+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    To com uns problemas amigos.
    Tenho uma rede de 40 computadores, A rb750G os gerencia. Todo em bridge. Os ip estão no queue para controlar a velocidade de cada cpu na internet. Tenho 2Mb full.
    Tenho 3 problemas, o principal é o primeiro
    1ro. Tenho uns 10 computadores de gerentes que não utilizam muito internet, mas quando precissam tem que ser muito veloz, então coloquei no queue 1Mb para cada um. Está certo esta configuração? (porque neste caso são 10comput*1Mb=10Mb sendo que eu tenho só 2MB).
    2do Nos outros 30 computadores coloquei velocidades que variam de 128 até 512Kb. Em alguns dos 30 computadores gostaria por uma velocidade bem maior CASO ESTEJA SOBRANDO LARGURA DE BANDA "EM ESSE INSTANE", tem como?
    3ro Os ip estão amarrados por Mac, porem em um outro predio o reouter está em bridge. Desta forma, os 15 computadores que estão no outro predio aparecem na minha lista de ARP com o mesmo MAC que o router. Qual seria a solução que deberia ser utilizada para poder amarrar o ip com o mac certo de cada computador?

  2. #2

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    e como esta repassando os ips ..dhcp server?

  3. #3

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Cada computador tem ip fixo, simplificando configuro assim, cadastro o ip no queue e coloco o ip no computador, depois amarro o mac na lista arp (tem restrições nas configurações da 750G que evitam que alguem se conecte se não está no arp)

  4. #4

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    bem..vamos por partes, pra resolver o problema da banda crie 2 classes de ip exemplo: nos clientes com 1 mega vc cria uma simple queue para a classe /28 no restante tem que fazer a conta ai da subrede que vai lhe servir, mas antes vc tem que criar uma queue PCQ veja aqui um exmplo Manual:Queues - PCQ Examples - MikroTik Wiki

    dessa forma qdo tiver menos pc´s conectados a banda aumenta, enfim isso que te falei é bem sintético, vc vai ter que estudar e ver como se encaixa ai pra vc.

    com relação aos mac precisamos saber de que forma esse roteador esta conectado na sua rede...wifi, cabo..mk...etc...

  5. #5

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    bem..vamos por partes, pra resolver o problema da banda crie 2 classes de ip exemplo: nos clientes com 1 mega vc cria uma simple queue para a classe /28 no restante tem que fazer a conta ai da subrede que vai lhe servir, mas antes vc tem que criar uma queue PCQ veja aqui um exmplo Manual:Queues - PCQ Examples - MikroTik Wiki

    dessa forma qdo tiver menos pc´s conectados a banda aumenta, enfim isso que te falei é bem sintético, vc vai ter que estudar e ver como se encaixa ai pra vc.

    com relação aos mac precisamos saber de que forma esse roteador esta conectado na sua rede...wifi, cabo..mk...etc...
    Obrigado pela resposta Adriano, atualmente a rede que tinha feito faz tempo fiz com address /24 para assim compartilhar arquivos e impressoras. Fiz um simple queue para cada computador com cada ip e cada velocidade de download e upload. A conexão com o otro predio é por uma antena que recebe o sinal no outro predio, da antena para o router em bridge e do router para o switch.

  6. #6

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    não importa se os computadores estão com rede /24, o importante é colocar as subredes (ex: /28) na simple queue.

  7. #7

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    o radio que esta recebendo a internet do outro predio esta bridge certo ...mas mikrotik esta autenticando a conexao discando para receber a internet do outro predio..pois se so estiver feito o nat e ta passando direto vai receber sim conexaos de fora ...seria bom rotear ele e deixar ele repassar os ips automaticos por dhcp server e ligar a rb ao switch assim simplificaria tudo e podem compartilha a impressora tranquilamente e e pastas tbm

  8. #8

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    o radio que esta recebendo a internet do outro predio esta bridge certo ...mas mikrotik esta autenticando a conexao discando para receber a internet do outro predio..pois se so estiver feito o nat e ta passando direto vai receber sim conexaos de fora ...seria bom rotear ele e deixar ele repassar os ips automaticos por dhcp server e ligar a rb ao switch assim simplificaria tudo e podem compartilha a impressora tranquilamente e e pastas tbm
    Jailton, acho que não entendeu, a net é conectada direto na rb 750g no predio principal. Envio o sinal para outros 15 computadores que estão em um ouro predio que recebe por uma antena até um router em bridge e este conectado a um switch.

  9. #9

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    intao normal receber os macs

  10. #10

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    intao normal receber os macs
    então, desse jeito recebo do outro predio só o mac do router (para qualquer computador conectado em aquele predio).

  11. #11

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Então, não tive muito tempo para dedicarme em isto, mas configurei o pcq segundo o manual que recomendaram e unicamente coloquei no address para utilizar o pcq meu ip (eu tinha no address todos os ip para definir as faixas que faz_nat e os que Bloq_nat). Porem ao medir a velocidade de 1.24Mb e eu tinha definido na veloc de down no queue type 400k...Isso está normal? é porque sobra banda e utilizei o que sobrou ou acham que tenho algum erro nas configurações do pcq?

  12. #12

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    o resto dos ip continua no simple queue e ainda não utilizei o /28 que não sei onde teria que ir

  13. #13

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Ok, já configurei o pcq, tudo o trafego vai pelo mangle e cada ip de cada computador está no address list do firewall (não usei /28 porque ainda não sei onde teria que ir). O simple queue ainda deixei do jeito que estava, com cada ip de cada computador e definindo a velocidade de cada um de upload e down, o que me deixa confuso porque no queue types tem os perfis que fiz, já com velocidades.

  14. #14

    Padrão Re: Velocidade compartilhada maior a que tenho e amarrar Mac no bridge.

    Tenho uma dúbida, agora já configurei o pcq, mas, por que no log aparece o firewall info "forward in bridge out ether2, srcmac:xxx, proto TCP [ACK,FIN], 192.168.x.x->201.7.179.x,len 20 ? Terei que alterar alguma coisa? ou é normal aparecer?