+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Queria entrar um pouco na parte técnica, mas nada muito complexo:

    Meio de transmissão:
    Acredito que via rádio em 5.8ghz é possível fazer a transmissão de conteúdos com qualidade SD, média de 1mbps por canal em multicast.

    Forma de transmissão:
    A única forma viável é por multicast, visto que ele irá jogar um único sinal na rede para todos os clientes, pensando desta forma se transmitirmos 30 canais com qualidade de 1mbps (bitrate de 1024) você terá um consumo máximo de 30mbps em sua rede, ou seja, se em uma setorial tiver 30 clientes e cada um deles estiver assistindo um canal diferente o máximo de consumo de banda na setorial será de 30 megas, mas se estes mesmos 30 estiverem assistindo o mesmo canal irá ter o consumo de apenas 1mega.

    Outra coisa que pode ser feita é fechar um enlace entre os seus pops exclusivo para o iptv diminuindo assim o tráfego principal.

    A minha dúvida é se os equipamentos da Ubiquiti realmente funcionam com multicast, eu vi que tem a opção nele porém ainda não consegui testar pois meus switchs não aceitam multicast, alguém ai já testou?

    Conversão:
    Esta parte realmente é complicada, pois a conversão de vídeo consome muita memória e processamento exigindo assim um hardware muito potente, andei fazendo uns testes aqui com o programa Expression Encoder 4 (substituto do windows media encoder) e com apenas dois filmes sendo convertidos e transmitidos ele consome cerca de 40% do processador e quase 2gb de memória (rodando em um i7 2.8ghz / 4gb memoria / placa mãe e vídeo off).

    A vantagem do Expression Encoder é que ele transmite via navegador com um player que usa o silverlight, muito leve, simples e intuitivo para o cliente. A desvantagem é que ele não tem aquela opção de bloquear ou liberar o ip do cliente, sendo assim qualquer um que tiver o endereço pode assistir, mas acho que usando um Mikrotik no meio do caminho é possível fazer este bloqueio.

    Captura de conteúdo:
    Não testei o Expression Encoder para capturar um canal de tv por uma placa de captura, mas já havia testado o windows media encoder, ele fazia o trabalho, mas o problema é que é necessário uma placa para cada canal ou fonte capturada, ou seja, muitas placas no mesmo pc, não sei se pode dar conflito se forem da mesma marca, fora o problema do processamento.

    Retransmissão de conteúdo:
    Uma ideia que tive foi retransmitir conteúdos de web-tvs ou fontes que encontramos na internet, mas o problema é como fazer a captura deste conteúdo para entregar ao cliente.

    Pensei em algum programa que faça a captura da tela ao vivo, acho que o antigo media encoder fazia este trabalho, assim você dá play no conteúdo on-line e grava e transmite o conteúdo visto na tela, o problema é que teria que ter por exemplo várias maquinas virtuais para fazer este trabalho, não sei se tem outro jeito.

    Web Rádio:
    Um serviço que pode ser agregado à iptv são canais de web rádio, podemos utilizar o servidor shoutcast no próprio windows com retransmissão de alguma web rádio ou ainda com músicas no próprio pc usando o winamp para isso.

    Não será multicast porém você economizará link de internet já que só fará um acesso à web rádio fonte e todos seus clientes acessaram do seu servidor interno, além disso poderá transmitir em uma qualidade maior.

    Enfim,

    IPTV pode ter futuro com via rádio e equipamentos simples, semi-profissionais ou domésticos, afinal alguém tem R$ 30 mil sobrando para comprar um IPTV Combine 4x: uma solução de IPTV completa tudo-em-um! e será que vai ter retorno?

    Aguardo sugestões e trocas de experiências, valeu.

  2. #2

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post

    Captura de conteúdo:
    Não testei o Expression Encoder para capturar um canal de tv por uma placa de captura, mas já havia testado o windows media encoder, ele fazia o trabalho, mas o problema é que é necessário uma placa para cada canal ou fonte capturada, ou seja, muitas placas no mesmo pc, não sei se pode dar conflito se forem da mesma marca, fora o problema do processamento.
    Há umas placas USB muito boas no mercado, basta usar um Switch usb.
    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Retransmissão de conteúdo:
    Uma ideia que tive foi retransmitir conteúdos de web-tvs ou fontes que encontramos na internet, mas o problema é como fazer a captura deste conteúdo para entregar ao cliente.
    Voce acessando como cliente tem como definir no programa que aquela janela é a fonte de vídeo e áudio que deve ser usada.
    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Pensei em algum programa que faça a captura da tela ao vivo, acho que o antigo media encoder fazia este trabalho, assim você dá play no conteúdo on-line e grava e transmite o conteúdo visto na tela, o problema é que teria que ter por exemplo várias maquinas virtuais para fazer este trabalho, não sei se tem outro jeito.
    Nem precisa gravar, basta reproduzir, o problema é conseguir autorização do produtor do conteúdo.
    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Web Rádio:
    Um serviço que pode ser agregado à iptv são canais de web rádio, podemos utilizar o servidor shoutcast no próprio windows com retransmissão de alguma web rádio ou ainda com músicas no próprio pc usando o winamp para isso.

    Não será multicast porém você economizará link de internet já que só fará um acesso à web rádio fonte e todos seus clientes acessaram do seu servidor interno, além disso poderá transmitir em uma qualidade maior.
    Existem muitos servidor de web rádio, teste descobrir como eles funcionam, mas eu não creio que as rádios tenham muita audiência hoje em dia.
    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Enfim,

    IPTV pode ter futuro com via rádio e equipamentos simples, semi-profissionais ou domésticos, afinal alguém tem R$ 30 mil sobrando para comprar um IPTV Combine 4x: uma solução de IPTV completa tudo-em-um! e será que vai ter retorno?

    Aguardo sugestões e trocas de experiências, valeu.
    Parece que a Unotel estava com um projeto assim para seus cooperados, no PTT-forém comentaram sobre isso mas depois não procurei mais saber. Seria um tipo de parceria para dividir os custos de cada canal.

  3. #3

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    afinal alguém tem R$ 30 mil sobrando para comprar um IPTV Combine 4x: uma solução de IPTV completa tudo-em-um! e será que vai ter retorno?

    Aguardo sugestões e trocas de experiências, valeu.
    Se fosse só pagar os 30 mil uma vezx só e sair transmitindo canais, muita gente aqui já estaria avaliando com certeza. Mas se nos limitarmos ai só vamos ter conteúdo que pode ser obtido por outros meios, o interessante para o cliente são os canais fechados, só que estes vão nos custar os 30mil por mês ou mais, fora uma licença de operadora de tv a cabo que a Anatel vai te pedir.
    Ainda não achei viável em minha rede fazer isso, pois teria que ter alguma coisa para bater de frente com a Sky, que domina o mercado aqui.
    A matemática é simples, basta casar qualidade com preço baixo e grande oferta de canais, mas aqui essa conta não está fechando.

  4. #4

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Realmente esse ramo de TV por assinatura não é viável para fazermos tudo, desde o contrato com a produtora, conversão dos canais para tecnologia IP,venda, instalação, manutenção e cobrança do cliente final.

    Até agora o único caminho que me parece viável é existir uma parceria entre empresas para viabilizar uma solução, onde cada um tem seu papel, vou tentar explicar através de um exemplo:

    Uma associação fecha contrato com uma produtora de conteúdo para transmitir uma pacote com 30 canais, monta a estrutura de conversão e transmissão entregando para nós os canais pronto para serem distribuídos dentro de nossa rede, bastando a instalação um STB na casa dos usuários finais, sendo que nesse caso nosso papel seria realizar a captação dos clientes, instalação, manutenção e cobrança. Lembrando que cada canal geraria um tráfego de 1 mega entre nossa rede e o servidor da associação, e assim teríamos ainda que arcar com aumento de tráfego de até 30 Megas em nossa rede, mas o interessante é que esse tráfego sendo multicast, nunca seria maior que os 30 megas, independente do número de clientes que tivermos e o aumento do tráfego seria mais ou menos progressivo, pois no início quando tivermos poucos clientes, dificilmente chegaria a atingir os 30 megas, pois sempre tem alguns canais que tem pouca audiência e com poucos clientes sempre vai sobrar canais sem audiência e portanto sem tráfego.

    Para cada usuário final nó pagaríamos um valor mensal para a associação equivalente a algo em torno de 50% do valor final do pacote.

    Colocando números no exemplo: Vamos supor que a associação consiga montar essa estrutura e vender para nós um pacote com 30 canais por um valor mensal de R$ 25,00. Aí a gente vende esse pacote de canais por R$50,00, para cobrir nossos gastos e termos uma margem. Vamos supor que depois de 6 meses eu tenha conseguido 100 clientes, eu teria que pagar mensalmente para associação um valor de R$ 2500,00 e teria uma receita liquída de R$ 2500,00, para manter a estrutura de rede e contratar mais link para suportar o aumento no tráfego.

    Esse modelo de negócio não exigiria a montagem uma rede nova somente para o IPTV, daria tranquilamente para continuar usando nossa rede, bastando que todas as bases utilizem a tecnologia 802.11 N e não estejam sobrecarregadas, e que seja feita uma alteração para permitir o tráfego multicast.

  5. #5

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Santiago,

    Concordo com você, esta solução que você propôs realmente se torna a ideal.

    Porém temos um problema, tecnicamente falando:

    Se o servidor do IPTV vai ficar nesta associação, e supondo que ele fique em outra cidade ou estado e você vá receber os canais pela internet, até ai tudo bem, porém a internet não aceita o multicast, ou seja, para cada cliente que se conectar no servidor da associação você teria um consumo de 1 mega.

    A solução seria ter um servidor interno, porém o custo é alto, mas ao menos não teria que se preocupar com os canais, só a retransmissão.

    É uma ideia de se pensar!!!

  6. #6

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post

    Colocando números no exemplo: Vamos supor que a associação consiga montar essa estrutura e vender para nós um pacote com 30 canais por um valor mensal de R$ 25,00. Aí a gente vende esse pacote de canais por R$50,00, para cobrir nossos gatos e termos uma margem.
    Gatonet e gatotv. Desculpe, não podia perder a piada.
    Mas creio que o caminho seja receber os canais em um servidor e redistribui-los internamento por multicast. Como se fosse um cache dinâmico.

  7. #7

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Gatonet e gatotv. Desculpe, não podia perder a piada.
    Mas creio que o caminho seja receber os canais em um servidor e redistribui-los internamento por multicast. Como se fosse um cache dinâmico.
    Obrigado pela observação, já corrigi, me passou desapercebido o erro na grafia... e tinha que ser logo nessa palavrinha...rsrsrsrs

  8. #8

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?


  9. #9

    Padrão Re: Como transmitir canais de IPTV (tecnicamente falando)?

    fala galera sou o Thiago, pra quem tem interesse em criar seu proprio servidor iptv pode entrar em contado comigo, faço todas as etapas, fornecimento de fontes, servidor e painel para distribuição. contato (24) 99224-2193.