+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas Link 42km

    Olá amigos, iniciei a instalação de um enlace de 42km para um cliente. O objetivo era obter 30Mb Full no mesmo, porém que estou tendo alguns problemas, primeiro com relação ao sinal que em outros enlaces até maiores eu consegui um sinal muito melhor.

    O sinal oscila entre -62 e -64, quando desta forma eu consegui usando a configuração de MCS12 15Mb full, metade do que é preciso. O ping fica entre 2-6, porém quando eu ativo No ACK Mode for PtP, eu consigo 34mb full, mas o ping sobe muito, minha pergunta é porque isso acontece e se tem como contornar? ( Já perdi um bom tempo tentando ajuste manual do ack timeout, mesmo colocando o valor que ele assume quando esta automático não resolve).

    Por duas noites seguidas também verifiquei que o sinal degrada muito, saindo de -62 e oscilando até -72, a imagem em anexo foi tirada durante a madrugada.

    Abraço a todos


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-sucesso.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	33,3 KB
ID:      	33698
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         status-sucesso.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	127,5 KB
ID:      	33699

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    hummm a zona de fresnel ainde tem comprometimento visto que o grafico e uma coisa na pratica e outra.
    esta exelente o sinal deveria passar a banda sem quedas .......hummmmmm
    bom vou falar mas sei que ja vo toma um monte de pedradas .
    tenta deixar em 40 mhz ,e em chanel width deixa em auto e testa .

  3. #3

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Olá Naldo!! eu fiz o teste sugerido parcialmente antes, quando coloquei em 40mhz, teve um throughput menor que quando eu uso o "No ACK Mode for PtP" e teve ping semelhante, vou experimentar deixar em auto conforme você sugeriu.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Amigo o seu problema é primeiro o alinhamento das antenas não esta perfeito pois o nível de sinal da vertical esta bem diferente da horizontal segundo vc esta com nível de interferência muito alto faca o alinhamento fino e coloque em um canal mais livre coloque a rocket m5 em uma caixa de aluminio que vc vera a grande diferença..

  5. #5

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    É sua visada não é das melhores.Pois o programa de teste de visada ele consulta o solo e não ás árvores.
    Acredito que seu problema possa ser a visada,pois tem queda de sinal.

    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    amigo como os amigos ja disse seu nivel de sinal e perfeito tudo certo - deixa tudo em auto - essa quantidade de banda que vc quer vai tanto em 20/40 tanto faz - agora me tira uma duvida como voce esta alimentando as m5 nas torres , qual altura das torres nos dois pontos , seus disc sao de 30 ou 34

  7. #7

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Seu ruido também está alto.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Ok, considerando momento de bom funcionamento, alguém sabe porque como o "No ACK Mode for PtP" o ping fica louco?

    Vlw

  9. #9

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    cara, qual é a aplicação deste link? é revenda de link, é para cliente ou está espandindo para outro local? Vc está com a necessidade de que passe esses 30 megas full?

    Primeiro concordo com o colega Leysle sobre o alinhamento de V/H.
    Segundo as rocket disc são umas guspideiras de sinal e não concentram nada.
    Se vc pretende continuar com as rocket deve colocar radome nas duas pontas para isolar boa parte do ruido.
    O fato de aumentar o ping é falta de capacidade de tráfego já que vc está tentando ver qual é o máximo e tentando atingir os 30 megas full
    Por curiosidade como vc está fazendo o teste de banda?
    se for usado um par de hyperlink 90cm vai concentrar bem melhor.
    Seria interessante ainda fazer mais um teste de visada pelo radio mobile para ter certeza do enlace.
    Eu ajudo muitos colegas aqui na região onde moro e já tivemos muitas experiencias com ubiquiti e rocket pq o pessoal quer economizar e passar um monte de megas. Mas restam ainda a quantidade de pacotes que esse enlace deverá comportar e ainda a qualidade dele e tempo chuvoso além de que se o sinal estiver ascilante 61,64,67,62,65,69 em condições normais com certeza existem arvores ajudando a fazer isso e está muito baixo.

    Para poder ajudar mais preciso das informações que pedi nas perguntas.

  10. #10
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Na minha opinião se vc colocou em 40 Mhz e conseguiu navegar a visada é suficiente, pois se estivesse com um sinal de -64 e conseguir navegar em 40 Mhz significa que o alinhamento esta bom, mas pode melhorar, e que ha interferencia, sugiro que tente alterar o canal, usar o minimo de potencia possivel nao diminua demais a potencia, em testes entre 23 e 20 db coloca no cliente potencia maior por e na repetidora menos, pois se no cliente vc n tem interferencia entao o sinal não precisa chegar tao forte. Testa os canais um a um e seu problema vai se resolver.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Estou trabalhando na manutenção de um outro enlace que deu problema no equipamento, mas na próxima semana estarei aumentando em 3 mt de cada lado na altura das antenas, acho que dará uma melhorada e em seguida passo as informações sobre o que aconteceu.

  12. #12

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    radio digital fica muito melhor e custar tambem muito dinheiro $$$$$ ubiquiti não faz milagre 42km é froide

  13. #13
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Bom, milagre nem um radio faz mas tenho enlace de 71 km fexando com duas hiper 33 dp e dois bullet hp, se vc n tem competencia como tecnico nem um radio fará milagre! Estamos fexando um enlace de 91 km com dois bullet Hp e duas OIW 28 db e ai vc acha que isso é milagre ou competencia? Se amarrar na teoria não ajuda nada, se vc acha que estou mentindo te passo meu endereço pode vir conferir pessoalmente.
    KKKKK

  14. #14

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Olá amigo Fernando!! Concordo e não concordo com você.

    Concordo quando você diz que competência faz a diferença, e acrescento ainda, que paciência e persistência ajudam ainda e muito nessas horas. E se apegar apenas a teoria realmente não leva a nada, porque se agente pegar um calculo de enlace em 2.4Ghz, dependendo dos ganhos e perdas de cada componente da LT, podemos fazer enlaces de até 200km, e com throughput até considerável para a frequência e a distância, mas na prática é considerado impossível.

    Discordo, em você retrucar esse tipo de comentário, só leva a tumultuar o tópico, é só fazer como eu fiz, se o que o amigo postou não te serve, ignora, assim fazemos um forum muito mais livre de discursões. Pense bem se eu fazer esse tipo de comentário para meu cliente, primeiro que ele não teria feito o trabalho comigo por causa de sua condição e talvés em seguida viesse um outro técnico e fizesse o trabalho funcionasse e eu ainda teria ficado com o titulo de incapaz. Para todos os trabalhos que faço apresento uma forma barata e uma cara de fazer e os benefícios e risco de cada um. Mas não é todo mundo que tem condições de altos investimentos, mas problemas para serrem resolvidos todos tem.

    Antes que eu esqueça, essa semana vou mexer neste enlace do tópico, tive de suspender o trabalho (suspensão devidamente combinada com o cliente) porque descobri que o meu ajudante estava trabalhando sem seguro de vida por falha do RH, é politica nossa não permiti em hipótese alguma .

    Abração amigo.

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    Bom, milagre nem um radio faz mas tenho enlace de 71 km fexando com duas hiper 33 dp e dois bullet hp, se vc n tem competencia como tecnico nem um radio fará milagre! Estamos fexando um enlace de 91 km com dois bullet Hp e duas OIW 28 db e ai vc acha que isso é milagre ou competencia? Se amarrar na teoria não ajuda nada, se vc acha que estou mentindo te passo meu endereço pode vir conferir pessoalmente.
    KKKKK

  15. #15

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Até onde eu sei os radios ubiquiti até 50km com area limpa sem desnivel são perfeitos ao contrario não fica tão bom assim não irá passar tantos megas assim 71km com ubiquiti é muita apelação mais dependendo da antena terreno e arvores predios etc... pode ou não ficar legal agora dizer que fez esse link de 71km perfeito e tendo problemas com 41km é falta de capacidade sua ou é um baita cagão pra acertar um e sofrer no outro mostra imagens ai do seu ptp de 71km pra galera ver fiz um ptp pra uma empresa de um pouquinho mais de 40km e ficou perfeito usamos nesse projeto radio digital os ubiquiti nem enxergaram um ao outro nesse link e as torres são de 60 metros cada o caminho por onde os radios percorrem uma pequena area é de mata e com desnivel.

  16. #16
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Peço desculpas a todos, na VERDADE são 61 km, mas mesmo assim passa longe dos 50 km comentados, os radios da ubiquiti estao sendo subjulgados, sao muito mais eficientes do que o pessoal imagina!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	58,2 KB
ID:      	33798

    O ponto "incopa" sao 48 metros de torre e o Ponto "Jardim 3" sao 55 mas a antena esta a 50 metros! Sinal -57

  17. #17

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    tive um problema parecido mais em 27km com desnivel resolvi da seguinte forma coloquei alimentação em cima para evitar a perda de tensão no comprimento do cabo assim ficou perfeito oque foi concluido é que fica impossivel o radio ficar estavel em um ptp longo com pouco alimentação a torre desse ptp é de 45 metros

  18. #18
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas Link 42km

    Isso é verdade, deficiencia na alimentação é um problema serio, ainda mais quando tem queda subitade tensao, para isso meu colega, vc não precisa colocar a fonte la em cima e ter que subir 45 metros pra dar manutenção, vc pode colocar umma fonte com tensao um pouco maior e colocar com PoE com filtro la em cima antes do radio! Tem que cuidar muito as fontes "genericas" que estao fabricando ultimamente tem perdido muito a qualidade e as fontes originais tem a potencia muito reduzida, ai fica complicado!