+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Antenas Xwave

    Boa tarde pessoal...
    Fico meio chateado pois as vezes postei algumas informações, e estas foram removidas,
    ou nem foram exibidas...
    Por se tratar de Empresas que receberam meu dinheiro, e não enviaram a mercadoria (coisa pra quem quer prevenir os amigos pra não perder dinheiro com picaretas e tals...)


    Hoje recebi um e-mail com um titulo que era mto interessante e tals....(pois tratava-se de um problema semelhante ao meu)
    só que este problema envolvia outras empresa e com sua respectiva marca! não sei.
    talvez seja coincidência,
    Mais vamos lá.
    Vou tentar reabrir a mesma questão...

    Assim....
    Comprei 25 antenas Xwave 2.4 da Computech.
    Comprei 25 Rbs 411ah.
    e 25 Cartões R52hn.
    Pra fazer uma "Pequena expansão" em minha rede.
    O problema é o seguinte

    Tudo configurado bunitinho...
    2.4 modo B
    no balcão sinal excelente (lógico).
    E quando montei os painéis apareceram os problemas
    Clientes a 300 metros do meu pop não conseguiam achar sinal que preste.
    Outros até achavam... mais não ficava legal...
    todo mundo reclamando e tal...
    Fui atrás da solução do problema.
    e constatei que o problema era nos pigtails que saiam do painel até o cartão segue imagem.
    comprei 25 pigtails da mesma empresa.
    Dias depois falando com o vendedor... ele me disse que tinha chegado pra ele um lote com todos os pigtails defeituosos.
    todos foram substituidos...
    BLz.....
    Daí qdo os pigtails chegaram, o problema saiu de nada pra coisa nenhuma...
    dias a fio tentando resolver e não consegui nada.
    Troquei fonte, cabo de rede, cartão, Rb,, pigtail novo... etc... e nada.
    Alguém ai já teve problemas com estes paineis?
    Se sim, como resolveram?

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Amigo, pode ser o cartão R52HN, em 2.4 não obtive êxito, somente em 5.8 e em dupla polaridade.

  3. #3
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    amigo por favor procure entrar em contato com o Luciano Franz otimo tutor em mikrotik sendo trainer oficial mikrotik luciano.franz@computech.com.br
    com certeza ele deve ter uma boa resposta. ele desenvolve varios equipamentos. procure enviar um email pra ele talvez ele possa te ajudar.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    eu já falei com ele. já relatei todos os problemas q tive com ele.
    Ele é um contato meu de msn...
    sinceramente to pensando em tirar todos os paineis e guardar eles.
    ou usar como Caixa Hermética (já que tá aki mesmo) 5.8Mimo ow, tá excelente!
    mais 2.4....

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    cara e complicado investir em tantos equipamentos e nao dar certo. por isso que eu sempre compro um ou dois pra testar.
    Não tem como vc devolver não?
    olha eu so compro antenas OIW são excelentes

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Então, um amigo meu tava falando aki pra eu comprar 2 basestations e testar 2.4Mimo...
    eu achei interessante a ideia dele....

  7. #7
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    olha combinado com Rocket M2 fica uma maravilha.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    pois é. nunca usei basestation
    será q presta mesmo?
    e os clientes 2.4 que eu tenho?
    será q vai prestar!?

  9. #9
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    olha amigo bem configurado com certeza vc vai ter um resultado surpreendente. trabalho a muito tempo com equipamentos ubiquiti e so tenho a reclamar dos Ubiquiti Airgrid M5. agora rocket's, Bullet's e Nanostation so posso elogiar.
    pode acreditar fica muito bom.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Citação Postado originalmente por jamerfay Ver Post
    eu já falei com ele. já relatei todos os problemas q tive com ele.
    Ele é um contato meu de msn...
    sinceramente to pensando em tirar todos os paineis e guardar eles.
    ou usar como Caixa Hermética (já que tá aki mesmo) 5.8Mimo ow, tá excelente!
    mais 2.4....
    Vc relatou o que estava ocorrendo para o luciano e o que ele te passou, post ai para nos

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Assim, é meio chato falar mals do cara, eu até entendo a falta de tempo dele pq comigo não é diferente.
    mais não senti mto esforço deles pra me ajudar a resolver o problema.
    Dizem que o equipamento é muito bom, que não ter reclamações e tals.
    Poxa eu tenho 5 anos q mexo com provedor, será o benedito que eu não sei configurar um misero cartão?
    certo
    qual o sinal ?
    que estás obtendo ?
    sinal tá bem ruim
    para 2km
    precisas de -60 de sinal
    então,,,,
    Fábio Oliveira Luciano Franz acabei de mandar o rapaz descer ela pra trocar o pigtail e ver se resolve.

    foi essa a ultima vez q falei com ele.
    Nunca mais nem me perguntou se resolvi.
    Mais esta semana vou falar com ele novamente pra ver o que faremos.
    em ultimo caso faço caixa hermética delas. Caixinha cara essa,, srsrsrs


  12. #12

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    ola amigo como vai.
    Eu comprei 4 paineis destes e nao tive problemas, porem tive problemas com o cartao R52h em 2,4, em 5,8 é maravilha mas em 2,4 achei um lixo, isso com antena hyperlink de 17 dbi.
    Substitui os R52H por EMP 8602 Plus S, e me surpreendi com o sinal, que é muito melhor.
    Faça o seguinte teste, compre 1 cartao engenius seja o 8602 ou 8603, os dois são otimos.
    Quanto a antena ela não há o que dar defeito.
    Tenho clientes a 12 km do POP, claro que antes de instalar avalio qual equipamento usar.
    Nos clientes proximo ao POP, max 1km uso grades USb aquario, mais que isso uso grades 25 ou 20 dbi com AP normal até 5km, mais que isso, uso Grade 25dbi com AP Krazer de 1W, minha rede é fixa em modo B e data Rates em 11mb.
    Uma coisa muito importante é a inclinação do painel wavelan, peça para um funcionario ficar na de seu cliente mais perto, ai vc vai inclinando ate que o mesmo tenha sinal de -70 no MK, depois teste em seu cliente mais longe.
    A propagação da wavelan para baixo tem pouco angulo, por isso deve testar usando clientes perto.
    Uma coisa que percebi, com a Hyperlink devido ao fato dos dipolos terem ligação com o suporte que por sua vez com a torre, faz com que o cartao tenha perca de potencia, o que nao ocorre com a Wavelan devido devido aos polos e rb ficarem isolados.
    Peço que avalie e teste melhor seu equipamento.
    Testes:
    1- troque r52h por EMP 8602 ou 8603, ou XR2
    2- Troque a fonte, a RB411AH com EMP 8602 precisa de no minimo 12V 1A, ja o XR2 15v 1A. cuidado voltagem ou amperagem de mais faz com que a RB esquente para eliminar o escedente.
    3- TX não precisa mais que 17 dbi, fixe o TX power para all em 17dbi. que vai dar 31 de potencia ERP ficando dentro da lei sem gerar ruidos. TX muito alto = ruido.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Noh. agora o bicho pegou...
    Não to falando mal dos painéis Xwave não...(só citei o equipamento que eu to usando)
    e os problemas q eu estou tendo...
    acredito demais que eles são bons...
    o único problema é que ñ ficou legal a aplicação deste equipamento....
    Vai acabar queimando meu filme.
    SRSRSRSRSR
    Mais enfim vou ver o que eu faço aki....
    O único problema é que não dá pra trocar os cartões...
    mais vou estudar a melhor maneira de resolver isso aki.
    A questão é que estou tendo dores de cabeça
    E não queria gastar muito além do que já gastei pra resolver entende.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    As setorias são de 14 ou 17dbi?

    Estas antenas tem angulo de irradiação vertical limitado, conforme foi dito.
    Torres muito altas, se instalar clientes muito perto o sinal não ficará bom, pois a antena não irradia para o pé da torre.
    Outro possível problema são torres mal projetadas, onde quando se instala a setorial ela não fica totalmente na vertical, compromete-se tb o sinal dos paineis.
    Qual potencia setou nos cartões? Limitou potência pelo Regulatory Domain?

  15. #15

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Citação Postado originalmente por jamerfay Ver Post
    Noh. agora o bicho pegou...
    Não to falando mal dos painéis Xwave não...(só citei o equipamento que eu to usando)
    e os problemas q eu estou tendo...
    acredito demais que eles são bons...
    o único problema é que ñ ficou legal a aplicação deste equipamento....
    Vai acabar queimando meu filme.
    SRSRSRSRSR
    Mais enfim vou ver o que eu faço aki....
    O único problema é que não dá pra trocar os cartões...
    mais vou estudar a melhor maneira de resolver isso aki.
    A questão é que estou tendo dores de cabeça
    E não queria gastar muito além do que já gastei pra resolver entende.
    Compra só 1 cartão e testa como amigo falou. Assim vc descobri que ta ruim, se cartão ou painel

  16. #16

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Caro JamerFray

    O cartão R52Hn deve ser usado com cuidado em modo B, ligue apenas a Chain0 no J4 nos seus Mikrotik, coloque um cabo apenas na polaridade que vais usar, deixe a outra desligada.
    Se você tem clientes RTL8186 apenas em modo B, melhor seria usar o cartão R52H.

    A Antena não tem a menor culpa da má escolha do equipamento. Temos mais de 3000 antenas dessas funcionando sem nenhuma reclamação.

    Quanto aos pigtails foi um erro no tamanho do conector, nosso fornecedor já fez a troca.
    Se me deixar dar uma olhada posso verificar o que está acontecendo, gostaria também de uma foto interna de como está ligada a Rb na antena.

    Nesse vídeo:


    Tem a correta ligação de como você deve proceder:

    Talvez estejam ligadas na polaridade errada, ou com as duas Chains Ligadas ou ainda algo errado na Configuração do MK.

    Boa sorte ai.

  17. #17

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Olha faz o que o pessoal sugerio, e testa com bullet 2 hp tbm

  18. #18

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Prezados

    Desde março aguardo resposta a esse tópico, 25 antenas é impossível de dar problema, temos mais de 3.000 antenas dessas vendidas sem NENHUM problema.
    Realmente a nossa fornecedora de conectores fez um lote de MMCX com o macho muito curto, assim que descobrimos o problema, todos os cabos foram trocados para todos os clientes.

    Gostaria de ver o fim dessa história. Atender problemas de cliente é minha absoluta prioridade, paro o que estiver fazendo e atendo.
    A única forma de não atender é estar atendendo outra pessoa.

    Boa sorte a todos.

  19. #19

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Olha eu ja comprei com eles 4 paineis p/ meu pop, 4 para meu socio na cidade vizinha.

    No começo instalei com cartão R52H, sinal ficou muito ruim, substitui por EMP8602 plus S, sinal esta perfeito até hj, o cliente mais perto da torre esta a 250 metros, e o mais longe a 12 km.

    Isso medido com o Google Earth.

    Pena que a Engenius nao renovou a homologação dos EMP 8602 e 8603, estao suspensos desde começo do ano.

  20. #20

    Padrão Re: Problemas com Antenas Xwave

    Viu só uma dúvida... Essas antenas xwave são compatíveis com bullet2/bullet2hp?