+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik ou UBNT ?

    Olá,
    Abro aqui um post de discução:

    Mikrotik ou UBNT ?

    Estamos mudando nossa extrutura para oferecer monitoramento com uso de cameras ip junto ao serviço de internet
    E tenho muitas duvidas, acredito que possamos trocar experiencias no material e preço de fornecedores!
    Duvidas, pontos fortes e pontos fracos:

    ***** Usar Mikrotik****
    POP de distribuição para os clientes: (Usando Mikrotik )
    2 pçs RB MIKROTIK 433AH R$ 382,04
    4 pçs CARTÃO MINI R52HN R$ 126,60
    4 PÇS ANTENA OIW 2417P090V R$ 454,00
    6 PÇS CABO PROPR MMCX P UBIQUITI R$ 12,00
    2 PÇS ANTENA OIW 5822G 5GHZ R$ 128,00 (link da base até a torre onde fica o pop )

    *****Ou Ubiquiti *****
    POP de distribuição para os clientes: (Ubiquiti )
    4 pçs PAINEL SETORIAL AIRMAX 20DBI 5.8GHZ 90G – UBNT R$ 404,88
    4 pçs ROCKET M5 MIMO 58GHZ UBNT R$ 279,00

    ***** E nos clientes em 5,8 Ghz *****
    CPE 5.8GHZ 18dBI 630mW Duplo Poe R$ 139,70
    NANO STATION MIMO 5,8 GHZ 16DBI-UBIQUITI M5 R$ 180,29
    AIR-GRID 23 R$ 199,00
    AP SXT 5HnD da Mikrotik R$ 245,00
    Mikrotik Groove 5Hn com antena OIW-5822G(R$ 195 + R$ 128) R$ 323,00

    *** Em Fim, preciso de uma rede eficiente e confiável para passar no mínimo 512kbs para até 80 clientes residenciais, e 50 clientes de 1MB nas empresas, duvida quais produtos usar, e se tem outros produtos bons não listados aqui
    procuro ( Custo/Beneficio/confiabilidade/estabilidade ) ***

    Segue alguns comentários, dos links
    A- NO FORUM :
    https://under-linux.org/f105/qual-o-...62/index2.html

    *** Comentario sobre a linha UBIQUITI
    1-são excelentes, mas só recomendo eles nas estações com base station ou em ptp finais com no maximo uns 15mb de banda... o problema deles está realmente no hardware que processa poucos pacotes assim como comentou o amigo MASCARAAPJ... recomendo que use mikrotik, pois as rb´s podem processar 10x mais pacotes que o rocket, isso vai depender somente dos cartões usados e da RB, mas passa tranquilo dos 20.000 pacotes processados com uma rb 433ah com xr5, meu problema aqui resolvi com esta solução e ficou show mesmo. (eu ja usava mikrotik para este enlace, coloquei os rockets por curiosidade e economia).
    rocket hoje só no meu pop airmax com base station, ou em um pop final com media de 200 clientes no maximo com planos entre 300k e 1m.

    2-na realidade
    ate uma RB+Cartao teria basicamente o mesmo desempenho que o rocket, talves menos (dependendo do caso)...
    afinal, o processamento é basicamente o mesmo.
    para colocar eles, um para tx e outro para rx
    voce vai precisar de 2 RB (uma de cada lado) rodando OSPF e com prioridade maior para o TX
    assim, voce vai conseguir enviar o TX por um lado e o RX por outro, e se por acaso algum rocket apresentar problema, se por acaso o link cair
    teu enlace nao vai parar
    a RB OSPF vai detectar e vai mandar todo o trafego por um lado somente

    http://www.google.com/url?q=https://...gSuSFYBUJeQtZA

    https://under-linux.org/f291/rocket-...61/index2.html
    Rocket M5 definitivamente é uma bosta!
    Tenho um enlace de 50km, fechando 80M "Nossa!"
    Tenho outro com Mikrotik, fechando 30M.
    Esses 80M do rocket só funciona se for apenas poucas conexões, quando jogo o enlace na rede dos meus clientes, cai para 27, 30megas no máximo, sem falar que fica inconsistente o link. Já com o mikrotik funciona os 30megas bem estável.
    Resumindo o rocket não aguenta processar os pacotes. Fiz bonding, tentando juntar os dois links, resultado: a inconsistência do rocket atrapalha o mikrotik.

    https://under-linux.org/f143/quais-e...71/index4.html
    O certo é começar ou migrar o provedor para 5.8ghz sim, imediatamente.
    em 2.4 só há 3 canais, em 5ghz há 18 canais, então, migre já.
    Quanto ao veloz/speedy/cabo o problema é que não é um link onde as sessões chegam a casa das 20 mil, pelo contrario, são limitadas, assim, praticamente com 10 maquinas navegando na rede, ja se esgota as sessões, o que leva a uma demora para começar a abrir a página, porém, daí ela abre rápida. Praticamente da pra colocar 7 a 8 usuários para cada mega real, ou seja, 1 mbps contratado coloca 8 usuarios de 1 mbps vendidos.
    Se fosse um link dedicado esse numero daria para ser entre 22 a 30 usuários.
    Claro que existe o seguinte, 33% apenas do usuários navegando ao mesmo tempo.
    Esse cálculo é para NAVEGAÇÃO!
    Para download é 1 para 1 mesmo.
    A conta muda quando se tem acima de 100mbps de link dedicado.
    Onde a taxa de download para usuario fica em 8 para 1, ou seja, 8 usuarios para cada mbps, isso dizendo que as contas são feitas por média entre o heavy user e o usuário normal.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    ueeee voce esta fazendo uma pergunta e respondendo a mesma pergunta pelo que voce acha ..e ainda se baseando em um post meu ...ok

    ok rocket m5 teste fisico meu ,35 mega de up ,35 mega de down .

    agora ja vi teste de ponto a ponto r52hn que vi e não acreditei mas eu vi 50 mega up and down ....

    so que em multiponto e outra historia ,eu iria de ubnt pelo sussesso do ubnt aqui .mas com experiencia mikrotik fas milagre.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    Mas uma hora o santo milagreiro pode cai do andor, ne naldo864!!! brincadeira galera.
    Eu vou de Ubiquiti, pois como vc mesmo falou "Estamos mudando nossa extrutura para oferecer monitoramento com uso de cameras ip junto ao serviço de internet" e a Ubiquiti tem essa solução completa, não gosto de misturar equipamentos de fabricantes diferentes na infraestutura interna da rede, mas se misturar use sempre soluções de qualidade como Mikrotik.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    Olá, Naldo,
    muito bom compartilhar as informações e experiencias com você, seja bem vindo,
    Na verdade não respondi a pergunta !
    coloquei em evidencia o comentario feito por você, por achar de grande importancia para iniciar este topico, percebo assim que com a sua experiencia, evidencio um bom comentario, para tirarmos como base para discultir oque seria mais apropiado para usarmos em tal situação, teus post tem sido de grande utilidade, assim observando acabamos aprendendo de certa forma com erros e acertos de outros, e fazendo uma troca de experiencia para o bem comum, fica aqui meus agradecimentos por fazer parte deste forum e se puder compartilhar mais informações a respeito será de grande validade, não so para mim, mais para todos que participam da " under ", sendo assim aproveito para te perguntar, você chegou a montar o sistema como comentado em seu post ?
    conseguiu melhorar o desempenho usando o UBNT ou fez o OSPF ?

    """o rocket faria apenas o wireless, a RB faria o roteamento
    Mascara comentou:
    "arruma 2 rb ai e faz o testes com OSPF, tente enviar (TX) por uma porta e receber (RX) por outra porta.
    feito isso, basta fechar os dois enlace rocket e colocar a RB embaixo para fazer esse gerenciamento "

    No aguardo, Forte abraço,,

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    Caro, Biohazzard, primeiramente agradeço pelo post, e participação;
    quanto ao fato do processamento das ubiquiti é oque mais tenho me preocupado, vejo muitos post falando que o processamento não seria um dos melhores, inclusive dei destaque a um dos comentarios no qual o francisco0000
    https://under-linux.org/f291/rocket-...61/index2.html
    comentou que o " Resumindo o rocket não aguenta processar os pacotes "

    seria este um problema real ainda não corrigido ou ocorreria por conta da distancia deste link ?
    Porque, imagina isto em uma rede com um grande volume de pacotes de imagens, seria tragico !
    Gostaria que você pudesse compartilhar mais informações a respeito,

    No aguardo, forte abraço

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    hummm o sistema de rx por um lado e tx por outro usando ospf eu não testei ainda .
    teve gente que disse que pode dar problema na pilha tcp mas ai nõa posso falar nada.
    ja uso ospf na rede e acho bom ,eu acho que ubiquiti e viavel sim para sistema de cameras e deve ser melhor ainda se usar as airvision .

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    Pessoal desculpe-me se eu parecer se rude nao li muitos os detalhes do POST mais quero so fazer um pequeno comentario...
    Qual a diferença entre mikrotik e ubiquiti....
    so tem um SOFTWARE ,,, Um comercializa o RouterOS e outro o AIROS..
    o Hardware e extamente o mesmo .... nao muda nada como maioria do equipamentos wireless de alto desempenho do mercado mundial...
    pessoal nao quebrem cabeça com isso ..
    routeros e sistema para administração de redes...
    AIROS e um simples sistema linux para operar as bridges da ubiquiti em RF nao muda nada...
    "post relacionado" = Mikrotik ou UBNT ? - MK-AUTH

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    eu não mudo mais para outra, o mikrotik, nuca deixa na mão, ubnt até virus pegou.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    Não posso deixar de comentar a experiencia na empresa onde trabalho. Utilizamos na maioria RBs 433xxx e equipamentos Ubiquiti para os enlaces das torres.
    Na maioria dos casos cartões XR5 com painéis OIW e ainda que não esteja muito de acordo possuímos cerca de 6 mil clientes num total de 50 habitantes na cidade. O Problema que estamos encontrando atualmente é a troca dos cartões antigos para os novos. Eu creio que um Mix de Sistemas e Tecnologias ainda esta sendo viável para manter a ordem nos clientes. Mas logo sera necessário outras mudanças.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik ou UBNT ?

    fico com UBNT para Link e MK pra gerenciamento e roteamento e controle de conexões