considerada como se fosse um pc.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    Olá meus caros amigos.
    Sei q aqui não é o lugar +.......
    eu estou com algumas bullet aqui que iria troca da minhas paineis e desisti.
    Tenho 4 2hp 800mw
    4 nanobrigde de 25 dbi m5
    algumas nano estation e nano loco m5
    entre outras coisas.
    (61) 8405-7831

    estou vendo tudo
    obrigado

  13. #13

    Padrão Re: Equipamentos para iniciar um provedor

    Olá pessoal , eu sou novo aqui e estou precisando de ajuda .

    Montei um mikrotik pc um servidor com gestor de provedor para gerenciar meus clientes e no modo de conexão que este servidor opera é via hotspot para os clientes ou ppoe , pois tenho um swicth fazendo a extensão do sinal para dois amigos via internet cabeada , pois estar funcionando normal , a minha net e de 10megas , pois eu não sei qual equipamentos corretos para levar minha internet ate a casa da minha tia a 1km , pois eu tenho um bullet 2 100mw , uma cpe da tp-link e uma omni de 12dbi tudo na frequência 2.4 , nisso queria levar a internet e também jogando um sinal wireless ate uns 4km já tava bom para mim , preciso da ajuda de vcs amigos .