Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
+ Responder ao Tópico

1. Aqui pra mim o sol até pode ser, más humidade... Eu estou no nordeste. Instalo também da mesma forma que vem, tenho vários equipamentos na rede e se obedecessem algum padrão básicos de qualidadede e aqui tivesse problema de temperatura, elétricos ou aterramento, humidade, instalação etc a rede inteira estaria afetada, tenho cpes kozumi, firemax instalados a mais de 4 anos, radinhos dos mais diversos tipos nos clientes vindos de clientes de terceiros, nanos, bullets, antenas pci, usb etc. Algum problema de alguma natureza só atinge a airgrid por que não os outros?

2. Quanto a manter a umidade dentro do aparelho por conta do silicone, raciocino da seguinte forma: a umidade que entra é água que escorre pelas frestas dos encaixes, então não é água condensada do ar. A ÚNICA entrada que eu NÃO vedo é aquela do cabo de rede, que tem um clip preto de plástico prensando o cabo na carcaça do aparelho. Então tem como evacuar a tal umidade condensada do ar assim que bate um sol, mesmo que seja bem mirrado.

Como disse, o problema não está na condensação do ar, e sim na ÁGUA em estado LíQUIDO que entra pra dentro do equipamento. Essa sim, molha de verdade e no mínimo oxida tudo por dentro. Se a condensação trouxesse problemas, NanoStation e Bullet também estragariam, porque aquela tampinha de correr não veda nada. Muito menos aquela rosca do Bullet.

Quem mora perto do mar ainda deve ter o problema da corrosão por conta da maresia. Sal corroe mesmo, desmancha o circuito impresso, e não tem como evitar.

Viu Izau (e demais), cuida esse detalhe que passei. De repente faz uma baita diferença na vida útil das tuas Grids.

3. Saudações ao colegas do fórum!

Venho aqui compartilhar, as minhas experiencias, com os colegas.

Uso na minha rede varios equipamentos UBNT, no quesito radio-frequencia troquei tudo o que era mikrotik, entre outros, para UBNT, motivo:

1º Minimização da Lei de Murphy na estrutura;
    2º Tecnologia atualizada;
    3º Facilidade na instalação;
    4º Peso da cpe x componentes necessários a instalação ( suporte, mastro, etc );
    5º Ferramentas de diagnostico avançadas;
    6º Simplicidade na configuração básica e sua replicação em massa;
    7º Custo x beneficio;
    8º Promessa de compatibilidade com produtos futuros, dentro das possibilidades técnicas.

As qualidades dos produtos UBNT são inumeras, porém, todas juntas não se sobrepõe ao prejuízo que um provedor pode vir a amargar. Esse sim, com certeza, tem que ser levado em 1ª posição quando da opção por padronização de marca e tecnologia dentro de um provedor, pois o provedor será "refém" da marca, e deverá pesar muito bem os prós e os contras, antes da sua opção!

Uma lástima a UBNT pecar no desenvolvimento da AirGrid, um equipamento que com certeza ocupa a posição de maior investimento dentro de um WISP, e muito usado pela maioria dos WISP´s.
    Não sei o que a UBNT vai fazer a respeito das antenas modelo AirGrid que apresentaram defeito, ao meu ver, o minimo seria ela conveniar uma empresa aqui no Brasil para fazer o reparo ou substituição da placa interna gratuitamente, logo o defeito provavelmente seja um erro de projeto ou vicio de fabricação ou componente. Para a UBNT sairá muito mais barato fazer o reparo gratuito, do que queimar a sua própria marca por tão pouco caso.

Um álibi que a UBNT está usando para obter devolta a confiança dos consumidores brasileiros juntamente com sua ponte de vendas no PY, a Flytec, é: " 1 ano de garantia com troca imediata ".

Vou deixar aqui registradas as minhas experiencias com a loja Flytec.

Levei um bico de AirGrid M2 novinho, sem nenhum risco, comprado na propria flytec, que veio queimado já de fábrica e acreditem foi um baile para trocarem, somente quando perguntei: porque no site diz "troca imediata"?, aí sim, trocaram sem mais perguntar nada.

O pior aconteceu com um ap da TP-Link, TL-WR743ND.
    No site da Flytec eles também garantem os produtos da TP-Link "1 ano de garantia com troca imediata"

Eu posso afirmar com todas as letras e em bom tom, MENTIRA!
    Porque!? a saber:

Comprei o ap TL-WR743ND na referida loja, instalei no cliente, e, em 1 semana com uma queda de energia o firmware do ap corrompeu, ele acendia os leds de ligado porém quando começava o boot ele reiniciava e assim ficou em loop.
    Solução, trocar na Flytec! Eu estava todo tranquilo, " 1 ano de garantia com troca imediata" era so levar e trocar, ah sim! Isso só nos sonhos e claro no site da Flytec!
    Pois bem, levei o ap até a Flytec, ai veio aquela embromação de costume na hora de trocar e veio a desculpa, o aparelho não estava na caixa original, não estava com os plásticos de fábrica e tinha indicios de que fora usado e não seria possivel a troca imediata, então eu teria que deixar ele para "reparo" o que ocorreria em até 15 dias.
    Pois bem, aceitei sem problemas, pois eu estando em um pais estrangeiro não poderia me meter em discusões, pois poderia correr o risco de ser preso, sabem como são os policiais do pais vizinho qualquer escorregão de brasileiro é na base do $$$.
    Após os 15 dias voltei para buscar o ap e acreditem, não haviam consertado, e disseram que também não iriam trocar, o motivo: para produtos com a porta LAN queimada não havia garantia!
    Mais uma vez tive que ficar quieto e aceitar o imposto, pois eu estando em um pais estrangeiro não poderia me meter em discusões, pois poderia correr o risco de ser preso, sabem como são os policiais do pais vizinho qualquer escorregão de brasileiro é na base do $$$.
    Não satisfeito, eu me perguntava: como porta LAN queimada se nem ao menos foi tirado o ap do loop!?
    Conclusão, eles enrolam, enrolam e enrolam, assim como alguns fornecedores caras de pau aqui no Brasil, fingem que consertaram ou quando não conseguem inventam uma desculpa para não arcar com o prejuizo e com a responsabilidade e empurram a bomba para o provedor.

Até agora, a unica solução que encontrei para amenizar esses prejuizos com equipamentos wireless, que dizem terem "garantia", foi envia-los para a New for Service e com custo, porém na maioria dos casos o conserto sempre sai no minimo a 33% do preço de um novo aqui no Brasil, e de 60% a 100% de um comprado no PY.

Outra experiencia que quero passar aos colegas é quanto ao uso de uma antena AirGrid 23dbi 5v usb (agora com fonte usb 5v externa), é daquelas primeiras bombas com adaptador usb+RJ45, tenho ela instalada aqui em um cliente a aproximadamente 10 meses, ela está com um cabo POE de 3m e estou usando ela com a potência de 1dBm, até agora não deu nenhum problema e ela esta super estável, AMÉM!.

Mas nem sempre fora assim no passado! Tentei instalar ela com aquele adaptador usb que vem junto no kit, usei um cabo POE de 8m e não foi nem a pau, só reiniciava. Abandonei ela em um canto por um bom tempo, ainda bem que comprei somente 1 para testes! Nesse meio tempo que ficou abandonada, apareceu na Flytec a fonte 5v externa original da ubiquiti, não pensei duas vezes, comprei e logo instalei a maldita ( no meu caso bendita, hehehe ) em outro cliente e desta vez usei um cabo POE de 3m, e Voilà, como eu disse acima, até hoje nunca mais encomodou.
    Hoje dei uma olhada nela e estava a 65 dias sem reiniciar, isso em um cliente, acreditão!? Eu mesmo só acredito vendo! e vi! Pena que não me liguei de tirar uma print screen dela antes de fazer uma alteração necessaria e acabei reiniciando ela.
    Outra dica que dou para os colegas que ainda tem essa antena funcionando, além de baixarem a potencia dessa antena para perto de 1dbm é, desliguem todos os led´s de sinal, mas porque !? Um dos grandes problemas da AirGrid é o aquecimento excessivo, os led´s ajudam no aquecimento interno, então desliguem os led´s.
    Vou postar umas print´s screen´s que tirei hoje dessa antena.

Posso estar errado, mas ninguem me tira da cabeça que um dos problemas desta antena AirGrid usb e AirGrid 24v é o offset entre software/hardware existente no ajuste de potencia do transmissor de RF. Porque ninguem me tira isso da cabeça!?
    Pois bem, me explique o seguinte:
    Como pode o sinal de uma antena AirGrid usb 23dBi setada a 1dBm chegar no AP com o mesmo sinal de uma outra antena AirGrid HP 23dBi setada a 6dBm e estando as duas a mesma distancia e direção do AP? Me responda agora, como pode ser se não pelo offset a que me refiro!?

No passado, o mesmo aconteceu com os cartões mini pci da SENAO/Engenius EMP-8602 PLUS-S, EMP-8602 PLUS, EMP-8601 PLUS, EMP-3602, EMP-3602, lembram!? Os sintomas são os mesmos! Para quem não lembra ou até hoje não sabe o porque seu cartão SENAO/Engenius queimou ou perdeu potencia é só ir até esse link http://www.senao.com/images/www.sena...NO1=B231&CNT=1 e dar uma lida no documento disponibilizado pela SENAO/Engenius. A lástima foi que até a SENAO/Engenius chegar a esta conclusão e a este documento a marca, o modelo do cartão e o próprio cartão fisico foram queimados, e o rombo foi tão grande que até hoje a SENAO/Engenius não conseguiu recuperar seu mercado e reputação conquistada com vários produtos wireless de renome aqui no Brasil, quem não lembra dos NL-3054CB3 PLUS Deluxe que eram muito usados nas torres, eram os melhores na epoca!

A UBNT que não leve a questão da AirGrid a sério que pode entrar no mesmo barco furado que a SENAO/Engenius entrou, é difícil, concordo! mas não impossível! E nós brasileiros somos um mercado expressivo para a UBNT podem apostar!

Com relação as AirGrid M5HP, eu estou usando potencia abaixo de 6dBm e até agora não tive problemas com nenhuma, até agora só perdi 1 antena AirGrid M5 24v se não me engano é da segunda geração pois ela é 24v porém não tem a sigla HP. Ela queimou somente depois que eu aumentei a potencia dela, ela estava com potencia abaixo de 6dBm trabalhando a uns 6 meses, resolvi aumentar a potencia para algo em torno de 9 ou 10 dBm e não durou 2 meses nessa potencia!Em Queimar leia-se perda de potencia.

Bom colegas, acho que é isso por enquanto, anexas seguem as print´s screen´s da AirGrid usb.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SinalAirGridJorgeNaCpe.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	234,2 KB
ID:      	32946Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PotenciaAirgGridJorge.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	164,8 KB
ID:      	32948Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GuiaAdvancedAirGridJorge.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	33,9 KB
ID:      	32949Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SinalAirGridJorgeChegandoNoAp.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	111,3 KB
ID:      	32947

4. Bom dia Cbizzotto, fico grato pelas dicas. Qual o firmware você está uzando nas suas arigrid. Aqui estou usando o 5.3.3 e a potência mínima que aceita é 6dbm.

5. Olá izaufernandes!

Como você pode ver no print screen acima a versão do firmware é a 5.3 e o modelo da antena é uma AirGrid 5v usb 23dBi primeira geração.
    Já a AirGrid que queimou o transmissor era uma AirGird 24v POE 23dbi segunda geração, essa queimou depois que eu aumentei a potencia de uns 6dBm para uns 9 dBm e ainda troquei o firmware para o 5.5 beta3. Agora não sei se foi a potencia maior que fez queimar ou a troca de firmware, acredito que seja o aumento de potencia.
    Já nas AirGrid HP 24v POE 23dbi terceira geração, nessas eu estou usando uma salada de firmware´s, uso de todos desde a 5.3 até a 5.5 beta11 sempre usando na cpe do cliente a mesma versão que está no ap.
    Um problema novo que identifiquei em um lote novo das AirGrid M2 é que o conector RJ45 não trava, e não venham me dizer que é por causa do RJ45 que é chingling porque testei com os da ubiquiti, que uso somente na montagem de torres, e para minha surpresa este também não travou!
    Comparei estas AirGrid M2 com defeito no RJ45 femea com outras AirGrid M5 e o fabricante o RJ45 femea não é o mesmo, a Ubiquiti aparentemente trocou o fornecedor e parece que esqueceu de controlar a qualidade outra possibilidade é estas AirGrid poderem serem daquele fabricante que está falsificando os produtos Ubiquiti na china, sei lá.
    A única certeza que tenho é que as AirGrid M2 que tenho aqui nenhuma trava o RJ45, em todas elas eu tenho que ficar acertando a trava com um estilete, tirando meio milimetro para poder travar.

Tópicos Similares

1. Configuração de duas antenas AirGrid M5 - HP
    Por miltonneto no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 09-11-2015, 13:27
  2. Respostas: 5
    Último Post: 12-11-2013, 19:15
  3. Airgrid M5 Antena descartavel ???
    Por jcmaster85 no fórum Redes
    Respostas: 134
    Último Post: 12-01-2013, 22:07
  4. Respostas: 0