+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Remover IP em Blacklist

    Tenho uns serivdores que eventualmente enviam emails de aviso para mim. Percebi que os referidos emails pararam de chegar, daí desconfiei que os mesmo estivessem em BackList. Verifiquei, e realmente os IPs dos mesmos se encontram nessa situação (BackList). Como resolvo isso? E como faço pra evitar a repetição do ocorrido? Já desbloquiei uma vez isso, mas como faz muitoooooos anos, não me recordo mais.

    Grato e aguardo qualquer orientação.

  2. #2

    Padrão Re: Remover IP em Blacklist

    Amigo, já lidei muito com isso e hoje não é mais minha praia, por vários anos sempre me deparava com as blacklists.

    Olha, pra retirar você terá que fazer a solicitação junto aos adm das blacklists, geralmente pelo próprio site você consegue fazer essa solicitação.

    Uma dica é você verificar a configuração do seu MTA, veja DNS, veja o reverso, o RELAY está fechado? Os usuários só conseguem enviar e-mails através dele se estiverem autenticados? Existem várias ferramentas que fazem esse teste do RELAY, se estiver aberto, esqueça, sempre vai cair em blacklist.

    Não sei qual é o seu MTA, mas eu sempre trabalhei com QMAIL, olha, peguei ele bem mal configurado e consegui ajustá-lo, eu utilizava o SPAMDYKE, é muito eficiente, vai te ajudar em todos os sentidos, pesquise sobre ele, seu funcionamento, como ele trabalha em conjunto com o MTA. Pra você ter uma ideia, depois que passei usar o SPAMDYKE eu desabilitei o spamassassin e o clamav do servidor, diminuiu muito a carga do servidor e SPAM praticamente zero.

    Mas te digo uma coisa, de nada vai adiantar seu esforço se os seus usuários não colaborarem. No meu caso depois de muito tempo, o MTA acabou caindo numa blacklist, fui ver os logs, tinha um infeliz de um usuário que estava usando a senha 123456, descobriram e estava utilizando pra se autenticar e enviar SPAM, aí não era um problema de configuração do servidor e sim do usuário final, nesses casos não tem jeito, o que você tem que fazer é não deixar usarem senhas fáceis, sequenciais, poucos dígitos, etc.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Remover IP em Blacklist

    Citação Postado originalmente por cristianff Ver Post
    Amigo, já lidei muito com isso e hoje não é mais minha praia, por vários anos sempre me deparava com as blacklists.

    Olha, pra retirar você terá que fazer a solicitação junto aos adm das blacklists, geralmente pelo próprio site você consegue fazer essa solicitação.

    Uma dica é você verificar a configuração do seu MTA, veja DNS, veja o reverso, o RELAY está fechado? Os usuários só conseguem enviar e-mails através dele se estiverem autenticados? Existem várias ferramentas que fazem esse teste do RELAY, se estiver aberto, esqueça, sempre vai cair em blacklist.

    Não sei qual é o seu MTA, mas eu sempre trabalhei com QMAIL, olha, peguei ele bem mal configurado e consegui ajustá-lo, eu utilizava o SPAMDYKE, é muito eficiente, vai te ajudar em todos os sentidos, pesquise sobre ele, seu funcionamento, como ele trabalha em conjunto com o MTA. Pra você ter uma ideia, depois que passei usar o SPAMDYKE eu desabilitei o spamassassin e o clamav do servidor, diminuiu muito a carga do servidor e SPAM praticamente zero.

    Mas te digo uma coisa, de nada vai adiantar seu esforço se os seus usuários não colaborarem. No meu caso depois de muito tempo, o MTA acabou caindo numa blacklist, fui ver os logs, tinha um infeliz de um usuário que estava usando a senha 123456, descobriram e estava utilizando pra se autenticar e enviar SPAM, aí não era um problema de configuração do servidor e sim do usuário final, nesses casos não tem jeito, o que você tem que fazer é não deixar usarem senhas fáceis, sequenciais, poucos dígitos, etc.

    Abraço
    Pois é, o meu problema ocorreu devido a algum usuário final. Na Blacklist ficou registrado como tentativas de envio de spams e worms enviados pelo IP em questão. Só que não foi o SERVIDOR não, pois o mesmo só envia email pra mim e não recebe nada, nem de mim, mas como os usuários finais enviam e recebem emails livremente.... eis o problema!

    No servidor não tem nada demais não, apenas configurei o EXIM4 com MTA e pronto, daí as rotinas enviam emails via comando "mail", só isso!

  4. #4

    Padrão Re: Remover IP em Blacklist

    Veja se você não está com o relay aberto, faça o teste:
    Código :
    telnet relay-test.mail-abuse.org
    ou acesse Check an Open Relay e faça o teste no seu MTA.

    Usuário final é complicado.

  5. #5

    Padrão Re: Remover IP em Blacklist

    Citação Postado originalmente por cristianff Ver Post
    Veja se você não está com o relay aberto, faça o teste:
    Código :
    telnet relay-test.mail-abuse.org
    ou acesse Check an Open Relay e faça o teste no seu MTA.

    Usuário final é complicado.
    Olá,

    Fiz o teste com o telnet conforme você me orientou. O mesmo ficou no "Trying 208..." e não passou disso. Esperei pelo "time out" e nada mais...

    E aí, o que o amigo me diz?

    Grato.

  6. #6

    Padrão Re: Remover IP em Blacklist

    Tentou nesse endereço ---> Check an Open Relay ??????