Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    poxa meu amigo, tiro o chapéu para voçe, holha 65km ja e cão imagina 120 ta loco. parabem´s mesmo, voçe sobre com desvanesimento de sinal??? no meu ptp tem horarios que o sinal fica ate -90 e de enlouqueser, dai a 15 ou 20 minutos normaliza, e]imagina em 120km..
    Galera, estou apenas 2 anos trabalhando com provedor de acesso à Internet via rádio..

    Neste tempo muito coisa foi mudada. Muita coisa fui tentando fazer para nível de experiência..

    Eu, tentei fechar o enlace de 174km direto.. Em um certo momento conectou a -70dbm...
    Aí sim, deu um calafrio!!!! Eu tenho convicção que só não fechou pois tinha um morro no meio...

    Eu gostaria de dar uma ideia para os colegas.. utilizem o google earth para verificar a passagem de sinal. É muito bacana.

    Olhem!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bandwith.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	33124Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         por pouco.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	73,6 KB
ID:      	33125Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SERRA B.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	39,3 KB
ID:      	33126

    Também sou novo aqui no under-linux, e quero poder contribuir com vocês, no que for possível...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TORRE B.jpg
Visualizações:	253
Tamanho: 	24,1 KB
ID:      	33123

    Vcs podem verificar no teste de banda que há muitos pacotes sendo perdidos. Mas se limitar em, por exemplo, 12Mbps x 12Mbps, nenhum pacote é perdido e o ping fica em torno de 2, 3 e 4 ms..

    Abraços..

  2. #22

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    bom tem que ver ao longo do tempo como se comporta esse ptp, mas repito 120km e coisa de maluco hehe...
    os radwin prometem ptp de ate 120km, mas com mk e em produção e o primeiro que tenho noticias.
    ja vi testes de mais de 300km mas so testes.

  3. #23

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    standart, quando finalizar aí, relata pra nós como foi.
    estou pra montar um enlace e tinha pensando justamente em usar antenas Ideal, mas gostaria de ouvir algmas opinioes antes.
    No meu caso será um enlace de 64 km, e estou pensando em usar RB433, R52Hn e antena Ideal 34 Dbi Dupla Polarização.

    Abraços e boa sorte.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Meu brother, já troquei os cabos e estou neste momento fazendo alinhamento. Logo dou o feedback para galera.

    Abraços

  5. #25

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    ola amigo, olha eu lhe recomendaria trocar os cartões por 2 xr5. como vc tem uma distancia bem grande um pouco a mais de potencia vai te ajudar, não vai poder usar as 2 polaridades da antena, mas pelo menos provavelmente vc vai conseguir conectar.beleza

  6. #26

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Caro amigo armc_2003, obrigado pela resposta e apoio. Sobre o cabo o unico que tenho no momento é o LMR 400 não tenho cellflex. Mas fiquei interessado nos tais conectores andrew para o próximo enlace que será feito na próxima semana e tem 58 km, poderia me indicar o fornecedor e modelo deste conector?



    Grato

    Isaac Sampaio

    Pode entrar em contato com o Alessandro Rennó, da rf.com.br
    Eles tem de tudo para RF, geralmente vendem para operadores de telecom e você vai ficar maravilhado com os preços de cabos heliax, menos da metade do que o pessoal do wireless costuma vendem, fala que foi o André ([email protected]) que indicou.
    Aproveita e compra também o kit de vedação e o kit de fixação da Andrews.
    O conector eh caro, uns R$70,00, mais acredite, compensa mesmo!

  7. #27

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    realmente não tinha prestado atenção a um detalhe dos eu post, esse cabo rg58 não e feito para trabalhar nessa frequencia, pode uzar ate o rg213 mas jamais rg58 para 5.8ghz, bom somente se for um ptp digamos de 1 ou 2km ai ate vai, mais que isso, impossivel..
    Eu não me arriscaria com RGC213, mas um RGC213 PREMIUM até que dá pra ir.

  8. #28

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Bom se cometi esse grave erro, houve uma falta de comunicação entre eu e o engenheiro da Ideal, porque eu o perguntei se podia usar esse cabo e afirmou que para 1.6mt não comprometeria. Aconselhou-me a não usar maior que este tamanho esse tipo de cabo. Mas como a saida de cabo é muito pequena optei por eles apenas por este motivo.

    Obrigado galera!! Esta ajudando bastante a participação de vocês.
    A primeira versão dessa antena foi eu quem encomendou, e fizeram baseado no meu pedido.
    Ela tinha um furo de 1 polegada no fundo da antena pra passar cabos, isso fez com que a a antena tivesse perdas no ganho.
    O Radome não havia como passa cabos por ele, para concertar o furo que tinham feito no fundo da antena. O eu fiz?
    Tampei o furo do fundo do prato da antena com fita metálica, e furei o radome na parte de baixo para passar 2 cabos de 1/2 polegada.
    Resultado: aumentei o ganho da antena, permiti a possibilidade de introdução de outros tipos de cabos e antena ficou mais prática.
    Acho que eles devem ter mudado o suporte da antena também, pois o suporte original é pequeno para o tamanho da antena.
    Mas detalhe: se você tiver uma ideia boa, os caras fazem ela acontecer, esse é uma coisa que só encontrei na Ideal Antenas, e por isso é que só compro antenas lá.
    Há algum tempo atrás precisei de uma antena em uma freqüência especifica e que nenhum fabricante tinha. Troquei algumas ideias com a Luciana, logo logo estava conversando com os engenheiros e hoje essa antena é realidade e está em um projeto piloto que vai virar carro chefe da empresa em algum tempo.
    Os caras não tem medo de desafios novos, basta ser uma ideia boa ...
    Acho que convenci eles a fabricaram CPEs com as antenas deles integradas ao mikrotik, daqui uns dias devemos ter novidades...

  9. #29

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por ferluizber Ver Post
    ola amigo, olha eu lhe recomendaria trocar os cartões por 2 xr5. como vc tem uma distancia bem grande um pouco a mais de potencia vai te ajudar, não vai poder usar as 2 polaridades da antena, mas pelo menos provavelmente vc vai conseguir conectar.beleza
    Garanto que a potencia dos R52Hn são o suficiente e ainda sobra pra mais uns 30 Km.

  10. #30

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Olá meu caro, armc_2003, obrigado por participar deste topico.

    Demorei um pouco para colocar um novo comentário porque ainda estou em campo ( isso mesmo...meu carnaval foi no meio do mato).

    Bom, o enlace fehou com 41mbps full e ainda tem condições de melhorar, porque como já estava muito stressado com o enlace, perdi pouco tempo no trabalho de pente fino.

    Sobre a antena da ideal, só deixa a desejar esse ponto de conectar os cabos, não fazem ideia do que passei para tirar o radome encima da torre, mas deu tudo certo.

    A proposito, eu estava olhando no site da Mikrotik o cartão R5SHpn, para um enlece de 70km que vou fazer seria muito interessante. Vi que ele usa SISO ou seja 1x1, mas acho que nesse distancia me daria uns 30mb full. Alguém ouvia alguma critica ou eleogios sobre o mesmo?

    Agora não dá mais, mas os próximos trabalhos vou procurar o pessoal da RF.com.br com toda certeza.

    Abração a todos.

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Garanto que a potencia dos R52Hn são o suficiente e ainda sobra pra mais uns 30 Km.

  11. #31
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Pergunto pro amigo o que foi que você mudou, foram apenas os cabos???

    Abraços.


    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá meu caro, armc_2003, obrigado por participar deste topico.

    Demorei um pouco para colocar um novo comentário porque ainda estou em campo ( isso mesmo...meu carnaval foi no meio do mato).

    Bom, o enlace fehou com 41mbps full e ainda tem condições de melhorar, porque como já estava muito stressado com o enlace, perdi pouco tempo no trabalho de pente fino.

    Sobre a antena da ideal, só deixa a desejar esse ponto de conectar os cabos, não fazem ideia do que passei para tirar o radome encima da torre, mas deu tudo certo.

    A proposito, eu estava olhando no site da Mikrotik o cartão R5SHpn, para um enlece de 70km que vou fazer seria muito interessante. Vi que ele usa SISO ou seja 1x1, mas acho que nesse distancia me daria uns 30mb full. Alguém ouvia alguma critica ou eleogios sobre o mesmo?

    Agora não dá mais, mas os próximos trabalhos vou procurar o pessoal da RF.com.br com toda certeza.

    Abração a todos.

  12. #32

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    A principio sim. Porém, suspeito que o conjunto (ap, pigtail, cartão) em um dos lados, estava com problemas, porque quando eu scaneava aparecia poucos pontos com sinal muito baixo, foi quando troquei tudo de uma vez, na hora enxerguei uma quantidade enorme de sinais, inclusive o meu.
    Ainda não tive como testar o material retirado.

    Vlw

  13. #33

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá meu caro, armc_2003, obrigado por participar deste topico.

    Demorei um pouco para colocar um novo comentário porque ainda estou em campo ( isso mesmo...meu carnaval foi no meio do mato).

    Bom, o enlace fehou com 41mbps full e ainda tem condições de melhorar, porque como já estava muito stressado com o enlace, perdi pouco tempo no trabalho de pente fino.

    Sobre a antena da ideal, só deixa a desejar esse ponto de conectar os cabos, não fazem ideia do que passei para tirar o radome encima da torre, mas deu tudo certo.

    A proposito, eu estava olhando no site da Mikrotik o cartão R5SHpn, para um enlece de 70km que vou fazer seria muito interessante. Vi que ele usa SISO ou seja 1x1, mas acho que nesse distancia me daria uns 30mb full. Alguém ouvia alguma critica ou eleogios sobre o mesmo?

    Agora não dá mais, mas os próximos trabalhos vou procurar o pessoal da RF.com.br com toda certeza.

    Abração a todos.
    O novo cartão da MK usa MIMO mesmo... só que é 1x1.
    A antena da Idela eu tive que dar uma "tunada" nela quando chegou em minhas mãos.
    Sucesso.

  14. #34

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    A proposito, você pode detalhar essa tunada? Talvés algo me sirva.

    E sobre o mimo tenho dúvida sobre o mesmo. Porque MIMO seria multiple-input and multiple-output, no caso do cartão não há multiplos caminhos, já que o mesmo só possui uma única antena. Neste caso eu creio que ele use N emcima do modelo SISOm ou estou errado?

    Grato


    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    O novo cartão da MK usa MIMO mesmo... só que é 1x1.
    A antena da Idela eu tive que dar uma "tunada" nela quando chegou em minhas mãos.
    Sucesso.