+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Olá, pessoal, to aqui novamente, precisando uma ajudinha dos nobres colegas.

    Bom meu problema é o seguinte: tenho um link sendo enviado para o servidor por uma antena AirGrid 5.8.
    E to instalando um segundo link no mesmo ponto, para ser enviado para o servidor.

    Esquema: modem bridge - rb discando - HUB-SWITCH - AirGrid 5.8 cliente WDS <---> AirGrid 5.8 AP WDS - RB 450G (fazendo balanceamento) - servidor.

    Minha pergunta é o seguinte, vou ter que instalar uma outra antena para jogar este outro link para o servidor?
    ou posso usar a mesma antena para enviar os 2 link?

    se sim... alguém pode me orientar? pois tentei jogar pela mesma antena e deu conflito.

    habilito os 2 link e um deles deixa de funcionar.

    Agradeço se alguém poderia me ajudar. nesta questão.... muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Amigo na fisica é impossivel que dois corpos ocupem o mesmo espaço, e tempo e causualidade.

    Mas na computação tudo é relativo. Também não saberia te responder sobre as antenas, até por que nunca efetuei tal teste. Mas uma coisa que agente de computação conheçe muito bem são as Vlans.
    • Uma VLAN (Virtual Local Area Network ou Virtual LAN, em português Rede Local Virtual) é uma rede local que agrupa um conjunto de máquinas de maneira lógica e não física.
      • "Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLAN's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável.
        Redes virtuais operam na camada 2 do modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear diretamente uma rede ou sub-rede IP, o que dá a impressão que a camada 3 está envolvida.
        Enlaces switch-a-switch e switch-a-roteador são chamados de troncos. Um roteador ou switch de camada 3 serve como o backbone entre o tráfego que passa através de VLAN's diferentes.."
    Tenho quase certeza que alguem mais sabio poderá afirmar que tem como, mas desconheço.

  3. #3

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    ok, obrigado... tb acredito que de... mais não tenho certeza.

  4. #4

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    É só usar Vlan!

  5. #5

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Bom dia amigo eu tenho o mesmo cenario e nao precisei fazer vlam e so vc colocar em faixa de ip diferentes tipo modem 1 192.168.0.1/30 modem 2 192.168.1.1/30 aki tenho um link de 50 megas e outro de 30 megas meu enlace e de 12 km e chega tranquilo na outra ponta os 80 megas!!

  6. #6

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Citação Postado originalmente por enlacenet Ver Post
    Bom dia amigo eu tenho o mesmo cenario e nao precisei fazer vlam e so vc colocar em faixa de ip diferentes tipo modem 1 192.168.0.1/30 modem 2 192.168.1.1/30 aki tenho um link de 50 megas e outro de 30 megas meu enlace e de 12 km e chega tranquilo na outra ponta os 80 megas!!
    O mais recomendavel seria a Vlan, mas desta maneira tb funciona, mas não é o ideal.

  7. #7

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Bota VLan que funciona de boa!

  8. #8

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    ok, com faixas diferentes de IP eu fiz... e deu problema.... talvez estou errando em algum lugar....

    vc´s poderiam me dizer como eu faço uma vlan? no cenário que descrevi?

  9. #9

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Boa tarde amigo como te falei mais cedo uso e nao tenho problema,mais se fosse usar eu compraria 2 rb pode ser 450 ou 750 e faria as vlan nelas:
    Rb ponta A ether1 vlan 100 ether2 vlan 200 e ether3 trunk que entraria no enlace na ponta A (((((((((((((()))))))))))ponta B ether3 como trunk ether1 vlan 100 ether 2 vlan 200 e vc colocaria no seu servidor ou loadbalance quaquer coisa me add no msn [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    Amigo, pode criar a Vlan, que vai funcionar muito mais estavel, e com mais qualidade que a solução proposta pelo amigo "enlacenet" pois implica maior consumo de banda, e Trend, e o que irá provocar "overhead, é geralmente considerado qualquer processamento ou armazenamento em excesso, seja de tempo de computação, de memória, de largura de banda ou qualquer outro recurso que seja requerido para ser utilizado ou gasto para executar uma determinada tarefa. Como consequência pode piorar o desempenho do aparelho que sofreu o overhead". Portanto use Vlan.

  11. #11

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    to com um problema parecido
    Quero enviar um link de 30mb para minha torre
    até ai tudo bem mais chegando nessa torre sai outro link de 10mb
    e tenho que levar os 2 juntos para outra torre
    Vlan seria a solução?
    meus ptp são todos com nanobrigde
    o ptp de 10mb ja funciona
    agora precisso passar o link de 30mb junto no mesmo ptp
    o que ficaria melhor usar RB em todas as pontas fazendo a Vlan direto nelas?
    obrigado

  12. #12

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    alguém pode me dizer como fazer estas vlan?... posso usar uma unica RB para discar para os dois modens e jogar para antena?... to perdido... minha solução no momento é: to balanceando os links na RB e dai jogando para a antena... não sei se isso não vai me dar problemas... me ajudem. obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: 2 link na mesma antena enlace!! -- é possível?

    ?