Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Pessoal,
    Sempre leio que UBNT é o cara, a maravilha do wifi.
    Tenho uma rede 2.4B, mikrotik com cartões XR2.
    Alguns dos meus clientes usam produtos UBNT, como Nano Station 2 e Bullet + grade.
    Apesar de funcionar, nunca teve um desempenho "fantástico", muitas vezes o throughput baixa a ponto de prejudicar a navegação.
    Depois de ler alguns comentários bons sobre a CPE da OIW, a 2415CPE, comecei a testar. Logo no primeiro cliente, tive uma surpresa muito agradável, consegui, com visada zero a uns 700 metros da torre, fixar em -60 e throughput acima de 5000kbps.
    Sorte? Pode ser, mas eu insisti em comprar esses clientes OIW.
    Meu teste mais recente foram em dois clientes, os dois usavam antenas de grade 21dbi com bullet, tudo novo, tudo muito bem vedado, etc. Mas ambos pedendo pacotes, tendo queda no throughput.
    Na casa de um dos clientes com o bullet, tem uma outra pessoa na casa dos fundos, que contratou minha net, novamente coloquei a CPE OIW, era a hora da verdade, já que a distância era a mesma e a visada era até melhor com o bullet, a OIW ficou num ponto mais baixo com algumas árvores na frente e a distância já era maior que 1 km.

    Advinhem? Mesmo com visada menor, consigo melhor throughput e melhor sinal na OIW!
    No caso do outro cliente, retirei a bullet e coloquei o CPE e pronto, resolveu o problema de throughput baixo!

    Então, pra mim, em redes "não UBNT", apesar do cartão ser XR2, o CPE OIW é muito melhor que as soluções UBNT em clientes.

    Aí fica a questão:
    Essa CPE junta tudo o que mais falamos mal em redes wifi, que são chipsets Realtek e antenas yagi e o resultado acaba tão bom assim?

    Talvez, em uma rede toda baseada em UBNT, esses produtos sejam melhores, mas em uma rede padrão 2.4B, acho melhor pesquisar e encontrar o melhor custo x benefício, e nesse caso, 10 x 0 pra OIW.

    Não sei se esse projeto é da OIW, mas fico feliz em dar meu dinheiro a um produto "nacional".

  2. #2

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Vlw amigo,por ter compartilhado sua experiençia com as duas marcas...nunca usei produtos da Oiw,mas ainda pretento testa-los,pois vejo muitos falarem bem deles!..

  3. #3

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Meu teste mais recente foram em dois clientes, os dois usavam antenas de grade 21dbi com bullet, tudo novo, tudo muito bem vedado, etc. Mas ambos pedendo pacotes, tendo queda no throughput.
    potencia dos aparelho e distancia?

  4. #4
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    tenho muitos clientes cerca de 70 e funciona muito bem.

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    mas amigo sinceramente nunca jamais em meus clientes em provedor eu deixaria de colocar ubiquiti para colocar OIW. pra mim OIW somente as antenas que são maravilhosas.

  6. #6

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Então eu deveria optar por uma solução mais cara com um desempenho pior? Não faz muito sentido, não é mesmo?

  7. #7

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Diogo, é mais ou menos isso.
    Também tenho um lote bom de clientes com estas CPEs ou então com a PCBA da OIW.
    Rodam legal.
    Na verdade não dá para fixar todos os clientes num só produto.
    Tem que fazer um teste. Eu tenho uma miscelânea de produtos. Alguns quando dão pau não repito a compra. Já tive problemas com quase todos os fabricantes. Não dá para dizer que um é superior ao outro.
    Quem de nós não tem um canto cheio de rádios que não funcionam mais?

    Mas estas CPEs com antena Yagi teriam tudo para não dar certo.
    RTL 8186 + Iagi. Mas é o contrário . Funcionam muito bem

    Só gostaria que a OIW lançasse uma CPE destas com pcba com protocolo N.
    Tenho algumas CPEs destas que já pararam também. E não acho pcba que encaixe perfeitamente nelas para aproveitar a carcaça e a antena.

  8. #8

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Pois é, tenho a impressão que dipolo e patch são de desempenho meia-boca em 2,4GHz, mas a maioria das CPE's tem patch...

    Eu estranho que as vezes uma grade de 19dB tem desempenho final (Troughput e jitter) pior que uma biquad de 12dB, pelo visto devo insistir também em yagi, provavelmente devido ao maior numero de elementos ou area exposta a yagi se comporta melhor com os reflexos dos lugares sem visada.

    (Comprei um par de Yagi 9dB da china a muito tempo, nunca fiz comparativo mas pro uso que dei na época se saíram bem (Melhor que uns dipolos 17dB com refletor de aluminio maciço que testei na mesma posição), acho que vou procurar alguma yagi homologada pra testar em cliente)

  9. #9

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    A grande verdade que eu canso de dizer a meus clientes de redes wireless é: É impossível padronizar um produto para seu cliente. Isoo por que você vai ter clientes de 200 metros da torre e clientes a 1,5km. Em cada um deles você vai ter que usar uma solução distinta, e no cliente mais longe, um equipamento com ganho maior para obter qualidade. Então, podem haver casos que a dupla bullet + grade vai se sair melhor que a CPE, e outros não. Mas isso é algo muito particular, e cada um na sua topologia vai poder dizer o que é e o que não é bom em seus clientes.

  10. #10
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Não pode existir padrão. pois cada caso e um caso.

  11. #11

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Acho que o padrão é manter o nível da rede alto, desde que isso esteja acontecendo, não há mal nenhum usar um certo tipo de equipamento. Afinal, antenas de baixo ganho com potência baixa e desempenho bom, se está se comportando bem em qualquer ambiente, não prejudica em nada. É melho que colocar grade de 25dbi pra tudo quanto é cliente, até clientes a 50 metros da torre, como muita gente faz.

  12. #12

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    rapaz vou comprar umas pra teste, a ultima que testei foi o novo panelstation da aquario de 14dbi e para minha alegria funciono melhor que cpe tplink 5210g

  13. #13

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Tenho em um provedor que trabalho 80 Antenas CPE OIW 2.4Ghz das 80 compradas 12 vieram com problema de fabrica e 3 queimaram já instaladas nos clientes devida as altas temperaturas que tem feito por causa do verão aqui no Sul. Acredito que é preciso rever a questão da dissipação de calor por conta do chiset desta placa que segundo o fabricante já estaria com dissipador de calor.
    Mas falando mais sobre a CPE OIW. quero dizer obtive uma boa experiência fora os problemas é claro e digo que é uma otima Opção baixo custo para redes pequenas, porem somente para ambientes sem interferência e de até no maximo 1,5km. Após essa distância da estouro de ping direto e só usando transceptor + antena de grade 24dbi pra resolver.
    O firmware é bom, porem falta alguns recursos que poderiam ser implantados, já entrei em contato pessoalmente com a propria oiw em taquari pelo telefone e pedi essas melhorias.. Resultado: já se passaram 3 mesês e ainda nada.. Suporte ao firmware da OIW nota 3 de 0 a 10...
    Agora porque nota 3? por que descobri uma falha gravissima de segurança nessas CPE e corrigir essa falha foi a unica coisa que a oiw fez, por isso dou essa nota. Quem quiser saber mais sobre essa falha pesquise no google sobre botnet OIW ou aqui no forum mesmo.
    Espero que a galera da oiw se puxe mais com respeito as melhorias nos firmwares, pois não adianta de nada ter uma CPE 100% produzida na china sem suporte nacional ao software que acompanha o produto.
    Fora isso a CPE é um produto excelente. Depois que descobri essa CPE não compro mais nenhuma outra. Parabens a OIW pela CPE 2415..
    Só uma coisa..Pedimos que a OIW lance ao mercado as placas para reposição quando necessario. pois isso sim esta dificil de conseguir..
    Quanto a UBNT esta na hora deles rever os projetos das Nanos todas as series pois estão deixando muito a desejar pelo preço, se não fosse o airmax a ubnt com certeza ja teria perdido o mercado pra alguma outra marca.
    O que salva a UBNT são as rocket em conjunto com as antenas Base-station que formam uma combinação perfeita. Outra antena boa tambem é a Nano-bridge. Quanto as air-gride dizem que é boa para 5.8ghz e 2.4ghz.
    Algo interessante que notei foi que provedores que usam Nano prejudicam mais os outros provedores. Isso devido a grande abertura do feixe de irradiação. Ou seja. Quanto mais o sinal se espalha mais interferência desnecessária temos no ar.


    Abraço a todos..

  14. #14

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    vote 1.5km é tenso pra mim pois a media dos meus clientes sao 2 a 2.5km

    * pra vc rafaelhol, quanto a nanostation eu parei na rede estou dando preferencia antenas de abertura mais fechada como nanobridge e airgrid em 5.8... mas 2.4 esta complicado achar alguma

    Esta cpe da oiw nao aceita alguma firmware da aprouter?

  15. #15

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    vote 1.5km é tenso pra mim pois a media dos meus clientes sao 2 a 2.5km

    * pra vc rafaelhol, quanto a nanostation eu parei na rede estou dando preferencia antenas de abertura mais fechada como nanobridge e airgrid em 5.8... mas 2.4 esta complicado achar alguma

    Esta cpe da oiw nao aceita alguma firmware da aprouter?
    Pois é meu caro Jonas.. Tambem parei com as Nano-Station por causa desse motivo.. Estava poluindo o Espectro demais aqui e o rendimento não era aceitável...
    Volto a salientar para que o pessoal de preferência para antenas de lóbulo fechado, pois estas além de aumentar a performance da rede aumenta também o alcance e diminui a poluição e ruido no nosso tão sofrível Espectro de hoje em dia.
    outra coisa que tambem vale observar é a questão da potência RMS.. Pois é necessario considerar a potência RMS em relação ao ganho de antena que ira multiplar essa potência rms e ira resultar em uma potência efetiva irradiada ERP..

    Exemplo:
    Com um transmissor com potência de 400mw
    Antena de 3Dbi.
    Potência irradiada igual a 800mw, pois é isso mesmo galera.. imagine vocês lançando no Espectro 800mw..
    Agora imagine o que você faz quando você coloca nos seus clientes 400mw com uma antena de grade de 25Dbi. rsrs
    É necessário o pessoal se conscientizar que potência não é nada sem controle.. E que para 2.4Ghz existe normas vigentes que são claras quanto ao uso abusivo de potência com relação ao ganho das antenas. A tia Ana ta encima por causa do grande volume de poluição e promete fiscalizar melhor essa parte nesse 2012 pelo menos foi o que um amigo Fiscal da Anatel me falou aqui no Sul.
    Quanto ao firmware da CPE Oiw, se aceita algum outro firmware? A resposta é sim, aceita.. Porem tenho um lote aqui de 80 antenas que não aceita, pois vieram com a placa bloqueada da china para tal feito. Segundo disse o Willian da parte técnica da OIW foi somente os primeiros lotes que vieram com esse bloqueio.. Os proximos lotes viriam desbloqueados para uso de firmwares de terceiros que oferecessem suporte ao tão famoso RTL8186.

    Abraço a todos..

  16. #16

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Inclusive no manual da OIW 2415cpe, você encontra a informação de que ela aceita outra firmware, no caso a AProuter.

  17. #17

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    2,5km para atender clientes é algo muito perigoso. Na verdade o protocolo 802.11 foi feito para uso indoor. Nós é que estamos abusando. No conceito de micro-células a distancia do pop ao clliente é muito menor e isso contribui para a estabilidade da conexão.
    Esta questão do ângulo de abertura começou a ficar crítica quando surgiram as CPE com antena integrada.
    Antigamente se usava mais antena de grade de maior ganho e com menor ângulo de abertura.
    Isso permite usar potencias bem pequenas nos rádios. Mas colocar isso na cabeça de muitos é complicado.
    Para uma antena de ganho de 24 dbi a potencia deveria ser setada em torno de 15 mW para atingir os 36dbmEIRP, que corresponte a 4000mW.
    Porém tem limitações técnicas para incorporar uma antena de 24/25 dbi de ganho numa CPE integrada. É uma questão de espaço físico.
    Mas seria o ideal.
    Quanto ao firmware, eu só uso o básico no cliente, Configuro como cliente ISP, atribuo um IP para a Lan e outro IP para a WAN, já que não trabalho com DHCP.
    Fazemos as configurações básicas de lan e wan.
    Depois na aba wireless configuramos alguns parâmetros dependendo do desempenho na casa do cliente. Fragmentation e RTS quando necessário e potência começando com o mais baixo. O resto, como controle de banda , deixo para o mikrotik.

    Seria bom que todos os firmwares parassem com este negócio de porcentagem. Em mW a coisa é muito mais precisa.
    Creio que certas alterações devem ser mais profundas e por isso eles não fazem. A questão do botnet , a OIW resolveu em poucos dias. E já disponibilizou a correção. Foi uma atitude louvável. Por isso acho que não seja descaso com as outras reivindicações, mas sim alterações mais profundas que demandariam muitos testes.

    PCBA de reposição é outra questão que precisaria ser atendida. Já tentei ver se daria para colocar outra placa no lugar, mas por questões de construção não tem como. Tem que ser a original.
    É uma pena ter que encostar uma CPE só por causa de uma placa que deve custar pouco mais de 40/60 reais.

  18. #18

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    1929 Entao quanto a potencia sempre uso a menor possivel, até chego a trocar por antena de maior ganho para evitar até mesmo "judiar" o hard do equipamento.

    Quanto a distancia maxima 1.5km é o ideal mas no momento nao disponho de $$ para um nova repetidora, como aqui é interior e poluiçao quase 0 tenho cliente c/ grade+ap a 6km da torre com -75 11/11 ccq 95% recebendo sinal de um nanostation2

    Vou comprar amanha mesmo umas cpe da oiw e assim que chegar posto o que achei, a questao do firmware tambem só faço o basico o restante fica por conta do MK.

    diogotrc Vlw man, vou dar um conferida, a questao de preferir aprouter é mais pela estabilidade se comparada a outras firmware que ja usei

  19. #19

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    amigo, tenho certeza que o seu falta de sucesso c ubnt tem haver c configurações, não desmerecendo os cpe,s da OIW,que em clientes de curta distancia nao deixam a desejar! Acontece q no ubnt vc tem muito mais opções de ''afinamento de silnal'' e axo q vc nao esta fazendo isso do modo adequado. Ja no OIW, vc praticamente nao tem nada p configurar, assim vc tem melhores resultados.procure estudar mais as configuraçoes dos ubnt e vc vai mudar de ideia.rs abraços


    Estebam Neto
    Coordenador Técnico
    ALTANET - Provedor de Acesso á Internet
    (93) 3515-7526 Altamira - PA ALTANET - Provedor de Internet

  20. #20

    Padrão Re: Minha experiência com UBNT vs OIW (cliente)

    Citação Postado originalmente por slinet Ver Post
    amigo, tenho certeza que o seu falta de sucesso c ubnt tem haver c configurações, não desmerecendo os cpe,s da OIW,que em clientes de curta distancia nao deixam a desejar! Acontece q no ubnt vc tem muito mais opções de ''afinamento de silnal'' e axo q vc nao esta fazendo isso do modo adequado. Ja no OIW, vc praticamente nao tem nada p configurar, assim vc tem melhores resultados.procure estudar mais as configuraçoes dos ubnt e vc vai mudar de ideia.rs abraços


    Estebam Neto
    Coordenador Técnico
    ALTANET - Provedor de Acesso á Internet
    (93) 3515-7526 Altamira - PA ALTANET - Provedor de Internet

    Eta povo com mania de querer desmerecer o conhecimento aleio...

    Sem ao menos se dar o trabalho de ler todo o topico, ou assimilar o mesmo!