Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como funciona link dedicado

    Amigos sou novo no forum.mas sempre acompanhei os topicos daqui.
    Eu gostaria de saber sobre links dedicados, como funcionam e media de preços
    andei pesquisando e nao encontrei nada que me esclereceu por completo.
    Bom supondo que eu tenha 150 clientes conectados cada um com 64 up e 256kdown,
    qual link dedicado daria conta desses clientes.
    pois ja ouvi gente dizer que um link dedicado de 4 mb daria suportar mais de 200 clientes
    com estas velocidades. isso seria verdade? alguem pode me esclarecer melhor como funciona?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    boa tarde .
    links dedicados geralmente são ofertados a empresas que querem ou um serviço com o minimo de falhas possivel e atendimento rapido por que sua empresa não pode ficar parada por muito tempo sem comunicação com a internet .
    ou empresas de revenda de internet .
    no pacote geralmente voce rece 1 ou 4 ips publicos ..na maioria tem operadoras que dão mas ips mas não e de prache .
    geralmente o tempo de resposta para conserto de seu link e de menos de 4 horas e sua garantia de banda e de 95% .ou seja voce contratou 1 mega recebe no minimo 95% disto .
    e por este pacote te cobram os olhos da cara ,por minha pequena experiencia um link vai de r$ 100,00 por mega ate r$ 3 000,00 por mega dependendo do lugar do brasil que voce esta.

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Link dedicado nada mais é do que um serviço de internet em quê o provedor dele não vende mais banda do que tem, e consegue entregar a quantidade exata de banda que você comprou.

    É como uma fabricante de carros o entregar o carro que você comprou, ao invés de te dar uma quota de uso para revezar o carro entre vários clientes.

    Já garantia de uptime é outra história, não tem muito à ver com "link dedicado"

  4. #4

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Meu amigo o link dedicado nada mais e que o mesmo valor de megas contratados de upload sera o de download, simplificando se vc comprar da operadora 1 mega de down vc tera simplesmente 1 mega de upload, somente com uma diferença e que o link dedicado tem um retorno e qualidade melhor em atendimento pois no contrato te garantem o serviço e com no maximo de 95% a 99%, sem paradas e passando deste tenpo vc podera recorer em descontos. e por esse motivo que e bem mais caro e mmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttttttttoooooooooooooo caro mesmo um absurdo, aqui no provedor e uso 1 mega dedicado e 10 megas de adsl. fazendo balanciamento pcc. com cache do speedr funciona show de bola.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Uma pesquisa rapida, encontrei isso aqui pra vc...

    Amigo, esses assuntos podem exclarecer melhor suas duvidas:
    https://under-linux.org/f143/link-de...icacao-138908/

    comercial da Intelig: link dedicado ip facil ip dedicado link embratel link telefonica link intelig link telemar

    outra explicação sobre a diferença dedicado x compartilhado
    Qual a diferença entre ter link compartilhado e link dedicado? | Eng. Alberto Sato - Profissional VoIP/Asterisk

    espero ter ajudado

  6. #6

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    ate agora nao vi nenhuma explicação tecnica possivel para isto...

    bom..

    entende-se por link dedicado, o link onde o "direito" de ir e vir é garantido 100% dentro do backbone da operadora. Vou comparar ADSL e um link dedicado em SDH:

    o cenario segue assim: um SDH principal de onde saem 2 "cabos", um dos cabos para o CLIENTE que comprou o DEDICADO, e o outro cabo vai para o DSLAM.

    ADSL: o link chega ao DSLAN dedicado e então é compartilhado pelos N usuários daquele dslam, hora se consegue banda total hora não se consegue, a banda entregue ao dslan é calculada de acordo com "possibilidades" de garantia x custo. Alguma coisa relacionada a conta de 10 clientes por MEGA disponivel... além disto, há limitações da tecnologia como downstream menor do que upstresm (sentido dslam para cliente).

    Dedicado: é RESERVADO um "trail" ou "n trails" (são os VC´s) referente a velocidade contratada.. não é permitido por exemplo, fazer over-selling de banda. Supondo que a capacidade do SDH central seja de 155mbit (não vou considerar over-head, perdas por conversao de tecnologia etc.. vou fazer a conta 'teorica'), digamos que dos 155mb foram alocados 10mb para o cliente X e 10mb para o DSLAM .. estão sobrando 135mbit .. MESMO não tendo USO, não é permitido entregar para os próximos acessos (novos clientes ou o que for) banda acima de 135mbit ... ou seja.. um novo cliente de 100mb dedicado e o sdh fica com 25mb de sobra (indepentende se ha ou nao consumo)..


    Muita gente acha ou não conhece como funciona o sistema de QOS que é utilizado nas operadoras, diferente das redes MPLS, as redes SDH são garantidas. A venda de banda não é feita baseada no uso/over-selling. Independente se o meio é compartilhado com outros acessos (DSLAN e LINK DEDICADO por ex), a banda dos dois é garantida,porem o DSLAN que vai fazer o "compartilhamento" de banda entre os clientes ativos naquele local, mesmo que tenha banda sobrando no SDH final/central, o DSLAN não vai consumir mais do que o designado a ele.



    Acho que deu pra entender a diferença, algo mais tecnico...

  7. #7

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Obrigado a todos aqui do forum!to impressionado com a disposição dos amigos do forum em ajudar o proximo.
    pois bem ainda nao intendi o correto!
    supondo que eu contrate 1mb dedicado terei 1024 megabits ou megabytes por segundo?
    tanto em download como upload?
    tenho aqui 3 pcs mikrotik com 10mb adsl cada servindo em media 50 clientes configurados com 64 de up e 256 de down.
    onde é que se encaixa um link dedicado e que vantegens terei?
    se é que existe vantagem de eu mudar.

  8. #8

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    link é medido em MEGABIT ou seja.. 1Mbit/s ou 1024kbit/s.. em kbytes sao 120kbps

    como expliquei, sua adsl nao tem garantia nenhuma de entrega dos 10mb .. outros pontos negativos do ADSL:
    - shapping constante (algumas operadoras utilizam appliacens para reduzir velocidade/consumo de alguns protocolos, como por ex.. P2P).
    - limite de conexões simultaneas
    - conexao assimetrica. (up difrente de down)
    - sem garantia de banda
    - atendimento "a deus dará"
    - nao tem SLA, portante voce nao pode exigir uptime e estabilidade


    link dedicado alem de ser garantido, voce tem SLA e atendimento prioritário, geralmente maximo de 2 horas..


    e compartilhar ADSL é crime, anatel não tem nada com isso, mas o MPF pode multar, buscar e lacrar, além de prisão preventiva.

    Nos crimes previstos, alguns:
    - Lesão a terceiros (Operadora e o seu cliente)
    - Crime contra economia popular
    - Sonegação de impostos (aqui entre a parte de impostos e nota fiscal)

  9. #9

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Bom pelo que vi nao há vantagens entaum em adquirir um link dedicado no meu caso entaum?
    até mesmo pelo elevadissimo preço.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    Bom pelo que vi nao há vantagens entaum em adquirir um link dedicado no meu caso entaum?
    até mesmo pelo elevadissimo preço.
    Vantagens do link dedicado, já foi falado por outros aqui...
    Garantia de Banda acima de 90% contra 10% do ADSL
    IP Publico Fixo contra IP dinamico do ADSL
    Suporte em até 8h contra 24h pelo menos do ADSL
    Você faz o que quiser com o Dedicado, o ADLS é para uso Privado, não pode ser compartilhado com terceiros..
    Se não consegue enxergar essas diferenças ou vantagens, como quiser chamar, não há porque continuar com esse debate...
    Seria muito melhor voltar ao principio da base comunicação...

  11. #11

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    bom amigo paullsoftware como voce deve ter notado sou iniciante nessa coisa de internet via rádio e link dedicado e tals.
    talvez vc nao tenha notado que mesmo o pessoal tentando explicar ainda nao obtive uma resposta clara ao menos para mim que sou leigo nesta area.
    vou tentar ser bem claro nesta pergunta afim de resolvermos isso.
    Bom supondo que eu tenha 150 clientes conectados cada um com 64 up e 256kdown,
    qual link dedicado daria conta desses clientes?

  12. #12

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    primeiro que, ADSL é para uso FINAL !!!

    se voce pretender revender, tem q ser o link dedicado !!

    imagine a situação de, um cliente SEU colocar uma omni no telhado da casa dele.. contratar um plano seu de 512k .. e revender ao parentes, amigos, etc...

    é a mesta situação que quem revende ADSL ...

    no contrato da ADSL não é permitido o compartilhamento a terceiros... etc etc etc


    além das questões juridicas.. link ADSL não tem garantia nenhuma de qualidade... hoje pode ter a banda.. mais tarde pode ser que consiga 50% .. ou menos.. vai depender da disponibilidade da operadora naquele dslam..

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    não adianta a gente pode falar e falar e falar mas sempre vai ter o cliente que vai alugar internet ,colocar o famoso kit provedor em cima de casa com omni aquarios de 15 dbi e nasce um novo gatonet .hauhauhauhauahuaha

  14. #14

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    alexandrecorrea!obrigado por responder e obrigado pela dica.
    mas sobre a minha pergunta ainda nao foi respondida.
    assim como eu sei e muitos aqui sabem que nao é permitido usar adsl.
    por isso vim ao forum perguntar:como funciona, preços, e o mais importante :que plano devo adotar nas minhas condições que citei acima?

  15. #15

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    naldo864! hoje nao faço isso! mas admito que ja fiz! e obtive como esperiencia. hoje estou trabalhando em uma empresa de telefonia e internet a rádio na minha região.eu gosto de aprender sempre venho aqui no forum tentar aprender mais um pouco.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    um link de 12 mega dedicado com cache nestas circunstancias daria conta .

    150 clientes com 256 de download .

  17. #17

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Naldo864!obrigado pela resposta.Vi que aqui na minha região quanto maior é o link dedicado menos é o preço por mega.
    consultei aqui 1 mega custa 800 reais mensais.já o 2mb custa 1200 e assim por diante.conheci um vendedor da oi ele esta oferecendo 1mb com 4 ips ele tambem comentou que neste mesmo ip dedicado possui linhas para voip.
    o voip seria interessante de usarmos para comunicação, já que logo teremos que abrir novos escritorios. Vou consultar e ver quanto custará 12 mega como Naldo864 falou.Por enquanto obrigado a todos que estão ajudando.

  18. #18

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Obrigado a todos que estiveram dispostos a ajudar já adquiri meu link dedicado estaremos implantando logo logo. Ao moderador se quizer pode fechar o tópico e obrigado a todos!

  19. #19

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Link Dedicado é um acesso dedicado somente para a sua empresa , ou seja vc não compartilha com mais ninguém fora os ussuarios dentro de sua empresa. A velocidade é estavel é oferecido 100% de banda garantida quanto para Upload quanto para Download. Quanto ao preço é pode ser considerado caro conforme a sua necessidade.

    Exemplo : 2Mb pode cobrado numa faixa de 1300,00 reais até 5.000,00 reais , vaidepender de como a operadora vai te entregar um link onde ela não tenha estrutura própria!!! Agora se ela entregar 2MB aonde ela tem estrutura propria poderá ser cobrado no maximo 1200,00 reais minimo 1080,00 reais. Se precisar de mais alguma coisa informação pode me encaminha por e-mail conforme contato abaixo.

  20. #20
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Como funciona link dedicado

    Citação Postado originalmente por shecarzai Ver Post
    Link Dedicado é um acesso dedicado somente para a sua empresa , ou seja vc não compartilha com mais ninguém fora os ussuarios dentro de sua empresa. A velocidade é estavel é oferecido 100% de banda garantida quanto para Upload quanto para Download. Quanto ao preço é pode ser considerado caro conforme a sua necessidade.

    Exemplo : 2Mb pode cobrado numa faixa de 1300,00 reais até 5.000,00 reais , vaidepender de como a operadora vai te entregar um link onde ela não tenha estrutura própria!!! Agora se ela entregar 2MB aonde ela tem estrutura propria poderá ser cobrado no maximo 1200,00 reais minimo 1080,00 reais. Se precisar de mais alguma coisa informação pode me encaminha por e-mail conforme contato abaixo.
    Desenterrou mesmo o tópico, e os preços tão meios fora de operação pelo menos aqui em PE... consiguimos link dedicado na fibra por 400 o mega em boa parte do estado...