+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    Ola pessoal do under linux, vim até aqui pedir a opinião e ajuda de vocês, porque sou meio leigo com wireless falando em media/grande escala.
    Sou o responsável pela parte de TI de uma corretora de seguros, e estamos tendo problemas com a establidade da nossa rede wireless...
    - O que temos:
    Cerca de 10 usuários constantes na nossa rede wireless, com picos de 25...
    - O que queremos:
    Conseguir chegar até um número de 50 dispositivos sem problemas de conexão...
    - Problemas que temos:
    Nossa rede se torna terrivelmente instável após 5 usuários (algum gênio achou que um Tplink TL-WR340G daria conta do que um Cisco linksys e1000 não dava...)
    Estive testando uma placa wireless ligada diretamente ao servidor pfsense, mas enquanto a pfsense baseado no freebsd 9 não vem, o suporte ao chipset permite só padrão g, e embora seja bem melhor que esses acess points residenciais... também acontecem quedas constantes.
    ....
    Me foi sugerido um Ubiquiti UNIFI, o que vocês profissionais que vivem de wireless recomendam?

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    meus conhecimentos com unifi e limitado mas pelo que ate onde sei dependendo da banda que passar para cada ate 100 clientes
    mas nesta rede que ja esta ai com o tplink tem que levar tanta coisa em consideraçao para suportar essas 25 maquinas simultaneas....falta muita informaçao ai como jorge aldo ja salientou ...
    faz controle de banda para essas maquinas ou deixa o bigode aberto...rsrsrs

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    Serrá que as quedas não podem algum problema, tipo cabo, conector, o tplink desligando, link instavel?
    vc precisa de 50 simultaneo, ok, não é dificil, mas qual o nivel de sinal no ponto mais distante?
    Derepente seu problema pode ser algum usuario com sinal ruim ficando com conexão de 1Mbps.
    A antena do TpLink, qual esta usada, a padrao ou colocou uma omni de 12dbi?
    Qual o tamanho da area a ser atendida em metros quadrados?

    Dependendo do nivel de sinal no ponto mais distante onde vai ser usado, eu aconcelharia a colocar mais 1 Tplink ou qualquer radio chiru, pois isso pouco importa.

    Ex. vc tem um link de adsl 8 megas com garantia de banda 10%, 800 kbps.
    no horario de pico 25 simultaneos, vamos supor que seu link chegue a 6 megas.
    6 * 1024 / 25 usuarios = +- 245 kbps, isso se der 6 megas que acho dificil, agora imagine isso, se algum resolver ver um video no youtube, ou fazer um download.

    Alem do que um radio apenas não ira passar mais que 3Mbps de throughput. sendo assim a conta fica.
    3 * 1024 / 25= +- 122 kbps.

    Passe mais informações sobre sua rede, como link e metros quadrados e maior distancia do ap.

  4. #4

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    ele tem que postar aqui as configuraçoes dele pois acredito muito que o tp link suporta esse numero de clientes facil facil ...mas ele tem postar se ea rede o a navegaçao na internet que fica lenta

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    Bom dia caros colegas...

    Amigo, como muitos colegas já mencionaram, faltam algumas informações sobre sua topologia. Mas podemos supor algumas coisas. Tenho alguma experiência com redes wifi corporativas, então posso te dizer o seguinte: acho muito pouco provável que o problema seja o seu tp-link. Talvez ele tenha sua parcela, mas dificilmente por causa de qualidade ou de não dar conta do recado, mas sim por aplicação não correta do equipamento. Quando se trata de prover acesso para vários usuários, vc sempre tem q levar em conta a gestão completa da solução, principalmete quando se trata de um ambiente heterogenio. As informações de calculo de bando do Edgar estão corretissimas, só q elas só se aplicam se vc tiver um gestor de banda para que a velocidade seja dividida irmanamente entremos usuários, o que não parece ser o caso, o que leva ao grande problema de redes wifi sem gestão, consumo indiscriminado da banda por usuários isolados, ou seja, um único usuário, deliberadamente ou sem saber, por ação de um vírus por exemplo, "atola" teu roteador. Levando em consideração esse cenário, eu acredito que sua solução depende de mais do que um único equipamento, se você quiser um serviço que realmente tenha qualidade. Depois de todo esse "embromeition", chegamos onde interessa, sugestão de solução e composta basicamente de uma solução de gestão, um ou mais roteadores 300mb com antenas de 8dbi, não acho que adiante colocar nada maior, pq temos que lembrar que wifi e uma estrada de duas vias, nada resolve o roteador mandar sinal ate a lua se a interface do pc não tem capacidade de devolver a resposta, por isso avalie bem seu ambiente, e obvio, uma boa ferramenta de cache obrigatoriamente. Dando nome aos bois, minha solução (como eu já tenho implamtada e funcionando e vários lugares), seria basicamente, uma Mk Rb450g lvl5 com usermanager rodando,se vc vai usar hotspot ou não, fica a seu critério, mas em ambientes corporativos eu prefiro usar wpa-psk enterprise, usando o rádius do usermanager para autenticar, fazendo com que cada usuário tenha seu próprio user e senha para conectar na rede, impedindo aquela história do "ei qual a senha do wifi mesmo?", como roteador eu realmente indico o Unifi, pela grande capacidade que tem, alem do roaming automático entre os equipamentos, múltiplos ssid's, suporte a vlans para divisão da rede se for o caso, sem a necessidade de múltiplos equipamentos, etc,etc, e cache basicamente um thundercache 7 freeads deve ser suficiente para vc. Pode parecer uma solução complicada, mas não é! Alem de ser barata e extremamente robusta, estável e confiável.
    Acho que me estendi demais... Me desculpem os colegas pelo post extenso heheheheeh

    Amplexos

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Bom dia caros colegas...

    Amigo, como muitos colegas já mencionaram, faltam algumas informações sobre sua topologia. Mas podemos supor algumas coisas. Tenho alguma experiência com redes wifi corporativas, então posso te dizer o seguinte: acho muito pouco provável que o problema seja o seu tp-link. Talvez ele tenha sua parcela, mas dificilmente por causa de qualidade ou de não dar conta do recado, mas sim por aplicação não correta do equipamento. Quando se trata de prover acesso para vários usuários, vc sempre tem q levar em conta a gestão completa da solução, principalmete quando se trata de um ambiente heterogenio. As informações de calculo de bando do Edgar estão corretissimas, só q elas só se aplicam se vc tiver um gestor de banda para que a velocidade seja dividida irmanamente entremos usuários, o que não parece ser o caso, o que leva ao grande problema de redes wifi sem gestão, consumo indiscriminado da banda por usuários isolados, ou seja, um único usuário, deliberadamente ou sem saber, por ação de um vírus por exemplo, "atola" teu roteador. Levando em consideração esse cenário, eu acredito que sua solução depende de mais do que um único equipamento, se você quiser um serviço que realmente tenha qualidade. Depois de todo esse "embromeition", chegamos onde interessa, sugestão de solução e composta basicamente de uma solução de gestão, um ou mais roteadores 300mb com antenas de 8dbi, não acho que adiante colocar nada maior, pq temos que lembrar que wifi e uma estrada de duas vias, nada resolve o roteador mandar sinal ate a lua se a interface do pc não tem capacidade de devolver a resposta, por isso avalie bem seu ambiente, e obvio, uma boa ferramenta de cache obrigatoriamente. Dando nome aos bois, minha solução (como eu já tenho implamtada e funcionando e vários lugares), seria basicamente, uma Mk Rb450g lvl5 com usermanager rodando,se vc vai usar hotspot ou não, fica a seu critério, mas em ambientes corporativos eu prefiro usar wpa-psk enterprise, usando o rádius do usermanager para autenticar, fazendo com que cada usuário tenha seu próprio user e senha para conectar na rede, impedindo aquela história do "ei qual a senha do wifi mesmo?", como roteador eu realmente indico o Unifi, pela grande capacidade que tem, alem do roaming automático entre os equipamentos, múltiplos ssid's, suporte a vlans para divisão da rede se for o caso, sem a necessidade de múltiplos equipamentos, etc,etc, e cache basicamente um thundercache 7 freeads deve ser suficiente para vc. Pode parecer uma solução complicada, mas não é! Alem de ser barata e extremamente robusta, estável e confiável.
    Acho que me estendi demais... Me desculpem os colegas pelo post extenso heheheheeh

    Amplexos
    Falou tudo mano...rsrs...um abraço

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento wireless empressa média. Qual comprar?

    Eu sou mais do seguinte modo.

    Rede estruturada e cabeada para PCs, Sevidores.
    Rede sem fio para notebook.

    Se um dia usar essas coisas N 300M eu faria da seguinte forma.

    Cabeamento estruturado.
    Placas Giga nos servidores.
    Switch Core de 16 Portas Giga
    Cabos Cat 6
    Linksys Wrvs4400n (Tem portas Giga) Dependendo do tamanho do prédio usar mais de um
    Placa De Rede Wireless 802.11n Linksys 300mbps - Wmp300n-la

    Isso não vai ficar barato, mas é o indicado.
    Serviço meia boca em empresa não rola, nem em casa eu faço uma coisa dessas.

    Em casa eu tenho:
    NoBreak
    RB 750GL
    AP (Não é roteador) TP-Link TL-WA601g 108M
    Switch
    Cabo para os Micros, DVR, Servidor
    Wireless para SmartPhone e Notebbok.

    Não esqueçam de colocar nobreak e aterramento.
    Última edição por emanochio; 30-01-2012 às 09:48. Razão: Palavra errada