+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Pessoal,

    Qual RAID devo implementar por hardware para ter maior desempenho no cache e qual hardware devo utilizar para atender cerca de 800 clientes?

    Grato,

    Rafael.

  2. #2

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    amigo com certeza tamanho raid 0 com hds de tamanho pequeno para ficar com um desepenho bom, tipo hds de 250gb.

  3. #3

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Fião, raid de hardware não software é o 0 RAID 0, com hds de preferência SCSI, sas fuja de sata ou ide.

    com um bom processador e muita memória.

    abraços

  4. #4

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Se voce quer aliar segurança e performance vai precisar no minimo 3 HD's e recurso de hardware da controladora de disco. RAID5.

  5. #5

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    raid5 nao tem performance .. :P

    raid0 ou varios hds montados como cache_dir sao a melhor forma

  6. #6

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    tbm pensei em raid0

  7. #7

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Tbm estou com essa duvida, eu tava "namorando" um Dell Xeon 3,10Ghz 8Mb de Cache, 8 Gb de Memória, 1HD de 500 para o sistema e 2 Hds de 1TB para o cache...
    Mas pelo que andei estudando para o RAID 0 quanto menor o HD melhor, talvez eu coloque mais hds com um tamanho menor..

  8. #8

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    se for usar squid/lusca como proxy. a recomendação é nao usar raid nenhuma.. e criar 1 cache_dir por HD !! assim o squid vai abrir N threads para cada HD .. (com raid.. o squid entende 1 hd apenas, e por consequencia abre a qtde de threads para 1 hd ).

  9. #9

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Para proxy a melhor opção é JBOD se o sistema de proxy suportar, squid e lusca suportam sem problemas não sei quanto ao sistema q quer usar, JBOD significa "Just a bunch of disks" = "Somente um Punhado de Discos" , o proxy se encarrega de cuidar dos spins,filas e etc dos discos, se tiver falha em 1 você só perde aquele conteudo também. Em relação a desempenho de HD, tenha em mente que 1 hd SAS de 15k rpm = 3 hds sata de 7k rpm, mas o ideal é fazer um levantamento de quantidade de requisições por minuto, e tomar como base para o calculo de HDS. Você pode fazer um proxy memory only e tomar as estatisticas de quantidade de requisições no horario de pico, e com isso conseguir o arranjo de hds que te atenda, claro que colocando uma boa folga, aqui fiz isso e coloquei o dobro do que precisava por medida de segurança e garantia de crescimento. usei 3 hds sas, com sata precisaria de pelo menos uns 9 Hds, pelos meus calculos.


    Att,

    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    existe a possibilidade de usar SSD com COSS, em objetos de 0 a 128k por ex..

    e AUFS para o resto nos hds mecanicos..

  11. #11

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    sua informação achei interessante.

    bom para a minha quantidade de clientes que não é muita, quase 800, e tenho um bom link, com 40% ocioso ainda, pretendo colocar um cache apenas para ir testando.

    pelo pesquisei e com as informações dos colegas, encontrei uma boa máquina de um amigo que está vendendo:

    Servidor Dell 2850 Com 2 Hds Scsi 73gb 2 Fontes 3gb Ram

    ele está com 2 processadores xeon 2.8, vou colocar 8gb ram, ele vem com 2hds scsi 73gb e tenho mais 2 hds scsi 73gb pra colocar, totalizando 4 hds.

    fora a memória que vou ter que comprar, esse server ta me custando R$ 1.100,00

    compensa ou devo comprar uma maquina nova? qual a conf (sem exceder o que necessito)?

    grato.

  12. #12

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    verifique se ha suporte a 64bits no processador deste servidor.. um proxy DEVE ser 64bits (proxy desse porte).

  13. #13

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    bem lembrado, vou verificar.

  14. #14

    Padrão Re: Qual RAID utilizar para ter desempenho no cache?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    existe a possibilidade de usar SSD com COSS, em objetos de 0 a 128k por ex..

    e AUFS para o resto nos hds mecanicos..
    Creio que HD SSD não seria viável para um cache, pois eles tem uma "vida útil" de gravação, logo em pouco tem começará a aparecer DeadBlock.
    HD SSD é livre de mecanismos, mas por outro lado ele tem esse pequeno inconveniente.
    Ele é mais caro que os SAS, nesse caso é mais viável um hd SAS.
    Hoje uso o hd SSD somente para instalar o sistema operacional, fica muito mais rápido, e os arquivos jogo em hds SAS.