+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    Galera antes que me xicoteiem e mandem eu pesquisar, ja li muito material do fórum faz 3 dias que estou virando noites pesquisando e analisando, por isso chegou a hora de pedir ajuda de profissionais, alias opiniões.

    anexei 2 imagem abaixo em tamanho rasoavel para um bom entendimento.
    VAMOS AO QUE INTERESSA:
    total de clientes 100, não mais que isso.

    Receberei o link dedicado no bairro 1 em minha casa, enviarel para o ponto 1 do ponto 1 distribuirei e farei um enlace no local enlace e dai para o ponto 1 do bairro 2 onde distribuirei.

    todos os pontos são caixas d,agua da prefeitura.
    essas de metal = http://media03-ak.vivastreet.com/cla...28b6897cd0ed9d

    e no ponto enlace caixas d,agua de fibra = http://www.depositodastelhas.com.br/...0000_fibra.jpg

    já fiz um calculo de enlace pelo lingowave esta em anexo, nesse enlace utilizei frequencia 5.8.

    gostaria de saber quais equipamentos indicam, tendo em vista que.
    grande parte dos clientes usam nootbook conectado direto com as distribuidoras.

    tem um ponto marcado como concorrente, o mesmo tem uma torre que apenas faz o enlace com outro local e distribui o sinal com uma omini em 2.4 e praticamente pega o sinal dentro de todas as casas com nootbook, só em algumas que tem muito sinais rf que fica baixo o sinal mais mesmo assim enxerga e acaba navegando com o sinal minimo.

    no bairro 1 onde estou tem mais 2 pontos que posso utilizar para ampliar meu sinal mais no bairro 2 não, gostaria de colocar equipamentos bons para não tem dores de cabeça depois.

    não utilizarei servidor externo.
    terei uns 50 clientes por bairro.
    em cada bairro terão os usuarios hotspot e uns pppoe com o uso de radios engenius 1221 e antenas aquarios ou nanoloco m2, lembrando que em ambos os bairros terão clientes que irão se conectar direto com o not.
    os bairros são pequenos como falei.
    pensei em utilizar um rb de preferencia uma 433uah, para mandar o sinal de minha casa "link dedicado" para o ponto 1 e controlar os clientes do bairro 1 e 2 nela também, colocaria um hd usb nela para fazer um cache de 30giga.
    mais eu precisaria que a tela de hotspot fosse diferente no bairro 1 e no 2.

    estou apenas perguntando se tem como e não como fazer as perguntas abaixo.

    terei 5 ips validos tem como eu colocar 25 clientes cada valido separados e 1 ficaria para mim.

    tem como eu trocar os planos dos clientes pppoe e os hotspot e os mesmos ir para uma tela de bloqueio, a tela radvert.html e depois continuarem navegando com uma velocidade baixa.

    tem como ue usar o ip valido que fico para mim para eu acessar o sistema mesmo por winbox de qualquer lugar.


    Obrigado a todos que me ajudarem ou opinarem .

    gostaria de saber também, quais os valores que me medias se cobram para fazer estas configurações no mikrotik caso eu fizer os alinhamentos dos pontos e enlace.
    quais lojas que tenham os produtos homologados e emitam notas .


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 1.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	93,5 KB
ID:      	33395Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 2.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	35,5 KB
ID:      	33396

  2. #2

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    Amigo tem sim como fazer tudo isso que vc está imaginando... 100 clientes com plano de quanto de velocidade? Conectar na mesma torre cliente com notebook e clientes com antena externa não é uma boa ideia caso queira ter qualidade.

  3. #3

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    atualmente no bairro 1 tem pelo menos 15 pessoas que usarão pq já estão usando, mais eu tenho dois pontos como na imagem para ampliar o sinal, to querendo saber se quais equipamentos indicam, para eu ter ideia dos custos o link será de 3 mega full. já solicitado e aprovado pela telefonica.

  4. #4

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    venderei planos de 256, 512 e to pensando em talvez focar em clientes que usam internet discada e pagam 30 reais pensei em um plano de 64k.
    aki não tem speed as opções são pagar 75 reais por um plano de 256 da concorrências que por mês fica uns 2 dias no total sem internet, sem suporte ou seja se a net parar na quarta eles arrumam uma semana depois e ninguém reclama.

  5. #5

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    sobre a legalidade um dono de um provedor vai assumir os contratos e me cobrar 5% do lucro ao mes.

  6. #6

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    Bom amigo sendo assim é interessante vc usar equipamento como o bullet M2 com painéis ou Nanostation M2 ambos tem a opção que será de muita valia no teu projeto que é de aceitar clientes que tenha X sinal para evitar que clientes com sinal muito baixo conectem e estraguem o data rate da tua rede fazendo assim um congestionamento tremendo... Por outro lado banda de 256 e 128 é bem pequena...

  7. #7

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    Outra coisa que ficaria muito bom 3 rb + 3 cartões + 3 painéis 12 dbi + 1 rb750g ou gl para firewall e gerenciamento do hotspot e ppoe

  8. #8

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    ficou mei confuso o post, fiz um desenho com base nas pesquisas e criei este topico
    https://under-linux.org/f105/prrecis...rojeto-155234/

  9. #9

    Padrão Re: preciso de opiniões e ajudas em mini projeto

    terei 5 ips validos tem como eu colocar 25 clientes cada valido separados e 1 ficaria para mim.

    Tem sim! tem como IPs específicos para cada grupo de clientes, mas confesso que esse arranjo fica pouco prático.

    tem como eu trocar os planos dos clientes pppoe e os hotspot e os mesmos ir para uma tela de bloqueio, a tela radvert.html e depois continuarem navegando com uma velocidade baixa.

    A questão da troca e mudança de plano, muitas vezes é feita pelo sistema que controla. Como você citou que não teria servidor externo, teria que fazer manualmente. Mas seria só trocar a secret de profile, desconectar o cliente e ele já reconectaria em um novo plano.

    tem como ue usar o ip valido que fico para mim para eu acessar o sistema mesmo por winbox de qualquer lugar.

    Não vejo problema! O segredo é criar um port knocking por exemplo para não dar permissão a qualquer um. Um firewall bem pensado evita um monte de dor de cabeça posterior.