Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Só funciona se a antena da repetidora estiver em local com visada direta para as torres de celular.
    A antena apontada para a torre de celular deve ter altíssimo ganho; usei uma de 2,85mt de satélite adaptada para frequência de celular.
    No lado que vai para o lugar que se deseja cobertura usa-se uma patch, biquad ou quadriquad calculada para frequência de celular.
    Cabo entre as duas antenas no máximo uns 2 ou 3 mt de cellflex.
    O alcance deve ficar em até 1Km se tudo for feito certinho e sem perdas.
    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Repetição passiva para locais distantes e com os usuários a uma distancia razoável de 1 km a 2 km!
    Acredito que não vai rola pois não tem como criar mais potencia do que ja é recebido, assim se o local for distante e já não tiver muito sinal vc só vai conseguir passar o pouco que tem e ainda descontado da perda desse tipo de antena e do cabo.
    Na maioria dos casos quem necessita desse tipo de implementação tecnológica (Enjambração) esta em situações extremas.
    Eu por exemplo, a torre de telefonia fica a uns 15 a 20 km e sem visada mas tem sinal.
    Eu gostaria de refletir o sinal para a comunidade que fica a baixo do morro.
    Nesse configuração de antenas passivas acho que não da.

  2. #22

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Depois de todas as sugestões eu ainda bato na tecla: Repetidora é responsa da operadora.
    Nâo falo aqui de alguém colocar uma antena externa para amplificar o sinal.
    Mas repetir?
    Estamos falando de uma rede. Como entrar nesta rede legalmente, configurações etc etc.

    Seria o mesmo que se alguém pegasse o sinal de nossos provedores e saisse por aí fazendo repetidora sem o nosso conhecimento.
    Acho até que se a operadora pegar vai dar problema. O correto seria a comunidade consultar a operadora para que ela assuma esta repetidora. Por outro lado, se é pouca gente eles não vaão querer.

  3. #23

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Amigo. Você não vai deixar seu provedor aberto, sem segurança e sem controle de trafego. Mesmo que peguem seu sinal no máximo vão pegar o sinal de um cliente só e não mais. Isso se vc não deixar brechas.
    Sim claro que a responsabilidade de estalar isso é da operadora, mas as grandes operadoras estão interessadas em lucros absurdos e em quantidade de usuários. Elas nunca vão fazer nada em um distrito distante que tenha saída de no máximo 10 ou 15 ligações por dia.
    Essa é a realidade.
    Outro ponto o sinal de telefonia é aberto para quem quiser usar e ao fazer uma repetidora vc não tem como cobrar pelas ligações saídas dela, se aumentar o nível de trafego na operadora é só eles que ganham diretamente, e eles tem controle do trafego, simplesmente melhoram a rede se necessário.
    Asim se vc morar em uma região afastada, ou tiver um projeto para melhorar a vida da população desse lugar o jeito é enjambrar e repetir o sinal.
    Se ninguém regaçar as mangas nunca vai ser construído nada.

  4. #24

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Repetição passiva não é enjambração: Siemens, NEC, Thomsom, Ericsson, Standard Electric entre outras utilizam estas técnicas a mais de 50 anos para empresas de telecomunicações (STFC e SMC).

    No entanto tem parâmetros técnicos para obter resultados; se não estiver dentro deles, não vai funcionar.

    Visada direta é essencial, a distância também é um fator limitante, deve ficar em uns 5Km no máximo.

    Vantagem é que por ser passiva, trabalha com todas operadoras que estiverem na mesma direção simultaneamente.

  5. #25

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Repetição passiva não é enjambração: Siemens, NEC, Thomsom, Ericsson, Standard Electric entre outras utilizam estas técnicas a mais de 50 anos para empresas de telecomunicações (STFC e SMC).

    No entanto tem parâmetros técnicos para obter resultados; se não estiver dentro deles, não vai funcionar.

    Visada direta é essencial, a distância também é um fator limitante, deve ficar em uns 5Km no máximo.

    Vantagem é que por ser passiva, trabalha com todas operadoras que estiverem na mesma direção simultaneamente.
    Desculpe pelo enjambração, não erra a intenção ofender.
    Mas eu ficaria realmente agradecido se você me apontasse uma solução para minha situação problema já que repetição passiva não vai funcionar por causa da distancia.

    Acho que esta havendo um conflito de ideias amigo, isso não é minha intenção.
    Me corrija se eu estiver errado:

    Você esta pensando em áreas relativamente próximas aos centros onde a uma grande massa populacional, e essa grande massa vai ser muito beneficiada com isso e provavelmente render muito dinheiro as operadoras e também como consequência da facilidade de comunicação alcançada a areá vai se desenvolver a passos mais largos.

    Minha situação é diferente, uma comunidade pequena com pouca massa populacional ( tão pouca que é estranho usar esse termo) distante entre 15km e 20km da torre de celular mais próxima.
    Esse lugar provavelmente não vai mudar por causa disso mais vai trazer mais comodidade aos moradores.

    Desculpe-me. Sei que repetição passiva pode ser muito útil, eu mesmo já pensei em usar para repetir sinal de internet via rádio, mas depois desisti do projeto.
    E sei que tem muito gente que pode se beneficiar desse tópico e de suas explicações.

  6. #26

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Colega, provavelmente no seu caso não vai funcionar pela distância.
    Sugiro ver as sugestões com repetição ativa, inclusive aqui oferecida em outros posts deste tópico.
    Não utilizei nenhuma delas, por isso não posso fazer juízo de valor.
    Vamos ver se tem outros colegas que trabalharam com estes repetidores ativos, e que possam nos passar sua experiência.

  7. #27

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Ola Pessoal meu nome é Sergio, e estava pesquisando na internet como repetir o sinal de uma operadora de celular e vi o esse post sobre repeticao passiva.
    Tenho um tio que mora na roça cidade de Itamarandiba-MG, ha uns 30 km da cidade onde tem as torres. Ele usa celular na fazenda com antena para celular num poste, mas o sinal é muito fraco. Ele me perguntou se teria algum jeito de colocar 1 ou 2 antenas no alto do morro, uma para pegar o sinal da torre da operadora e outra para refletir o sinal para o vale em que mora. Isso é possivel ? Teria como fazer sem usar energia ?
    Abs
    Sergio Pessoa
    Belo Horizonte - MG

  8. #28

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Colega, provavelmente no seu caso não vai funcionar pela distância.
    Sugiro ver as sugestões com repetição ativa, inclusive aqui oferecida em outros posts deste tópico.
    Não utilizei nenhuma delas, por isso não posso fazer juízo de valor.
    Vamos ver se tem outros colegas que trabalharam com estes repetidores ativos, e que possam nos passar sua experiência.
    Gostei muito de tudo dito aqui sobre a repetição passiva, onde eu moro fica ha 40 km da cidade que tem o sinal de celular, mesmo assim estou querendo tentar fazer, pois as antenas aqui recebem sinal de celular com ótima qualidade, e olugar onde moro fica na mesma altura que a cidade que possui as antenas, dá até pra ver algumas luzes da cidade á noite, será que nestas condições dá certo dá certo? A antena que receberá o sinal e a que vai distribuir precisam possuir a frequencia exata da operadora de celular que quero repetir?
    Essa antena Bioquad conseguiria transmitir o sinal das operadoras com eficiência?
    http://www.tocadoelfo.com.br/2008/02...ma-antena.html

  9. #29

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Colega, provavelmente no seu caso não vai funcionar pela distância.
    Sugiro ver as sugestões com repetição ativa, inclusive aqui oferecida em outros posts deste tópico.
    Não utilizei nenhuma delas, por isso não posso fazer juízo de valor.
    Vamos ver se tem outros colegas que trabalharam com estes repetidores ativos, e que possam nos passar sua experiência.
    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Só funciona se a antena da repetidora estiver em local com visada direta para as torres de celular.
    A antena apontada para a torre de celular deve ter altíssimo ganho; usei uma de 2,85mt de satélite adaptada para frequência de celular.
    No lado que vai para o lugar que se deseja cobertura usa-se uma patch, biquad ou quadriquad calculada para frequência de celular.
    Cabo entre as duas antenas no máximo uns 2 ou 3 mt de cellflex.
    O alcance deve ficar em até 1Km se tudo for feito certinho e sem perdas.
    Como eu adapto uma antena de satélite para frequência de celular?

  10. #30

    Lightbulb Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Você pode colocar esta biquad no ponto focal (local do LNB) com auxilio de um braço tipo bengala.
    A bi-quad tem que ser modificada para frequência da banda/operadora que você vai usar.
    Use antenas do maior tamanho possível, o ponto focal deve ser calculado para frequência da banda/operadora.
    Se puder testar; conte para nós qual a polarização com que o sinal chega ai.
    Eventualmente poderá fazer um refletor (curva catenária) com tela galvanizada super fechada. (É uma ideia!)

  11. #31

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Você pode colocar esta biquad no ponto focal (local do LNB) com auxilio de um braço tipo bengala.
    A bi-quad tem que ser modificada para frequência da banda/operadora que você vai usar.
    Use antenas do maior tamanho possível, o ponto focal deve ser calculado para frequência da banda/operadora.
    Se puder testar; conte para nós qual a polarização com que o sinal chega ai.
    Eventualmente poderá fazer um refletor (curva catenária) com tela galvanizada super fechada. (É uma ideia!)
    Oque eu não sei exatamente é como calcular o ponto focal ou para a frequência da operadora. Como se faz isso?
    Me dê um exemplo de antena grande que eu possa usar para receber o sinal e de como adequá-la á frequência da operadora, por favor!

  12. #32

    Thumbs up Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por GilCastro Ver Post
    Oque eu não sei exatamente é como calcular o ponto focal ou para a frequência da operadora. Como se faz isso?
    Me dê um exemplo de antena grande que eu possa usar para receber o sinal e de como adequá-la á frequência da operadora, por favor!
    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Se puder testar; conte para nós qual a polarização com que o sinal chega ai.
    O REFLETOR PARABÓLICO
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Image3.gif
Visualizações:	252
Tamanho: 	2,2 KB
ID:      	44116
    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/Image3.gif


    F = Distancia focal D = Diâmetro R = Raio y = x ² / 4 F

    d = Profundidade = R² / 4 F = D² / 16 F tg a/2 = D / 4 F
    r = 2 F / 1 + cos a r + l = 2 F l = F - y
    Ganho do refletor (para eficiência de 65%) (L=comprimento de onda) :
    G (dB) = 7,7 + 20 log D / L (L e D nas mesmas unidades)
    ou ainda: G (dB) = 18,2 + 20 log D (m) x F (GHz)
    Largura de feixe (graus a -3dB) = 70 L / D (L e D nas mesmas unidades)
    ou ainda :21 / FxD (F em GHz e D em metros)

    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/Image4.gif

    Obs.: O programa RZ3 permite mostrar interativamente o efeito de F/D no aspecto da antena ou calcular a distancia focal de um refletor parabólico simétrico. Permite calcular o seu ganho em função do diametro, frequência e eficiência.




    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/reflpar.htm


    http://www.satlex.net/pt/fdratio-params.html?diam=215&depth=30

  13. #33

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    O REFLETOR PARABÓLICO
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Image3.gif
Visualizações:	252
Tamanho: 	2,2 KB
ID:      	44116
    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/Image3.gif


    F = Distancia focal D = Diâmetro R = Raio y = x ² / 4 F

    d = Profundidade = R² / 4 F = D² / 16 F tg a/2 = D / 4 F
    r = 2 F / 1 + cos a r + l = 2 F l = F - y
    Ganho do refletor (para eficiência de 65%) (L=comprimento de onda) :
    G (dB) = 7,7 + 20 log D / L (L e D nas mesmas unidades)
    ou ainda: G (dB) = 18,2 + 20 log D (m) x F (GHz)
    Largura de feixe (graus a -3dB) = 70 L / D (L e D nas mesmas unidades)
    ou ainda :21 / FxD (F em GHz e D em metros)

    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/Image4.gif

    Obs.: O programa RZ3 permite mostrar interativamente o efeito de F/D no aspecto da antena ou calcular a distancia focal de um refletor parabólico simétrico. Permite calcular o seu ganho em função do diametro, frequência e eficiência.




    http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/reflpar.htm


    http://www.satlex.net/pt/fdratio-params.html?diam=215&depth=30
    Agora ficou difícil, não tenho habilidade para lidar com estes cálculos, no meu caso, acho que terei que tentar comprar a antena já adequada á minha necessidade, se é que vou encontrar. Mesmo assim prentendo colocar a idéia em prática, dando certo, informo para vocês aqui.
    P.s.: O Sr. não saberia me informar como comprar uma antena já adequada á frequência do sinal da operadora que desejo repetirr?

  14. #34

    Arrow Re: como montar uma repetidora de celular ?

    No Mercado Livre tem algumas para recepção, mas tem que diferenciar pois tem muita bagaceira!
    Para repetidora não tem nenhuma; deve ter acima de 2.5 mt.

    Cara esses cálculos não são tão difíceis, procure um radioamador ou um professor de matemática ou física - na realidade quando pegar os macetes verá como é fácil.

  15. #35

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    No Mercado Livre tem algumas para recepção, mas tem que diferenciar pois tem muita bagaceira!
    Para repetidora não tem nenhuma; deve ter acima de 2.5 mt.

    Cara esses cálculos não são tão difíceis, procure um radioamador ou um professor de matemática ou física - na realidade quando pegar os macetes verá como é fácil.
    2.5 Mt= metros? se refere á circunferência da antena ou á altura? ou não é nada disso? rs

  16. #36

    Arrow Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por GilCastro Ver Post
    2.5 Mt= metros? se refere á circunferência da antena ou á altura? ou não é nada disso? rs
    Diâmetro.

    Da uma lida por alto do material que te mandei, facilita, não é para decorar ... mas ajuda a começar a entender ...

  17. #37

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Vou retornar ao tópico reafirmando o que já expressei.
    Até o presente momento é ilegal. O que pode fazer é colocar uma antena externa para ampliar o sinal dentro da residencia.

    No entanto há estudos para ampliar o serviço de telefonia celular com as chamadas femtocélulas.

    Mas isso ainda continuaria sob a responsabilidade e gerenciamento das operadoras. Ninguém pense que vai explorar economicamente o serviço porque não é bem assim.
    Aqui está uma matéria que explica como isso é possivel fazer.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialfemto/

    E aqui está a notícia sobre o possível estudo da Anatel

    http://convergenciadigital.uol.com.b...7#.UaNz7UBwrg-

  18. #38

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    A potencia é inferior a milionésimo de miliwatt, o sistema é PASSIVO!
    O alcance é minimo e extremamente focalizado.

    Gostaria de saber ESPECIFICAMENTE (não no achometro) qual legislação, inclusiva sobre repetição PASSIVA em tuneis, metro, etc...

  19. #39

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    A potencia é inferior a milionésimo de miliwatt, o sistema é PASSIVO!
    O alcance é minimo e extremamente focalizado.

    Gostaria de saber ESPECIFICAMENTE (não no achometro) qual legislação, inclusiva sobre repetição PASSIVA em tuneis, metro, etc...

    Você deve estar se referindo ao sistema passivo, discutido anteriormente não?
    Pois na Femtocélula ele não é passivo. Usa a internet para interligar com a operadora, mas sempre com a gerencia da operadora. Dá até para uma comparação grosseira com o VOIP, só que mais além, pois irá permitir banda larga inclusa no sistema e não só fonia.

    Bem observado o fato de dentro de Metrô haver sinal. É um indicativo que tem alguma coisa repetindo o sinal dentro dos túneis.

    Mas seja qual for o método de repetição, passivo ou por femtocélula, tudo ainda continuará na gerencia da operadora.
    E me parece que o autor do tópico queria ele repetir o sinal de celular não só para o celular dele mas para qualquer outro número que estive no raio de cobertura da repetidora. Ou seja, ele fornecer o serviço de telefonia.

  20. #40

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    A potencia é inferior a milionésimo de miliwatt, o sistema é PASSIVO!
    O alcance é minimo e extremamente focalizado.

    Gostaria de saber ESPECIFICAMENTE (não no achometro) qual legislação, inclusiva sobre repetição PASSIVA em tuneis, metro, etc...
    amigo ví os posts aqui e ví que voce é o cara, conhece tudo, por isso preciso de sua orientação, éo seguinte: montei um reptidor aquario de 70 dbm, com uma antena aquario de 17 dbi recebendo e uma outra de grade de 22dbi transmitindo, só que o sinal no vilarejao que são tres ruas paralelas e a torre fica no alto ana cabeça destas 3 ruas sendo que as primeiras casas fica a uns 300 metros e as ultimas casas a 750metros, só que quando inclino a antena de grade as primeiras casas tem sinal muito bom, no final nadinha,tem ideias que como faço pra melhorar este sinal?, o sinal de chegada da antena de 17dbi com um cabo rgc213 de 15 metros chega um sinal de -72dbm medido em um telefone aquario de mesa que mede o sinal e mostra a frequencia da operadora que é oi 1800mhz, se puder me ajudar lhe agradeço