+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Ola pessoal,

    Sou novo no forum, mais gostaria de uma ajuda. Preciso de uma solução que fará um controle do link, para quando meu link cair eu ter o grafico da queda e o tempo que ficou sem o link.
    Ou seja amigos preciso de um gráfico/relatório de trafego onde é possível eu identificar a queda do meu link e o tempo que permaneceu inativo, para que eu possa pedir o desconto na fatura do link. A empresa esta me pedindo um relatório do tempo e do dia para que eu possa calcular o desconto na fatura.
    Eu sei que tem como fazer atravez do mikrotik, so não sei como, alguem pode me esclarecer?
    Preciso de um agrafico para identificar possivel queda no link ou seja: tempo de interrupção do serviço.
    Agradeço desde já a todos do forum e peço esclarecimentos.

    Hebert

    Mikrotik pc x86
    level 6
    hotspot

  2. #2

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    The Dude... vc consegue essse gráfico... excelente sistema, utilizo aqui no provedor... qualquer dúvida é só me chamar....

    MSN: [email protected]

    Abs

  3. #3

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Vou baixar e testar, ja add vc no msn, vamos conversar depois sobre o programa.
    Agardeço peça ajuda!!

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Tambem uso o Dude e quando cai algum link ou algum radio para e funcionar emite um alerta por sms

  5. #5

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Sua maquina tem que ser boa para usar o Dude, se for maquina fraca ele baixa demais o desempenho. A Melhor ferramenta que tem para fazer monitoração de link, consumo de CPU, Todos os Host de uma rede e o que mais vc pensar é o NAGIOS. Tem outros parecidos, mas Nagios é o melhor, inclusive a maioria dos parecidos são construidos sobre o nagios.

  6. #6

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Bom dia


    Estou usando Dude com SNMP, e outra coisa, faz uns 2 meses que estou usando observium (estou gostando muito dele)...

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    amigo ente em contato com a MWT - Networks do Brasil fale com o Marco Tulio ou o Leandro, tem uma otima solução da pra saber até se tem problema de energia na rb, smartisp usei e recomendo

  8. #8

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Amigo,

    Vc pode habilitar o graphing direto no Mikrotik que ele vai gerar esses graficos, o único porém é que ao reiniciar a RB vc perde esses graficos, exceto se habilitar para escrevêlos no disco, o que se torna inviável em equipamentos de pequeno porte como routerboards.
    Aqui na empresa utilizo o Cacti, por SNMP ele gera grafico das interfaces, há também um plugin que faz com ele gere graficos para as simple queues.
    É possível ainda com o Cacti determinar a latência média daquilo que é monitorado, a latência momentânea e muitos outros recursos, vale a pena conferir, e o melhor, é free!

  9. #9

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    aqui eu uso prtg funciona normal cara
    http://201.49.78.154:8081

  10. #10

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Solução externa (fora do MK) com grafico de tempo para monitorar Mk e suas repetidoras

    https://under-linux.org/f311/script-...ia-sms-153136/

  11. #11

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    tenho meu cacti ja funcionando perfeitamente, monitoro cpu, interfaces de rede e vlans. Porém gostaria de saber se alguém sabe como monitorar o queue do Mikrotik, para saber quanto de banda esta sendo consumido por um cliente que vendemos link. Assim posso ter uma media de consumo. alguém pode me ajudar?

  12. #12

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Infelizmenete nao sei te ajudar. Mais tenho certeza que alguem o ajudará!

  13. #13

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Consegui agora monitorar com o queue tree, porém nao consigo monitorarar o simple queue

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    uso o dude enviando SMS, e funciona muito bem

  15. #15

    Padrão Re: Quero monitorar meu link para quando cair eu ter um grafico demonstrando a queda e o tempo?

    Amigo,

    Por acaso tem algum passo a passo de como configurar ele para fazer isso?
    att