+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo Irradiante

    Bom dia pessoal, esses dias atrás assistindo TV vi uma reportagem que salvo engano o metro de São Paulo irá colocar cabo de emissão de RF dentro dos túneis para que os celulares possam ter sinal, pelo q explicava a reportagem parecia ser bem simples o esquema, na porta do túnel era colocado uma anteninha de celular tipo akelas espinha de peixe e a ela ligado um cabo que percorria toda a extensão do túnel, neste cabo havia pequenas fissuras em toda sua extensão e nessas fissuras é q o sinal de era emitido
    Vendo a reportagem imaginei q isso poderia ser util para nos provedores, tenho um caso aki q tenho que atender um condomínio vertical porém não tenho possibilidade de colocar rádios ou ap unifi, se este cabo der certo para internet pode ser ligado um bullet ou um ap nele e descer ele paralelo ao prédio.
    Aguardo a opinião do pessoal que tenha mais conhecimento no assunto.
    Abraços

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Cabo Irradiante

    tem um topico sobre este cabo aki no under
    usando a pesquisa do forum encontrei
    Cabo Irradiante - Matéria do Site Olhar Digital

  3. #3

    Padrão re: Cabo Irradiante

    Resistores normais não são puramente resistivos em 2.4Ghz, para fazer terminações ou
    carga fantasma (dummy load) é necessário que os componentes não apresentem reatância nem indutiva e nem capacitiva.
    A carga resistiva (carga fantasma) é geralmente montada com a associação de resistores em paralelo (de carvão ou metal filme) não indutivos.
    Em caso de dúvida usar uma terminação profissional de 50 ohms 1W homologada até no minimo 2.5Ghz.
    Terminações profissionais

    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  4. #4

    Padrão re: Cabo Irradiante

    é exatamente este cabo e esta matéria que assisti Cabo Irradiante - Matéria do Site Olhar Digital
    Até o momento agradeços o Jorge Aldo e o Duhbnu, porém não temos nada em concreto de onde encontrar este cabo para comprar, ou de alguém que tenha ou esteja usando para nós falar se realmente funciona conforme diz a matéria.

  5. #5

    Padrão re: Cabo Irradiante

    Cabos irradiantes coaxiais antena RFS KMP drakaUm cabo irradiante, também conhecido por cabo fendido, permite a entrada e saída de rádio freqüência através de pequenas aberturas no condutor externo ao longo de sua extensão. Ou seja, trata-se dum cabo coaxial modificado capaz de atuar como uma antena. Utilizado de forma correta, tal cabo pode trazer inúmeros benefícios a diversos tipos de ambientes. Afinal, além do alcance considerável, tal cabo é fabricado para distribuir diversos tipos de sinais. Por exemplo: AM, FM, GSM, UMTS, Wi-Fi, WiMAX e outros. Isto significa que um único cabo pode ser utilizado para diversos fins conforme a necessidade, fato que gera flexibilidade e economia.
    http://www.vivasemfio.com/blog_image...irradiante.jpg Quando o assunto é “cabo irradiante”, temos um exemplo clássico. Trata-se do setor de engenharia duma universidade norte americana. Eles trocaram o conjunto formado por access point, antena e amplificador por aproximadamente 330 metros de cabo-antena. Este projeto, segundo representantes da instituição, proporcionou melhor cobertura de sinal, minimização do potencial de interferência co-canal e maiores taxas de transferências.
    Alguns fabricantes: RFS-KMP e Draka Cableteq com sua linha RFX.


    Cabos irradiantes coaxiais antena RFS KMP draka | VIVASEMFIO


    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  6. #6

    Cool Re: Cabo Irradiante

    A ideia do JorgeAldo é boa, mas o grau de precisão exigido para fazer em múltiplos de onda é muito grande.
    Particularmente, eu não conseguiria para ter uma ROE menor que 1:1.05.

    Tem as questões de perda por inserção...

    Tem dicas bem interessantes neste Artigo...
    linhas de transmissao

    Abraçäo e sucesso

    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  7. #7

    Padrão Re: Cabo Irradiante

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Ai eu já discordo.

    ...
    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    A ideia do JorgeAldo é boa, mas o grau de precisão exigido para fazer em múltiplos de onda é muito grande.
    Particularmente, eu não conseguiria para ter uma ROE menor que 1:1.05.


    ... sinceramente, não entendi do que discordou....

    - se a idéia é boa...
    - se não precisa ter precisão neste comprimento de onda...
    - se eu não conseguiria fazer...
    - se o artigo esta errado...

    ... mas repensando no assunto, analisando o cabo, ele é continuo... não sofreria rotações de fase na irradiação , que a inserção de segmentos fora de múltiplos de onda causaria...

    ... também me bateu a curiosidade e liguei para KMP e um Eng. me disse que o cabo funciona como se fosse uma destas antenas guia de onda (tubo retangular vertical com aberturas que irradia horizontalmente) chamada waveguide slotted ...

    Também estes trabalhos ai nos links são superinteressantes:

    61412184007
    http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/968/1/2008_DanielLacerda_AluisioSantosJunior.pdf

    .
    .. mas minha curiosidade sobre o assunto foi satisfeita, vou comprar para colocar no hotspot de um hotel com 10 andares ...
    quando estiver instalado eu conto...


    Obs. Não discordo de ninguém... Como diz o JÔ SOARES, se uma árvore disser oi Eduardo... eu digo "oi árvore, como vai..." e vamos seguindo pela vida... se for possível dividirmos e com isso multiplicarmos estamos aí... conhecimento tem muitas vertentes e variáveis para alguém poder afirmar com certeza absoluta que têm a verdade... muito menos eu...

    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  8. #8

    Padrão Re: Cabo Irradiante

    Duhbnu quando vc comprar o cabo nos indique o local que vc adquiriu pois também tenho interesse.