Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como montar uma repetidora de celular ?

    pessoal um amigo meu me procurou me falando do seguinte assunto, ele mora em um vilarejo q nao pega celular, ele esta com a ideia de distribuir sinal das operadoras la, me perguntou se eu conhecia algum equipamento capaz disso, falei q ia da uma procurada, vi no ML que tem uns aparelho q vc pega o sinal da operadora com uma antena 900 mhz e o sinal sai em uma pequena antena tipo estas que vem nos APs que compramos, a duvida: esse tipo de equipamento suporta muita gente, e o alcançe dessa sua pequena antena, alguem tem algum tipo de experiencia ?

  2. #2

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    pessoal um amigo meu me procurou me falando do seguinte assunto, ele mora em um vilarejo q nao pega celular, ele esta com a ideia de distribuir sinal das operadoras la, me perguntou se eu conhecia algum equipamento capaz disso, falei q ia da uma procurada, vi no ML que tem uns aparelho q vc pega o sinal da operadora com uma antena 900 mhz e o sinal sai em uma pequena antena tipo estas que vem nos APs que compramos, a duvida: esse tipo de equipamento suporta muita gente, e o alcançe dessa sua pequena antena, alguem tem algum tipo de experiencia ?
    Amigo geralmente o alcance desse tipo de aparelho e pequeno, mas acho que se substituir a antena que vem nele por uma com maior ganho funcione ate 1km, a aquario tem pra vender ve no site deles.

  3. #3

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Cara, o negocio não e tão simples, a maioria desse repetidor trabalha com visada outra coisa e que a antena que recebe o sinal tem que ficar uma distancia de no minimo 12 a 15mt uma da outra, usar cabo rgc / rg 213 ou celflex, você também precisa saber a intensidade do sinal recebido (alguns celular faz esse teste) (fieldtest). Todos os repetidores trabalhar com frequência diferente, me parece que a frequência da VIVO e melhor. vou deixar alguns sites. não esqueça de olhar a potencia do repetidor que você vai usar, http://www.amplificadorcelular.com.br Empresa http://www.neger.com.br http://www.vhtelecon.com.br

    Se ficar mal instalado pode atrapalhar a torre doadora de sinal e dos clientes que vai usar no repetidor.

    Rogério

  4. #4

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Utilize repetição PASSIVA; uma antena direcional de altíssimo ganho em local o mais alto possível, captando o sinal, interligado com cabo Celflex ou RG213 a uma antena painel apontada para região que você quer cobrir.
    Funciona simultaneamente para todas operadoras (se estiverem na mesma direção) e sendo passivas independem de licença.

    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  5. #5

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    e justamente isso q o amigo acima falou, quero fazer isto.

  6. #6

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Isto não me parece tão simples assim não.
    Mesmo numa passiva, como saber se está recebendo e repassando o melhor sinal?
    Tem que entrar na rede de fonia para fazer qualquer ajuste.
    E como entrar na rede?

    No caso citado mais acima, da repetidora, na verdade ela vai é amplificar o sinal recebido. Não vai receber indiscriminadamente o sinal e redistribuir para dezenas de números.
    Uma verdadeira repetidora é de responsabilidade legal da operadora. A repetidora amplificadora anunciada, é para uso restrito. São situações diferentes. Na verdade a conexão é estabelecida para o celular, no amplificador.

    é o mesmo caso dos provedores. Será que gostaríamos ou permitiríamos que alguém usasse o nosso sinal para montar uma repedidora de amplo uso?

  7. #7

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Se você mora em SPO poderá observar nos tuneis do metro estas repetidoras passivas.
    Elas se caracterizam por uma Yagi apontada para as torres de celular mais próxima , o sinal é levado até a plataforma por cabo celflex e sobre a plataforma em sua extensão é usado cabo irradiante.
    O sistema é usado mundialmente.

    Para instalação recomenda-se ter um analisador de espectro que permitira fazer o melhor apontamento, ajustar ganho das antenas, etc.

    Hoje você pode adquirir bons modelos que se ligam a porta USB de notebooks.


    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  8. #8

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Mas neste caso, quem monta a repetidora é a operadora, não?
    Para uso público, nunca vai ser um usuário que vai montar a repetidora.
    E o que o autor do tópico quer é montar uma repetidora para uso público e não privado.

  9. #9

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Quem monta é o metro, senão seria 5 ou 6 operadoras e uma parafernalia de antenas e cabos. Ela é passiva, necessitando exclusivamente cuidadosos ajustes no apontamento das antenas e nos acoplamentos dos cabos para maximizar transferência do sinal, com a menor perda de retorno estrutural e ROE. Por isto a necessidade de um analisador de espectro.


    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  10. #10

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    entendo,

    mas ainda acho estranho a empresa assumir a responsabilidade de fazer funcionar a repetidora.
    A responsa deveria ser de cada operadora. Cada operadora deveria montar a sua.
    E no caso de operadora que trabalha em 1800 e outra em 900, como é que faz? Uma passiva para cada frequencia?
    E mesmo com analizador de espectro, para que haja a conexão, precisa entrar na rede. E isso precisaria ser configurado pelo responsável da rede.

    Mas se for assim, quero ver melhor isso, pois aqui onde moro o sinal é muito ruim. Dentro de casa não dá para falar. Tem que sair no quintal.
    Vou contatar a operadora para ver se resolvo desta forma. Mas acho que eles vão me dar um puxão de orelhas.

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Amigos aí fico com uma dúvida: se consigo implantar essa solução em modo passivo, terei um custo, de qualquer forma. Então teria uma forma de eu ser ressarcido por esse custo, ou estaria fazendo uma boa ação social para a minha comunidade ao mesmo tempo que melhorando o serviço pra mim também?

  13. #13

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    uso repetidores relm chatral, gostei da sua ideia, mas, funciona??

  14. #14

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Estes a venda no ML são passivos, não precisa de configuração adicional da operadora, e repete todas as operadoras que ele conseguir "enxergar" dentro da frequência de trabalho deles.

    Dimensione antenas na saída destes repetidores de acordo com a região a cobrir.

    O detalhe é que estes equipamentos mais baratos terão alcance baixo, cerca de uns 500 metros quadrados se bem instalados.

  15. #15

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Neto, neste "modelito" do ML, vai permitir que vários celulares que estejam na cobertura, venham a conectar simultaneamente?
    500m² tá loco de bom.
    Aqui na minha casa é complicado recepção.

    Mas além do repetidor vai precisar ainda de antenas apropriadas para jogar o sinal nos celulares? E daí até o vizinho vai se beneficiar?

  16. #16

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neto, neste "modelito" do ML, vai permitir que vários celulares que estejam na cobertura, venham a conectar simultaneamente?
    500m² tá loco de bom.
    Aqui na minha casa é complicado recepção.
    Mas além do repetidor vai precisar ainda de antenas apropriadas para jogar o sinal nos celulares? E daí até o vizinho vai se beneficiar?
    Poisé, é parecido com um AP em modo repetidor. As permissões vem da estação de celular, ou seja, todos os clientes daquela operadora poderão conectar, OU seja, os vizinhos que captarem o sinal vão se beneficiar.
    DEVEM existir aparelhos que aceitem restrições em sua configuração, ex somente celulares x e y, NÃO tenho certeza pois não é minha área.
    Os aparelhinhos simples como estes que postei o link funcionam sim mais de um aparelho por vez, mas o detalhe é que são limitados, mesma coisa de se ter um AP Realtek, não suporta muita coisa.

    O aparelho tem 2 portas (ENTRADA E SAIDA).
    Entrada vc liga uma antena Yagi da aquario:
    Antena Celular 900mhz 17dbi -cf-917-aquário - Sinal Perfeito - R$ 149,90 no MercadoLivre

    E na saida liga uma antena omni, por exemplo esta na foto deste repetidor:
    Repetidor Amplificador De Celular Gsm 900 Mnhz Antena Omni - R$ 899,00 no MercadoLivre

    Pode-se tb instalar um divisor na saida do aparelho, puxar o cabo e colocar varias antenas na saida, e instalar, por exemplo uma em cada canto da casa, por exemplo, para ampliar o sinal em local aberto, SE necessário:
    Repetidor Amplificador Celular 800 A 2500mhz -divisor 4 Vias - R$ 129,90 no MercadoLivre

  17. #17

  18. #18

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Ola Pessoal! Meu nome e Fabiano Pierobom, fui uma das primeiras pessoas a trabalhar com repetidores de celular. Isso a quase 3 anos.

    Estou me disponibilizando para maiores informacoes.

    Tenho aparelho para TIM, VIVO, CLARO e OI.
    seguintes frequencias 850, 900, 1800 e 2100 3g

    visitem meus sites
    FPierobom Importados
    www.fpierobom.loja2.com.br

  19. #19

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Repetição passiva para locais distantes e com os usuários a uma distancia razoável de 1 km a 2 km!
    Acredito que não vai rola pois não tem como criar mais potencia do que ja é recebido, assim se o local for distante e já não tiver muito sinal vc só vai conseguir passar o pouco que tem e ainda descontado da perda desse tipo de antena e do cabo.
    Acho que não funfa.

  20. #20

    Padrão Re: como montar uma repetidora de celular ?

    Só funciona se a antena da repetidora estiver em local com visada direta para as torres de celular.
    A antena apontada para a torre de celular deve ter altíssimo ganho; usei uma de 2,85mt de satélite adaptada para frequência de celular.
    No lado que vai para o lugar que se deseja cobertura usa-se uma patch, biquad ou quadriquad calculada para frequência de celular.
    Cabo entre as duas antenas no máximo uns 2 ou 3 mt de cellflex.
    O alcance deve ficar em até 1Km se tudo for feito certinho e sem perdas.