Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Olá Pessoal,

    Fiquei surpreso quando a ubiquiti tirou nossa liberdade de contralar a utilização máxima de potência (Dbm) de seus equipamentos, é claro que sei que nem sempre a gente precisa utilizar um equipamento em sua potência máxima, masssss, o equipamento é meu e existem casos que pode ter essa necessidade.

    Abaixo tem um esqueminha que você pode fazer para "burlar" isso, e dessa forma alterar a potência do seu equipamento da maneira que lhe for conveniente.

    1º Acesse o equipamento ubiquti por SSH

    2º digite vi /tmp/system.cfg

    3º encontre a linha que contém radio.1.obey=enabled digite i para editar e altere para radio.1.obey=disabled
    para sair e salvar aperte ESC depois digite :wq
    e depois de alterado o que for necessario reiniciar o nano para aplicar as configurações com o comando abaixo:
    1º: save
    2º: /usr/etc/rc.d/rc.softrestart save

    Depois de feito isso acesse o equipamento pela web e você vai ver que agora é possivel deixar com o Dbm que lhe for conveniente.

    É isso ai pessoal.
    ahhh...serve para qualquer dispositivo ubiquiti série/linha M, não testei nos demais mas acredito que seje a mesma coisa.

  2. #2

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Olá amigo, configurei esses dias dois PTP, um com duas nanobridges m5 25 dbi e um enlace com dois nanos m5, ambos já atualizados a versão 5.3.5. O que eu fiz foi mais simples, em bancada configurei usando o "compilance test" salvei tudo, deixei o canal correto e dentro das normas e depois mudei para "Brazil" e deixei desmarcado o "Auto Adjust to EIRP Limit" e agora uso a potencia que quero.

  3. #3

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    o que você fez não deixa de ser uma alternativa...muito bem....

  4. #4

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Pessoal existe um motivo para essa potência ser controlada, um deles é manter a integrigade de seu equipamento, agora o mais importante seria para não causar ruídos, poluição, etc.

    E me desculpe mas mesmo que o rádio é teu vc não tem a liberdade de colocar a potência que deseja, pois existe normas que devemos seguir.

    Agora infelizmente a grande maioria não seguem essas normas e assim como poluimos o 2.4, caminhamos para poluir o 5.8.

    Na minha opinião, bom mesmo seria se não tivesse como alterar!

  5. #5

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Pessoal existe um motivo para essa potência ser controlada, um deles é manter a integrigade de seu equipamento, agora o mais importante seria para não causar ruídos, poluição, etc.

    E me desculpe mas mesmo que o rádio é teu vc não tem a liberdade de colocar a potência que deseja, pois existe normas que devemos seguir.

    Agora infelizmente a grande maioria não seguem essas normas e assim como poluimos o 2.4, caminhamos para poluir o 5.8.

    Na minha opinião bom mesmo seria se não tivesse como alterar!
    Farias respeito sua opinião e concordo quanto a interferencia, mas como eu disse:
    "é claro que sei que nem sempre a gente precisa utilizar um equipamento em sua potência máxima, masssss, o equipamento é meu e existem casos que pode ter essa necessidade."

    portanto não estou fazendo apologia a máxima potência, simplesmente cada um tem um cenário e eu mesmo já precisei da máxima potência para interligar algumas fazendas, sítios e chácaras longe da cidade, são esses alguns casos que na minha opinião necessitam de uma potência maior.

    Quanto a integridade do equipamento não sou expert no assunto mas sintéticamente falando os fabricantes não iriam lançar algo com 27Dbm se o mesmo não suportasse de maneira confiável essa potência.

  6. #6

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Adriano, eu não entendi bem porque você não consegue selecionar os dbm que deseja.
    Aqui para mim abre o cursor até a potencia máxima.
    Será porque escolheu o país Brasil?
    Eu notei que nuns NanoLocoM que chegaram que ao selecionar Brasil, ficava em 12dbm o máximo.
    Mas daí selecionei outro país que permitisse liberar todo o cursor e pronto.
    É a ísso que você se refere?

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Bom, nao precisa trocar Pais nem nada so ir na guia advanced e marcar:
    Enable Installer EIRP Control

    Depois na guia wireless desmarca:
    Auto Adjust to EIRP Limit.

    Só isso e pronto a potencia esta liberada para aumentar até no talo.

    No caso a potencia fica restrita a tantos dbm quando selecionamos o pais, por causa da nossa legislaçao, não é so porque querem restringir e sim por causa da lei local.


    Abraços a todos.

  8. #8

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Muito interessante seu tópico, mas no meu ponto de vista, além de você diminuir a vida útil do seu equipamento, corre o risco de levar um PADO.
    Não recomendo, pois também contribui para a poluição do espectro 5.8.

    Salve.

  9. #9

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Adriano, eu não entendi bem porque você não consegue selecionar os dbm que deseja.
    Aqui para mim abre o cursor até a potencia máxima.
    Será porque escolheu o país Brasil?
    Eu notei que nuns NanoLocoM que chegaram que ao selecionar Brasil, ficava em 12dbm o máximo.
    Mas daí selecionei outro país que permitisse liberar todo o cursor e pronto.
    É a ísso que você se refere?
    Bem, pelo menos pra mim aqui todos os nano loco M5 que atualizo para ultima versão acontece isso (potência máxima 17Dbm).

    A dica do Edcomrocha também funciona, que bom que o tópico serviu pois muitas pessoas tinham dúvidas sobre isso, mas enfim o tópico serve também para o pessoal verificar que exitem mais configurações através do arquivo de config dos dispositivos ubiquiti.

    Quanto a alterar o país fica um pouquinho complicado pois talvez o outro país não tenha todos os canais que a gente utiliza.

  10. #10

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Eu não tenho nenhum usuário agora conectato com a versão 5.3.5 para conferir.
    Me parece que isso começou nesta versão.
    Na versão 5.3.3 isso não ocorre.
    No M2 ele fica travado até 12dbm. Eu não entendi o porque disso, se a legislação permite até 36 dbm EIRP. E o NanoLoco tem 8 ou 10dbm de antena, não me lembro exatamente agora.
    E não adiantava desmarcar Enable Installer EIRP Control e Auto Adjust to EIRP Limit.
    Também não me lembro que país foi selecionado, mas tenho quase certeza que foi Estados Unidos, liberando assim até o canal 11.

    Em vários outros países que testei, incluindo o Japão fica também cravado no máximo 12dbm.

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Carlos, eu uso Brasil aqui na minha rede, fiz o teste e do jeito que passei funciona de boa.
    versao 5.3.5, e tambem fiz o teste na 4.0.1, rolou de boa tambem.

    Estranho ai nao ter funcionado.

    So lembrando, na guia advanced vc tem que deixar marcado, e na wireless deixar desmarcado.
    Abraços.

  12. #12

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não tenho nenhum usuário agora conectato com a versão 5.3.5 para conferir.
    Me parece que isso começou nesta versão.
    Na versão 5.3.3 isso não ocorre.
    No M2 ele fica travado até 12dbm. Eu não entendi o porque disso, se a legislação permite até 36 dbm EIRP. E o NanoLoco tem 8 ou 10dbm de antena, não me lembro exatamente agora.
    E não adiantava desmarcar Enable Installer EIRP Control e Auto Adjust to EIRP Limit.
    Também não me lembro que país foi selecionado, mas tenho quase certeza que foi Estados Unidos, liberando assim até o canal 11.

    Em vários outros países que testei, incluindo o Japão fica também cravado no máximo 12dbm.
    acredito que do modo que passei no tuto seje mais seguro, pois talvez esse esquema do EIRP possa dar uma camuflada na real potência...sei lá, é apenas uma idéia, sugestão....

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    acredito que do modo que passei no tuto seje mais seguro, pois talvez esse esquema do EIRP possa dar uma camuflada na real potência...sei lá, é apenas uma idéia, sugestão....

    Bom com certeza você ja deve terfeito isso no radio, verifique essas opçoes na pagina e você vera que estao como eu disse.

    É o mesmo metodo so que um por ssh e outro por web, nao muda nada hehehe.


    Abraços.

  14. #14

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Recebi mais NanoLoco hoje de manhã e fui conferir.

    O Edcomrocha está certo. funciona sim. Aquelas config na Advanced e depois na wirelss estão meio confusas para entender.
    Eu desmarcava na advanced pois entendia que eu não queria o controle automático de potencia.
    Mas marcando nela e desmarcando na Wireless libera.

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Mais ai é que esta Carlos.

    Pelo que eu entendi, la você ativa o controle de EIRP (Ou seja o controle de potencia), e na wireless você seleciona se quer ele automatico ou nao sacou.


    Abraços.

  16. #16

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Mais ai é que esta Carlos.

    Pelo que eu entendi, la você ativa o controle de EIRP (Ou seja o controle de potencia), e na wireless você seleciona se quer ele automatico ou nao sacou.


    Abraços.
    Sim, sim, funcionou perfeito.

  17. #17

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Prezado amigos AdrianoFante, Moderador-chefe entre outras da familia deste mais respeitado Forum.



    Conforme o tutorial tentei executar mais estou com dificuldades em identificar os terceiro passo ’’ 3º encontre a linha que contém radio.1.obey=enabled digite i para editar e altere para radio.1.obey=disabled “ entretanto estou postando as configurações do meu aparelho que é um bullet2 M2 com fimeware 5.3.5 afim de voçe me dar uma luz de como fazer este procedimento, como estou com um caso quase que identico ao adriano onde preciso e muito aumentar a potencia do rádio para uns clientes que estavam conectados atraves de um mero cartão genius e hoje com um bullet2 m2 de 630w não estão conseguindo conectar de forma correta pra se obter uma navegação estável.


    XM.v5.3.5.# vi /tmp/system.cfg


    BusyBox v1.11.2 (2011-12-19 20:41:43 EET) built-in shell (ash)
    Enter 'help' for a list of built-in commands.

    XM.v5.3.5.# vi /tmp/system.cfg
    aaa.1.status=disabled
    wpasupplicant.status=disabled
    wpasupplicant.device.1.status=disabled
    wireless.status=enabled
    wireless.1.wmmlevel=
    wireless.1.wmm=enabled
    wireless.1.wds=disabled
    wireless.1.status=enabled
    wireless.1.ssid=xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    wireless.1.signal_led4=65
    wireless.1.signal_led3=73
    wireless.1.signal_led2=80
    wireless.1.signal_led1=94
    wireless.1.sens=0
    wireless.1.security=none
    wireless.1.scan_list.status=disabled
    wireless.1.scan_list.channels=2452,2457,2462
    wireless.1.macclone=disabled
    wireless.1.mac_acl.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.policy=allow
    wireless.1.mac_acl.9.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.9.mac=
    wireless.1.mac_acl.8.status=disabled
    - /tmp/system.cfg 1/282 0%
    aaa.1.status=disabledble Installer EIRP Control:
    wpasupplicant.status=disabled
    wpasupplicant.device.1.status=disabled
    wireless.status=enabled
    wireless.1.wmmlevel=
    wireless.1.wmm=enabled
    wireless.1.wds=disabled
    wireless.1.status=enabled
    wireless.1.ssid=XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
    wireless.1.signal_led4=65
    wireless.1.signal_led3=73
    wireless.1.signal_led2=80
    wireless.1.signal_led1=94
    wireless.1.sens=0
    wireless.1.security=none
    wireless.1.scan_list.status=disabled
    wireless.1.scan_list.channels=2452,2457,2462
    wireless.1.macclone=disabled
    wireless.1.mac_acl.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.policy=allow
    wireless.1.mac_acl.9.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.9.mac=
    wireless.1.mac_acl.8.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.8.mac=
    wireless.1.mac_acl.7.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.7.mac=
    wireless.1.mac_acl.6.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.6.mac=
    wireless.1.mac_acl.5.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.5.mac=
    wireless.1.mac_acl.4.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.4.mac=
    wireless.1.mac_acl.32.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.32.mac=
    wireless.1.mac_acl.31.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.31.mac=
    wireless.1.mac_acl.30.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.30.mac=
    wireless.1.mac_acl.3.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.3.mac=
    wireless.1.mac_acl.29.status=disabled
    wireless.1.mac_acl.29.mac=
    wireless.1.mac_acl.28.status=disabled
    I /tmp/system.cfg [Modified] 1/282 0%
    Última edição por CONTERCELL; 31-03-2012 às 08:51.

  18. #18

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Bom dia nobres amigos do fórum, desculpe-me pela insistência e persistência mais como ainda não consegui solução para o problema acima mencionado e que venho pedir o auxilio de todos para que possamos obter uma luz para tal questionamento, entretanto acredito que deverá ser também a duvida de vários outros companheiros.

  19. #19
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Aumentar Potência Ubiquiti - Novos Firmwares

    Faça como citei diretamente pela propria pagina do seu aparelho é muito mais facil


    Citação Postado originalmente por CONTERCELL Ver Post
    Bom dia nobres amigos do fórum, desculpe-me pela insistência e persistência mais como ainda não consegui solução para o problema acima mencionado e que venho pedir o auxilio de todos para que possamos obter uma luz para tal questionamento, entretanto acredito que deverá ser também a duvida de vários outros companheiros.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Bom, nao precisa trocar Pais nem nada so ir na guia advanced e marcar:
    Enable Installer EIRP Control

    Depois na guia wireless desmarca:
    Auto Adjust to EIRP Limit.

    Só isso e pronto a potencia esta liberada para aumentar até no talo.

    No caso a potencia fica restrita a tantos dbm quando selecionamos o pais, por causa da nossa legislaçao, não é so porque querem restringir e sim por causa da lei local.


    Abraços a todos.
    otimo fiz e funcionou,obrigado,parabens,