Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Primeiro gostária de agradecer a todos que me ajudaram nas duvidas que tive anteriormente e graças a vocês(em especial o Evando) consegui fazer as configurações anteriores!
    Só que agora a bronca é maior (pelo menos pra mim) estive estudando por aqui e tentado fazer a configuração a mais de 15 dias, e como não consegui estou aqui postando.
    Bom quero fazer um Load Balance com 1 link adsl de 8 mega de down e 512 de up (que só chega 4de down e 512 de up) e 1 link dedicado de 1MBdown\1MBup, fazer os links rodar eu sei (mais acho que os 2 não funcionam simultaneamente no mesmo equipamento) o link dedicado não funciona com o dns do link adsl (não testei se o adsl funciona com o dns do link dedicado) o equipameno que tenho em maos para fazer LB é uma rb450g. alguém não teria uma configuração pronta só pra mim restaurar em meu MK?
    Desde ja o meu mto obrigado

  2. #2

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    faça com pcc tem bastante material aqui

  3. #3

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Aqui no under-linux vai achar muitas coisas sobre, mais no meu caso é parecido tenho 1dedicado de 2mb e 2adsl de 2mb... Já fiz por rotas estaticas, por divisão de clientes em cada link... Mais posso afirmar que no meu caso com média de 30online o melhor é o PCC, tem um programa que já faz tudo para vc é so rodar o programa e digitar os dados... Procura por PCC1.5

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    veja isto se ajuda, tem muito material aki
    https://under-linux.org/f212/pcc-loa...67/index2.html

  5. #5

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    bom o programa pcc1.5 funciona bem mesmo, eu tinha tirado as configurações mais talvez eu não saiba direito, configurei de um jeito aqui que quando desativo um link o outro já entra automaticamente (eu simulo uma queda)

  6. #6

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Consegui fazer rodar, graças a Deus!
    Só que meu link dedicado fica sempre no gargalo (ele é de 1024kb) e o meu link ADSL fica de boa la em baixo tem hora que fica sem trafego tem hora que vai la em cima(mto dificil) quando eu desabilito o dedicado o adsl entra na hora e vai la em cima, a coisa aqui não ta boa, mais só de eu já dar conta de fazer rodar já é bom os ajustes com a ajuda de vocês creio que seja fácil!
    configurei pelo PCC1.5, primeiro coloquei meu adsl sendo de 4 mega(pois so da isso de velocidade) mais ai depois mudei novamente para 8 mega pra ver se resolvia e nada!

  7. #7

    Padrão re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Outra duvida procurei no forum e não achei nada a respeito, oque é LOOPBACK???

  8. #8

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Olá, no caso LOOPBACK é uma regra que você manda os sites seguros ou que não podem ficar ficar pulando de IP para outro IP de conexão, essa regra faz com que ele saia fora do loadbalance saindo somente por um IP de conexão dai não vai dar problema nos sites que tem esse tipo de segurança.

    E outra coisa amigo no caso do Link dedicado ficar sempre no gargalo pode ser a distancia em lá em Route bota distancia 1 para seu Adsl e distancia 2 para seu dedicado pois aqui eu botei esses dias meu dedicado com Distancia 1 ele ficou sempre no talo 1Mega dai botei ele com uma Distancia maior pronto ele está indo conforme a nescidade por que se ai estiver ao contrário pode ser o caso, segue um exemplo abaixo


    /ip route add comment="Link0" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_ether4 scope=30 target-scope=10 aqui seria para deu Dedicado

    /ip route add comment="Link1" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=adsl_ether5 scope=30 target-scope=10 aqui seria para seu Adsl

    Outra dica no seu caso quando você fizer a configuração do loadbalance você colocar a velocidade do seu adsl sendo 4096 pois com você falo que seu link só chega 4Megas se você botar uma velocidade maior ele vai pedir uma coisa que não existe dai pode dar lentidão ping alto essas coisas.

  9. #9

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    oque seria esta distancia? eu mudei aqui o meu link dedicado para 2 ai funciona perfeitamente por alguns minutos e depois o link dedicado para quase totalmente (passando no maximo 50k) ai volto novamente o link dedicado para distance 1 e o link dedicado fica com quase totalmente todo o acesso e o adsl nada... o link adsl nao consigo mudar ele esta sendo discado pelo MK!

  10. #10

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Amigo distancia seria entre um link e outro então o que tiver uma menor distancia e será usado mais, assim usando menos o distancia 2 para equilibrar os links pois eles não são iguais em velocidade bom pelo que vi no seu caso deu resultado só que tem outra configuração ai errado que fez ele não balancear direito, posta ai sua configuração em bloco nota pra eu verificar uma coisa, pois estou achando que o problema foi na hora que você fez a configuração usando o programa PCC você colocou a velocidade do seu ADSL acima do que chega na realidade pra você ai mesmo você mudando a distancia agora o dedicado não vai ser usado legal.

    tipo aqui meus 3 links adsl são de 4500kbps e o dedicado é de 1Mega full então pra meu dedicado começar a chegar a 500Kbps os adsl tem que passar de 2Mega e quando os adsl passam de 3Megas ai o dedicado usa toda sua velocidade entendeu a situação ? pra você entender melhor a coisa da uma olhada na screen tirei agora do meu loadbalance o link dedicado de 1Mega Full é da Ether3.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Loadbalance 4Links.jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	40,7 KB
ID:      	32839

  11. #11

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Caro freitascs, como faco pra pegar estas configuracoes? onde copio elas?
    tem hora que meu link chega a parar completamente, e so fica 1

  12. #12

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Amigo você não tem a configuração feita no bloco de notas não quando você fez pelo programa PCC ?
    Se você não tiver é só ir no seu Mikrotik clicar em "New Terminal", digitar o comando "export" depois que parar você
    clicar com botão direito do mouse dentro da area do new terminal e selecionar "copy all", ai você colo no bloco de notas ou manda aqui mesmo por mensagem.

  13. #13

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Deve ter errado no peso dos links...

  14. #14

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Com certeza deve ser isso na hora de fazer a configuração ele errou o tamanho dos links, por isso quero ver o script dele.

  15. #15

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Salvei, da uma olhada por favor no documento load balance que é as configurações que exportei do MK e a outra que está com o nome configuração é o do programa pcc mais se for possivel analisar o do MK acho melhor pois ele está com algumas outras alterações!

    Repito, mto obrigado msm!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  16. #16

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Cara eu vi aqui sua configuração ta correta só uma coisa em DNS você tem que usar um DNS de cada operadora pois lá ta com os 2 DNS de uma operada isso influencia em se o link que cair for do DNS que está configurado vai parar tudo pois não terá DNS da outra operadora então bota um DNS de cada lá e ver e outro problema ai é que o dedicado ta entrando direto na RB que faz loadbalance, vou ter dizer uma experiência eu e varias pessoas tentamos fazer dessa forma igual a sua ai e não deu certo só funcionou 100% quando colocamos o dedicado em um RB e nela eu fiz um servidor PPPoE e depois joguei um cabo direto para RB que faz loadbalance e nela disca todos os PPPoE ai sim ficou perfeito intendeu

    E outra coisa dessa forma que está ai se o dedicado parar os cliente vão ficar sem internet por que o check gateway irá ficar pigando para o IP do dedicado que ta na RB e não vai identificar que o dedicado caiu por que ela não ta pigando para fora, é claro que é dificio dedicado cair mas aqui comigo já aconteceu do dedicado cair por rompimento de fibra então o melhor jeito seria fazer como eu descrevi acima pois não vi nada de errado na sua configuração a unica errada era só a Distancia que você alterou mas ai o dedicado não ta sendo usado direito.

  17. #17

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Fixa em 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e seja feliz para sempre kkkk
    Amigo deixa rodando umas 2 horas e ve se continua a mesma coisa, pq pode ser que alguém abriu uma sessão de download no ip dedicado e ficou pendurado nele por muito tempo usando a carga total, mais ai depois que acaba volta ao normal... Isso acontece com videos do youtube, download e outros...

  18. #18

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    amigos mudei os dns para 8.8.8.8 e 8.8.4.4, só que tem um porém meus clientes estão a maioria com dns fixo de 201.10.128.3 e 201.10.120.3, pode estar o problema certo?vou ter que ir em todos meus clientes para mudar para deixar automatico ne? e quando eu coloco a la em router>distance do link dedicado em 2 o link dedicado fica azul e quando eu coloco em 1 o link adsl fica azul, e normal isso? lembrando que o link adsl esta em 1!

  19. #19

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    Azul é reserva ou secundario... Melhor deixar o adsl com a distancia maior.

  20. #20

    Padrão Re: "Configuração de Balanceamento com Links de Banda Diferente"

    só que o meu MK está discando o adsl e por este motivo não da pra mim fazer a alteração!