+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como criar uma redundância de link ?

    Gente bom dia, eu uso como servidor o myauth3 e tenho um link dedicado de 20 Mb com 8 ips válidos a qual 1 deles é configurado na entrada do servidor . Este link chega pra mim por fibra óptica , um DATACOM STM-1 Multiplexer e um cisco 1841 . Até aqui tudo ótimo !!
    As vezes meu link cai por rompimento de fibra, o anel que fica aberto por falta de energia elétrica e etc...
    Estou pensando em ligar um adsl de 8 Mb com modem roteado no meu myauth3 na ausencia do meu link principal !!! Agora, como fazer isso ????
    Eu gostaria de algo meio que automático, ou que pelo menos com 2 ou 3 cliques consegui-se fazer esta alteração do link.
    A única coisa que eu não desejo fazer é mexer na configuração do myauth3. Eu tenho um cisco 1841 parado, pensei configuro o roteador do adsl com o ip 192.168.0.254 a wan do cisco eu coloco 192.168.0.250 e na rede dele configuro com as informações da operadora do meu link de 20 Mb . Com isso, quando meu link principal parar é só eu fazer uma pequena mudança de cabos !!

    SERÁ QUE ISSO FUNCIONA ?????????????????
    Última edição por Prime; 04-03-2012 às 12:09.

  2. #2

    Padrão Re: Como criar uma redundância de link ?

    Ola boa noite, cara vc poderia colocar uma rb pra discar esse link ae uma rb750g e setado um ip nela ae quando cair seu link principal vc so muda a rota pra a rota da adsl. Ou vc pode fazer um load pcc com fail over blz.

  3. #3

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    use equipamentos para "LOAD BALANCE" tem inúmeras opções.
    GOOGLE LOAD BALANCE




    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.

  4. #4

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    ou entao..
    vc pode usar um firewall antes como o bfw ou o endian.
    os 2 fazem load balance ou failover.
    no caso, configurar o failover em qualquer um dos 2 eh uma moleza e funciona que eh uma blz (rimou rsrs).

  5. #5

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    Conforme já disseram acima, eu recomendo você colocar um Load Balance com Mikrotik antes do Myauth3.

    Apenas 1 detalhe... não deixe o modem roteado! Coloque o Mikrotik para discar, pois o modem pode não dar conta.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    tem roteadores da dlink com duas wan que se uma cair a outra entra automatico .

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    Caro colega, meu conselho é, aposte em uma RouterBoard tipo a RB-450G, como ja disse nosso amigo anteriormente, coloque a RB para discar o modem em bridge, e faça um Fail-Over, funciona 100%. Se seu link dedicado sair o ADSL ou VDSL entra automaticamente pela rotina Fail-Over do MIKROTIK !
    Tenho certeza que vai facilitar sua vida e a de seus clientes tambem !
    Grande abraço e SUCESSO !

  8. #8

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    amigo isso é facil mais manual, vc pega um modem configurar ele para distribuir a faixa de ip do seu link pronto quando o link cair vc liga o modem ele vai jogar da mesma faixa de ip tudo funciona mais o mais correto e fazer um pcc e deixar o adsl desativado so ativar quando o link cair...entendeu qualquer coisa estamos ai [email protected]

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como criar um redundância ?

    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    amigo isso é facil mais manual, vc pega um modem configurar ele para distribuir a faixa de ip do seu link pronto quando o link cair vc liga o modem ele vai jogar da mesma faixa de ip tudo funciona mais o mais correto e fazer um pcc e deixar o adsl desativado so ativar quando o link cair...entendeu qualquer coisa estamos ai [email protected]
    Caro colega do UNDER-LINUX creio que sua solução não deixa de ser válida, mas após todos os outros colegas terem recomendado soluções mais profissionais acho muito fora de questão sua recomendação, devemos manter o nível de recomendações debtro de um certo nível, no caso feito de forma atomata, pois não creio que o colega que abriu o POST quer ir correndo ao provedor dele pra trocar os cabos toda vez que o link cair !