+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB travando. recebe internet mas não distribui.

    estou eu aqui mais uma vez pedindo a ajuda de vocês pois estou com um novo problema (velho na verdade).
    estou com dois RB em uma rede só.
    RB_1 - faz o balance de 4 links e passa e internet pra o RB_2
    RB_2 - recebe internet do RB_1 e faz o hotspot
    e ta acontecendo o seguinte, na verdade isso acontece a muito tempo.
    do nada meu RB perde conexão. tipo... ele fica recebendo a internet normalmente mas para de enviar os dados ai fica só recebendo mas não envia fazendo assim com que todo mundo fique sem internet e só volta a funcionar quando reinicio o aparelho, ai quando não é o RB_1 que trava, é o RB_2 e isso ta me tirando do sério.
    Ai o RB_1 ta com internet normal e o RB_2 da esse problema ai fica todo mundo sem internet, e quando não é isso o RB_1 da esse problema ai não passa internet pra o RB_2 e assim todo mundo fica sem internet tbm. imagina o saco que é isso! estou conseguindo burla isso com watchdog assim ele reinicia automaticamente, mas queria saber porq isso acontece tanto. (todos os dias acontece 2 ou 3 vezes)

    obs: isso ja acontece a tempo, mesmo quando eram 2 redes distintas, uma para cada RB. (RB_1 - rede 1, RB_2 - rede 2)

    alguem já passou por isso? ou sabe o motivo de isso estar acontecendo?

  2. #2

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    amigo ela trava ou só fica sem internet?
    quais as rbs que vc usa ?
    qual a quantidade de cliente on ?
    como é que esta o processamento das mesmas?

  3. #3

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Bom dia seguinte amigo,
    vai em log e ve qual o erro que ela esta dando, post para nós termos uma idéia do seu problema.

  4. #4

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    ela fica só sem internet.
    tenho uma RB/750 que faz o hotspot
    e RB/750GL que faz o balance dos links, ambos com licença nível 4. (esse problema acontece nos 2 RBs)
    tenho 36 clientes mas no maximo 22 on.
    blz! vou postar aqui o log.

  5. #5

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Boa Dia

    Seguinte, tive este problema em minha algumas RB 750 gl, fiz atualização de versão e upgrade de firmware ta funcionando tudo certinho, outra coisa me diga quanto que ta o consumo do seu link, na rb do balancemanto e na rb do hotspot

  6. #6

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    rapaz no balance os quatro links ficam normalmente com 600kbps/rx as vezes que 1 ou 2 dos links pulam pra 1500kbps/rx. e no hotspot fica de 1.3mbps/rx a 2.4mbps/rx.
    seria isso mesmo que vc queria saber?

    cada link tem 4mb(normalmente só da 2.3mb a 3.2mb).

  7. #7

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    ok..isso mesmo que eu queria saber, conseguiu ver os logs

  8. #8

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    vi os logs e aparentemente não vi falando nada a respeito de reiniciar, erro, travamento ou qualquer coisa desse tipo.

    vou esperar acontecer mais uma vez e olho novamente pra ver se vai aparecer algo estranho.

    vc disse que teve esse problema...
    acontecia todos os dias? pois o meu acontece todos os dias. isso ta um saco, pois acontece 2, 3 vezes ou mais. os clientes estão ficando furiosos.

  9. #9

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Boa tarde
    Sim aconteceu comigo, atualizei a versão do mikrotik e firmware.[

  10. #10

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    blz amigo vou tentar fazer isso.
    vc poderia me dar umas instruções de como fazer esse processo?
    é que tenho pouca experiencia ainda com mikrotik.
    ficarei grato... abraço!

  11. #11

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Boa tarde


    Amigo tudo certo

    Seguinte te passei um tutorial para atualizar a versão, atualize sua versão primeiro e depois te passo como atualizar o firmware. Baixe o pacote npk neste site Mikrotik


    Tutorial atualização Mikrotik

  12. #12

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    blz! vou fazer isso agora. mas qria saber a respeito da versão. pois vi no meu que a versão é 5.6 qual a versão após essa? 5.13? como atualizo o firmware?

  13. #13

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Pessoal, mais uma vez estou aqui tentando resolver esse meu problema q ainda esta na mesma, minha rb continua travando, ja atualizei vesao, firmware e nada resolve, tenho 2 rb com o mesmo prooblema e o pior de tudo é q instalei o mk em um pc e aconteceu o mesmo. Nao aguento mais esse tormento. Alguem tem uma dica de o q pode ser isso?

  14. #14

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Citação Postado originalmente por JHenriqueSN Ver Post
    Pessoal, mais uma vez estou aqui tentando resolver esse meu problema q ainda esta na mesma, minha rb continua travando, ja atualizei vesao, firmware e nada resolve, tenho 2 rb com o mesmo prooblema e o pior de tudo é q instalei o mk em um pc e aconteceu o mesmo. Nao aguento mais esse tormento. Alguem tem uma dica de o q pode ser isso?
    mano faz o seguente me add ai [email protected] vou da uma olhada ai nessa sua rb que tenho mikrotik aqui rodando a muito tempo e nunca tive problema de travamento ok

  15. #15

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    amigo, entendi qual é o problema que está acontecendo comigo.
    é o seguinte...
    como eu disse no tópico, um mikrotik faz o balance e o outro o hotspot, o q faz o balance fica normal e o do hotspot fica perdendo conexão.
    ai entendi que isso acontece porq o ping com a internet com o (mk hotspot) fica muito alto ai quando passa de 999ms ele da time out e enquanto o ping estiver a cima de 999ms fica perdendo conexão e fica sem internet esse tempo.
    Só que ao mesmo tempo eu pingo na internet com o (mk balance) e nele está tudo normal.
    dessa forma o mk do balance continua com a net normal e o hotspot fica sem até o ping diminuir.
    o que faço pra resolver esse problema de ping tão alto?

  16. #16

    Padrão Re: RB travando. recebe internet mas não distribui.

    Acompanhando...