+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Gente, gostaria de saber se vocês estão usando a opção dos cartões nas RBS radar detect, quais são as principais vantagens e desvantagens.
    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Esse Radar Detect nas RB's nao teria a mesma funcao do DFS nos demais equipamentos?

    Se for, ele detecta quando o canal esta sendo usado por algum radar (militar, aeronautico, etc) e automaticamente muda o canal para outro.
    A funcao DFS é obrigatorio o uso em varias faixas de canal.

  3. #3
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    nao fica legal pq toda vez que sofrer interferencia ele vai mudar de canal e todos os clientes vão cair.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    nao fica legal pq toda vez que sofrer interferencia ele vai mudar de canal e todos os clientes vão cair.
    A questao nao é somente ficar legal.
    a Questao é a obrigatoriedade.

    Se no mk, esse radar detect for o DFS que existe no ubiquiti e demais... entao, ele é obrigatorio quando se usa algum canal na faixa 5.4

    https://under-linux.org/f346/5-ghz-u...ocorro-147398/

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Esse Radar Detect nas RB's nao teria a mesma funcao do DFS nos demais equipamentos?

    Se for, ele detecta quando o canal esta sendo usado por algum radar (militar, aeronautico, etc) e automaticamente muda o canal para outro.
    A funcao DFS é obrigatorio o uso em varias faixas de canal.
    É, pelo que sei em algumas faixas do 5.8 é obrigatório sim o uso do DFS ou Radar Detect. Senão a tia Anatel te notifica por interferir em sistema militar, aeronáutico, etc.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    nao fica legal pq toda vez que sofrer interferencia ele vai mudar de canal e todos os clientes vão cair.
    É, isso é. Aí já entra outra questão: os provedores poderiam muito bem conversar entre si e acertar canais entre seus POPs, para um não interferir no outro... Mas isso chega a ser utopia em vários cenários de WISP .

  7. #7
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    so estou dizendo que em mikrotik não fica bom.

  8. #8
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    so respondi a pergunta.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    so estou dizendo que em mikrotik não fica bom.
    Concordo contigo Thiago.
    Na verdade em nenhum equipamento fica bom, seja MK ou UBNT.
    Mas, é a Lei, fazer o que né. Temos que seguir.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Então a questão é saber se ele vai mudar a toda hora, ou somente se ouver interferencia, pois to tendo problemas em uma torre, mais especifico um cartão, porem se eu ativar e ele ficar mudando de canal a todo tempo não sera viavel, mas se ele mudar apenas uma vez ou outra, so quando se sentir prejudicado mesmo, dai acho vantagem...

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Então a questão é saber se ele vai mudar a toda hora, ou somente se ouver interferencia, pois to tendo problemas em uma torre, mais especifico um cartão, porem se eu ativar e ele ficar mudando de canal a todo tempo não sera viavel, mas se ele mudar apenas uma vez ou outra, so quando se sentir prejudicado mesmo, dai acho vantagem...
    Na verdade ele não muda quando se sente prejudicado, mas sim quando verifica que está talvez prejudicando alguma outra transmissão, que seria preferencial.

  12. #12
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    ele nao prejudica muito não. pronto.
    e isso que o marlondomenech disse.
    e um sistema adaptivo.

  13. #13

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    vou clicar na estrelinha de cada um, pois quando abri este topico queria saber justamente sobre as informações que os senhores postaram e que vao me ajudar, porem ainda resta uma duvida, vocês usam? Se sim, o que tem achado realente?

  14. #14
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    olha eu usava quando eu tinha pops mikrotik e nunca tive problemas.
    como nos citamos anteriormente e obrigatorio... nao seii se acontece algum problema com vc, mas ele so evita de vc prejudicar algum orgão federal.

  15. #15

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    olha eu usava quando eu tinha pops mikrotik e nunca tive problemas.
    como nos citamos anteriormente e obrigatorio... nao seii se acontece algum problema com vc, mas ele so evita de vc prejudicar algum orgão federal.
    Obrigado amigo, cliquei na estrela abaixo do seu post.
    Duvida besta...
    Vc disse usava mikrotik, agora vc usa ubnt?

  16. #16
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    mas uso ubnt somente para distribuição para clientes. no caso dos ptp uso o velho e seguro mikrotik. agora no momento estou acabando de configurar meus SXT-5HnD com um througput maravilhoso!!!

  17. #17

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    mas uso ubnt somente para distribuição para clientes. no caso dos ptp uso o velho e seguro mikrotik. agora no momento estou acabando de configurar meus SXT-5HnD com um througput maravilhoso!!!
    To querendo arruar nano em minhas torres 5,8 pra atender os clientes, mas me deparei com uma duvida, e se o nano queimar como faço pra clonar o mac do substituto pra nao ter que ir de cliente em cliente reconectando?

  18. #18

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Gente, gostaria de saber se vocês estão usando a opção dos cartões nas RBS radar detect, quais são as principais vantagens e desvantagens.
    Desde já obrigado.
    Aqui comigo, eu tive uma boa experiência. Estava com muita dificuldade de acertar um canal para uso em um pop, local com muita interferência, ao habilitar a opção o MK escolheu um canal, que me apresentou um bom resultado, depois de verificar o canal, desabilitei a opção. Já fiz isso em 2,4 e 5,8 Ghz.

  19. #19

    Padrão Re: Duvida sovre opção radar detect, vantagens e desvantagens!

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    To querendo arruar nano em minhas torres 5,8 pra atender os clientes, mas me deparei com uma duvida, e se o nano queimar como faço pra clonar o mac do substituto pra nao ter que ir de cliente em cliente reconectando?

    É só não travar o MAC no cliente.
    Nunca tive problemas que necessitassem desse tipo de solução (travar MAC do AP).

    Outra dica, não usa nano na Torre. Usa uma setorial, vai te dar melhor desempenho.
    Nano 5.8 abre 43 graus, enquanto que uma antena setorial abre 90 graus. Isso ajuda a diminuir o número de antenas na torre...