+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como fazer servidor reserva?

    Olá,

    Estive em alguns fóruns procurando por ajuda, e 5 de 7 fóruns recomendaram, que eu tenta-se me informar aqui no Under-Linux.

    Vamos ao problema, tenho alguns clientes quais eu forneço serviço de hospedagem, e até mesmo revenda.

    Porém os servidores os quais eu uso, ficam por exemplo 9 meses sem dar problema algum e repentinamente transformam meu serviço em inferno, somem com os dados, por no hardware, e ficam mesmo até por alguns dias foram do ar.

    Pois bem, pensei em locar 2 servidores, em locais diferente, um na Alemanha, e outro no Canadá.

    E gostaria de fazer tipo que eles fosse sincronizados, para que, quando um falhasse o outro assumisse.

    Tanto em arquivos, como em banco de dados (mysql).

    Li alguns tópicos sobre sincronismo, replicação de banco de dados e tudo mais.

    Para sincronizar os arquivos estava pensando em usar o DropBox, mas e para o banco de dados?

    A replicação pelo que percebi, só funciona do master para o slave, mas e do slave para o master?

    Em fim preciso de ajuda, pois não estou certamente correto sobre este sistema, poderiam me ajudar? opniões?

  2. #2

    Padrão Re: Como fazer servidor reserva?

    Replicacao master master: MySQL Master Master Replication | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials

    Sobre os arquivos nessa estutura que vc esta pensando vc não vai conseguir nada confiável, sua melhor saida é sair desse provedor, locar 2 maquinas distintas e fazer alguma solucao de cluster, tipo drdb.

  3. #3

    Padrão Re: Como fazer servidor reserva?

    Entendi.

    Li bastante sobre o rsync, será que teria alguma possibilidade de por exemplo:

    Ao atualizar os arquivos, enquanto é atualizado de um servidor para outro, que o arquivo que esteja sendo atualizado, seja renomeado com outra extensão, até a conclusão do mesmo, e após o arquivo antigo seja excluído, e o novo seja renomeado corretamente?

  4. #4

    Padrão Re: Como fazer servidor reserva?

    Nao me leve a mal mas isso que voce está querendo fazer se chama POG (programacao orientada a gambiarra) se vc quer algo confiável não invente, nao faca gambiarras pq vc VAI ficar na mao, pode ser nao acontecer no 1 problema mas uma hora vc vai levar ferro por causa dessa gambiarra.

    Voce quer solucao de redundancia de arquivos utilize drdb, gluster (Gluster.org Community Website | GlusterFS is a cluster file-system capable of scaling to several peta-bytes.) ou afins.

    Serio... vc vai querer bater a cabeca na parede de raiva por ter cogitado fazer uma gambiarra dessas, não é nda confiável isso, qq probleminha na rede vai afetar o funcionamento, ele não vai verificar concorrencia entre os arquivos, soh um exemplo besta do esquema que vc esta querendo fazer, imagine um arquivo de 2gb. Não é tão grande mas leva um tempinho para duplicar via rede, imagine que enquando ele esta sendo copiado para arquivo.1 enquanto a copia acontece (como vc sugeriu) e durante a cópia o arquivo é modificado novamente, o que acontece? Na melhor das hipóteses vc tera um arquivo desatualizado e na pior um arquivo corrompido.

  5. #5

    Padrão Re: Como fazer servidor reserva?

    Beleza, uma última dúvida...

    Por exemplo tenho dois servidores.

    ns1 -> serv1
    ns2 -> serv2

    Gostaria que funcionasse da seguinte forma, que o ns1(serv1) por exemplo seja o principal, e que o ns2 (serv2), porém o ns2 só funcione quando o ns1 não funciona ou esteja off... é possível fazer algo assim no CentOs?

    Lembrando que os servidores seriam de datacenters diferentes.