Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Protocolo NV2 MikroTik

    Pessoal, estou pensando em usar o protocolo nv2 em ponto-a-ponto por aqui, queria uma dica de vocês sobre em que esse protocolo pode me ajudar em um ponto-a-ponto, já que pelo meus estudos ele foi desenvolvido originalmente para ptmp.

    Ouvi dizer que ele é um pouco mais "robusto" e que algumas pessoas utilizam este protocolo para ponto-a-ponto, e ele ajuda bastante.

    Grato
    []'s

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    olha eu uso aki
    o que percebi é que o throughput aumenta consideravelmente melhor que o nstreme simples o que axei estranho é que o latencia de 1 a 2 ms sobe pra 10ms

  3. #3

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    hun, eu to usando aqui na versão 4.17 do mikrotik, sabe de algum bug disso nessa versão ? O Througput não aparece depois que ativei o NV2.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    uso NV2 em grooves, e em sxt, cartoes tb, muito melhor que nstreme, mas tem uns macetes para colocar 100% nunca mais tive problema com gargalo entre elnaces

  5. #5

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    "macetes" ?? Como assim. Começamos a usar esse protocolo pois dizem que ele cai menos que o nstreme, a configuração que deixei foi a default pra um enlace de pouco mais de 20 KM, e até te falo que melhorou muito.

  6. #6

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Então compartilha os macetes se possível amigo. Vai enriquecer o fórum.

  7. #7

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Boa Tarde a todos,

    Creio que quem use o NV2 e consiga tirar a sua performance máxima,"100% como dito", mas coloca no ar que existe um ou "uns macete" pra coisa rolar.
    Vem ao Fórun, onde teoricamente uma de suas principais funções, seja o compartilhamento de informações, e não informe ou sequer comente quais seriam os "tais" macetes"", me parece que seja algo incoerente.

    Mas infelizmente, este parece ser o comportamento que esta se generalizando no Under, é claro com várias exceções, felizmente.

    Todo mundo faz o que desejar com as informações que tem posse, e não sou a favor de que ninguém se sinta obrigado a passar qualquer informação que seja, muito pelo contrário, mas vir no Fórun "pescar" clientes, creio que o espaço poderia ser mas bem utilizado.

    Sds,

    A todos.

  8. #8

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Bom, como diz um amigo meu, não existe mágica e nem "macetes" em nosso meio. O que existe são testes bem sucedidos, ou tentativas fracassadas que nos dão experiencia. Cabe a cada pessoa compartilhar ou não as mesmas.

    []'s

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         troug.JPG
Visualizações:	1989
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	32807

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Rodrigo, já que postou imagens, poderia fazer o teste usando both na direção e aumentar para 40 sessões TCP. Se puder poste também o equipamento e versão do ROS que está usando.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         troug.JPG
Visualizações:	1989
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	32807

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Como uso GVT nao necessito de passar 40mb full ja que tenho 35 de descida e 3.5 de subida, usei um par de groove versao 5.12. e antenas de 25solida,

  12. #12

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Pessoal vim agora compartilhar minha breve experiência com o NV2. Como disse à algumas postagem atras estou usando o NV2 em um enlace com um pouco mais de 20 KM, que estava me dando uma dor de cabeça tremenda, pois estava caindo constantemente. Nesse enlace eu usava o Nstreme. Ativei o NV2 neste ponto-a-ponto e já estou a inimagináveis 48 horas de uptime.

    O que pude perceber no NV2 é que ele da uma instabilidade maior ao enlace. No entando, não sei se é normal, mas meu sinal neste enlace subiu de -65 para -72, normal ?
    Continuarei testando e informando aqui.

    []'s

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Citação Postado originalmente por deivisonmoraes Ver Post
    Pessoal vim agora compartilhar minha breve experiência com o NV2. Como disse à algumas postagem atras estou usando o NV2 em um enlace com um pouco mais de 20 KM, que estava me dando uma dor de cabeça tremenda, pois estava caindo constantemente. Nesse enlace eu usava o Nstreme. Ativei o NV2 neste ponto-a-ponto e já estou a inimagináveis 48 horas de uptime.

    O que pude perceber no NV2 é que ele da uma instabilidade maior ao enlace. No entando, não sei se é normal, mas meu sinal neste enlace subiu de -65 para -72, normal ?
    Continuarei testando e informando aqui.

    []'s
    instabilidade ???
    o meu sinal subiu um pouco tb

  14. #14

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Instável?

    Ora, se o NV2 (TDMA) já surgiu para aumentar a estabilidade das comunicações, evitando colisão de pacotes e retransmissões...

    Quanto ao sinal: Tenho um enlace de 55Km, com nstreme simples ficava algo em torno de 35Mb full-duplex (both), depois que ativei o NV2 o tráfego full-duplex diminuiu, impressionantemente para 20Mb full-duplex, e aumentou em modo half-duplex, de 40Mb para, incríveis 57 Mb x 57 Mb.

    Nível de sinal, o mesmo, nada mudou, mas o tráfego sim!

    Vejam a estabilidade usando NV2:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eMartins.jpg
Visualizações:	1148
Tamanho: 	29,1 KB
ID:      	32815Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eMartins2.jpg
Visualizações:	1144
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	32816

  15. #15

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Desculpem minha falha, troquei o "estável" pelo "instável" . -rsrs
    Errei nas palavras. Meu link esta muito mais estável, isso que queria falar !
    []'s

  16. #16

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    O unico problema que vjo no nv2 é o ping q aumenta drasticamente com nstream fica 1-2 com nv2 fica 6-10 para somente uma repetição não ha tanto impacto mas para 2,3 ou mais a coisa ja fica feia e aqui no meu caso o sinal subiu tbm

  17. #17
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Bom dia,

    O NV2 aumenta a latência por ser TDMA, ele comunica com os clientes "individualmente".

    Ao enviar dados para um cliente, ele está enviando apenas para aquele cliente, fazendo exatamente o que o colega falou antes, evita colisões e retransmissões. Tem muita eficiência em pmp. Para ptp, muito melhor usar Nstreme, com as últimas versões do ROS principalmente, que corrigem os problemas que geravam desconexão, e a latência fica baixa.

    O Link mais robusto que tenho é de uns 8Km, com antenas de 33, RB800 e cartões R52HN. Em Nstreme, consigo 180Mb Half e 80Mb Full, com latência de 2ms durante o teste, no dia-a-dia (30Mb +ou-), fica em apenas 1ms.
    Em NV2, consigo 210Mb Half e 95Mb Full, com latência de 11ms durante o teste.

    Essa é a direferença que o NV2 faz em um ptp, aumenta a banda, mas a latência sobe também. Se o link Wireless estiver bom, o Nstreme vai funcionar perfeitamente.

    Abraço
    Última edição por gamineiro; 01-02-2012 às 23:01.

  18. #18

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    mas o problema continua, COMO CONFIGURARAR MILAGROSAMENTE COMO O AMIGO SITOU?

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    Não existe milagre netuai... palavras eloquentes apenas. Veja só; a tela de configuração do NV2 tem 5 parâmetros: TDMA Period Size, Cell Radius, Security, Pre-Shared Key, Queue Count e QoS, destes, dois tratam apenas de segurança (cripto) então não são determinantes. QoS também não é determinante do ponto de vista do enlace (qualidade e banda passante), mas é para definir prioridades com base em categorias/classes de serviço.

    Ficamos então com TDMA Period Size e Cell Radius.

    Vejamos o que diz o tal do Manual

    Citação Postado originalmente por Wiki Mikrotik
    Nv2-cell-radius - specifies distance to farthest client in Nv2 network in km. This setting affects the size of contention time slot that AP allocates for clients to initiate connection and also size of time slots used for estimating distance to client. If this setting is too small, clients that are farther away may have trouble connecting and/or disconnect with "ranging timeout" error. Although during normal operation the effect of this setting should be negligible, in order to maintain maximum performance, it is advised to notincrease this setting if not necessary, so AP is not reserving time that is actually never used, but instead allocates it for actual data transfer.
    Especifica o intervalo de tempo para as estações mais distantes. Se você configura um intervalo pequeno demais pode "ferrar" as estações mais distantes, portanto é imprescindível ter a média correta para que funcione bem todos os clientes. No manual recomenda nem configurar este parâmetro, pois seria insignificante seu resultado.

    Em algumas situações já configurei, juntamente com o TDMA Period Size e percebi resultados melhores. Desta forma o MILAGRE é: Teste até a exaustão, para o SEU CENÁRIO e veja qual configuração se ajustou melhor. Se ocorrem problemas depois de algum tempo; TESTE NOVAMENTE até conseguir a melhor configuração.

    Citação Postado originalmente por Wiki Mikrotik
    tdma-period-size - specifies size in ms of time periods that Nv2 AP uses for media access scheduling. Smaller period can potentially decrease latency (because AP can assign time for client sooner), but will increase protocol overhead and therefore decrease throughput. On the other hand - increasing period will increase throughput but also increase latency. It may be required to increase this value for especially long links to get acceptable throughput. This necessity can be caused by the fact that there is "propagation gap" between downlink (from AP to clients) and uplink (from clients to AP) data during which no data transfer is happening. This gap is necessary because client must receive last frame from AP - this happens after propagation delay after AP's transmission, and only then client can transmit - as a result frame from client arrives at AP after propagation delay after client's transmission (so the gap is propagation delay times two). The longer the distance, the bigger is necessary propagation gap in every period. If propagation gap takes significant portion of period, actual throughput may become unacceptable and period size should get increased at the expense of increased latency. Basically value of this setting must be carefully chosen to maximize throughput but also to keep latency at acceptable levels.
    Aqui uma configuração interessante, pois tempos menores diminuiriam a latência, mas PODERÁ aumentar a carga de processamento e consequentemente os PPS, reduzindo assim a banda passante. Estes valores, como diz o tal de MANUAL, devem ser cuidadosamente testados ATÉ A EXAUSTÃO ( fisíca, psicologica ) a fim de se obter o melhor resultado para o enlace.

    Essas são as configurações milagrosas.

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    mas o problema continua, COMO CONFIGURARAR MILAGROSAMENTE COMO O AMIGO SITOU?

  20. #20

    Padrão Re: Protocolo NV2 mikrotik !

    obrigado pelo exclarecimento