Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olha tenho basestation 20dbi + rocket m5 cliente mais distante a 7.3km e sinal

Disco de nanobridge 25dbi c/ ponteira de airgrid
    -67 a - 69 "suporte nao fico muito bom"
    150/150 "variando a 135/135"
    ccq de 93 a 100%

Omni para ptp nao vira po.. mult ponto e olhe la

2. Omni atende bem longe... Se voce colocar a omni bem alta, vc tera problema com clientes proximos a ela mas o sinal chegara bem longe... se colocar ela mais baixa, quase no nivel dos clientes atendera com qualidade os mais proximos mas o sinal nao chegara longe... O maior problema da omni eh a interferencia... Como ela pega sinal 360 graus, estare sendo constantemente bombardeada por interferencias. Eh uma solucao barata mas de risco.

3. Citação Postado originalmente por marcelodelta Ver Post
    Bom dia pessoal,

Gostaria de algumas opiniões com relação a distância no enlace.

Quantos KM posso atender clientes e pontos utilizando uma bullet M5 com antena Omni 15 dbi?

Os clientes e pontos devem usar um nano loco M5 13 bdi.

Qual a distância máxima que posso atender?

Muito grato pela atenção de todos.
    Colega, se você já tem o projeto da rede no POP e os equipamentos que irá usar em TODOS os clientes, não precisa da nossa ajuda. As suas instalações vão te mostrar até qual distância pode chegar com qualidade.
    Entretanto, há uma coisa interessante que você deve ver no seu projeto: os equipamentos dos clientes. Se você usar equipamentos diferenciados para cada cliente, conseguirá atender diversas distâncias.
    Claro, não é recomendado atender distâncias muito díspares, como 2km e 15km.
    Então, a primeira coisa que você deve fazer, no meu ver, é escolher a área que você quer atender.
    Tendo isso definido, você conseguirá dimensionar a sua omni. Uma omni de 15dBi propaga a mesma quantidade de energia que uma de 8dBi, entretanto com um lóbulo vertical de menor ângulo, tendo assim energia mais concentrada.
    Em suma, se a área for próxima, recomendaria uma omni de menor ganho.
    Quanto aos equipamentos dos clientes, podem ser dimensionados a partir da sua estrutura no POP.

Veja esse vídeo do MUM 2011 Tiktube que você vai entender o que eu estou falando.

4. Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Omni atende bem longe... Se voce colocar a omni bem alta, vc tera problema com clientes proximos a ela mas o sinal chegara bem longe... se colocar ela mais baixa, quase no nivel dos clientes atendera com qualidade os mais proximos mas o sinal nao chegara longe... O maior problema da omni eh a interferencia... Como ela pega sinal 360 graus, estare sendo constantemente bombardeada por interferencias. Eh uma solucao barata mas de risco.
    Exato. No fim das contas, sugere-se sempre setorização.
    Mas se a idéia é ptp, vai de antena direcional né...

5. pelos testes realizados aqui
    omini hyperlink 12 dbi
    com bullet m5 hp
    consegui 3 km
    usando airgrid m5 hp nos clientes ....
    tudo com ccq 100 % no raio de 3 km ...
    acredito que vai mais mas vai cair o rendimento ...

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 06-07-2011, 08:43
  2. Enlace com omni e RB
    Por Veloweb no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 03-09-2008, 12:41
  3. Fechar enlace com mikrotik
    Por rcfweb no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 27-08-2007, 15:28
  4. Problemas com Omni 8 Dbi