+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    Pessoal,

    tenho o seguinte cenário:

    Matriz <-> minha torre <-> Filial

    bom, o cliente precisa interligar sua Matriz e Filial, porém, pela falta de viabilidade, terá que repetir na minha torre, onde ele vai pegar o link de internet dele tbm, porém o link de internet sairá de uma porta do meu mikrotik e chegará no mikrotik dele.

    considerando que o enlace dele compreende 4 nanobridge m5, a rede por onde chega a internet terá comunicação com a rede interna dele, mas isso não pode acontecer, o que posso fazer para isolar as 2 redes de forma lógica? pois fisicamente não tenho como fazer isto com esses equipamentos.

    grato.

  2. #2

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    Usando IP/Classe de redes diferentes não conseguiria isolar?

  3. #3

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    VLAN.

  4. #4

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    VLAN. Coloque todos os seus rádios em AP+wds, e crie as vlans no mikrotik para separar logicamente as redes.

  5. #5

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    como crio as vlans sabendo que a rede interna é 192.168.0.x e a internet é 192.168.1.x?

  6. #6

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    VLAN (utilizando switches nas pontas...)

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duas redes que não podem se comunicar passando por um enlace com mk nas duas pontas

    Boa tarde,

    Se você usar mikrotik nas pontas (RB450 por exemplo) pode fazer com vlans facilmente.


    No lado do cliente, crie 2 vlans na interface onde o link vai chegar. Depois criei 2 bridges, LOCAL e INTERNET por exemplo. Coloque na bridge internet a ether que tera o link de INTERNET e a vlan internet. Depois na bridge local, voce coloca a ether da rede local que vai comunicar com a fiilal e a vlan local. Assim voce receberá 2 vlans em uma porta e irá separá-las em 2 portas fisicas.

    Vamos falando, abraço