Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link com 20 Repetidoras!!!

    Boa noite a todos...

    Estou pensando na possibilidade de fechar um link com um total de quase 20 repetidores, que tem distancias variadas de 30km a 55km, sendo todas com visada.

    Estive pensando em utilizar inicialmente RouterBoard Mikrotik RB 711G - 5HnD (mmcx) e RocketDish 30dbi.

    Ai vem as perguntas:

    Em um link deste tamanho vai ter quantos "ms" de resposta de uma ponta a outra?

    Com esses equipamentos vamos ter um trafego real de quantos Megas (teria uma necessidade inicial de 20MB Full)?

    E o que é necessário para alimentar esses equipamentos (Painel Solar, Gerador Eólico, Controlador de Carga, Baterias Estacionarias, etc) visto que na maioria das repetidoras não dispõem de rede elétrica e eu estava pensando em ligar uma Routerboard 493AH em cada repetidora?

    Agradeço desde já todas as ideias ao projeto.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    nosssa e longe mesmo aonde vai levar esta enlace ,se usar ubiquiti voce vai ter uma latencia de pelo menos 30 ms sem trafego .mas diga qual a distancia deste enlace.

  3. #3

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Cara, quanto aos ms, só no enlace mesmo pra saber. Nunca fiz um case assim, mas acho muito arriscado isso. Nos locais sem eletricidade, vais precisar mesmo de um controlador de carga com painel e bateria. Quanto à banda, pode ser que você consiga mais de 20Mb se seus "enlaces" não passarem de 30Km.
    Uma curiosidade: Qual a distância total do seu enlace?

  4. #4
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Na minha opnião é sim possivel e viável, usa rb 493g com cartões r52hn e antenas dish 30 e 34db, caixas herméticas em aluminio, paineis solar em localidades que nao tenha energia disponivel e baterias estacionarias, cabos lmr600 ou celflex, acredito que passe de 40mb com processamento de folga e com pings de +- 10 a 20ms no máximo... deve ser dificil ai de se conseguir link hein amigo, ja passei por isso tambem.

    Boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    O link tem uma distancia de uns quase 700km no total. Sendo que já tenho uma pequena parte montara já.
    Pensei na Rb 711 pra colocar uma por rb Mai colocaria a caixa de alumínio atras da antena e um cabo direto da Rb pra antena, sem nenhum conector.
    Sobre os painéis e baterias. Estou cotando bateria freedom estacionaria. Alguém sabe aonde compro painel solar 24v? Ou não é viável?

  6. #6

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Rapaz, esses enlaces são realmente necessarios, nem tem outra forma de ter acesso a link mais proximo não, pois imagina um problema de queima ou travamento, furto de equipamento, com essa distancia o tempo de manutenção e correção de problemas sera um pouco elevado, e se vende link para empresas, complica ainda mais. Agora se esse for o unico jeito de buscar link, va em frente, pois devem ser poucas as empresas na regiao que disponibilizam link de internet.

  7. #7

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    poxavida 700km e chão que não acaba mais, bom uma recomendação faça todos de no maximo 40 a 45km, depois de 60km poderá sofrer algum problema, eu tenho um ptp de 60km e já acho loucura, imagina 700km, bõa sorte, e sim e possivel se tiver visada vai tranquilo mais de 20mb.
    quanto ao ping, tambem acho que vai ficar na casa de no minimo 20ms.
    e meu amigo, quem não tem coragem jamais encararia um desafio desses, eu mesmo to pensando em trazer link de 120km e ja to apavorado, imagina 700km... bóa sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    É difícil mesmo. Mas êh a única solução. Mas acredito que seja vantajoso. Vamos ter equipe em 3 pontos no decorrer do link.

  9. #9

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Painel solar japoneses barato é com o joão nerci.la de Manaus.

  10. #10

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Tenho um link de 320km com 6 repetições, o que vc tem q fazer é fazer tudo com muito cuidado nos detalhes... energia é o ponto principal, sem ela vc nao tem nada, entao calcule tudo e deixe sempre sobra nos paineis... agora em relação ao enlace nao tem nada a ver, tenho um enlace de 115km direto com radwin passando 37Mbps super estavel mais estavel que um de 43 com rocket.

  11. #11

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Esse link sera usado em mais de um provedor ??? vi que comentou que tera tecnicos em 3 pontos do link, se sua estrutura de corpo tecnico for grande ou dividir com parceiros esse link, ai ja começa a valer a pena e ficar viavel na parte financeira e de reparos tecnicos o circuito, quando estiver tudo pronto atualize o post e nos conte como foi.

  12. #12
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Bom amigo, tenho 4 paineis solar sem uso e grandes... vendo a 800,00 cada unidade + frete, vc precisa só comprar os reguladores de carga e instalar, dependendo pode usar 1 só painel em 12 volts, os equipamentos funcionam pefeitamente.

  13. #13

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    pelo visto ja tem uma logistica bem montada so basta colocalas em pratica...se durante o trajeto tem 3 equipes e so separar a rede e cada equipe ser responsavel pelo manitoramento, utilize cartaoes como por exemplo o sr71a apesar de ainda nao esta homologado acredito que nao tera problemas neste enlace...

  14. #14

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    pelo visto ja tem uma logistica bem montada so basta colocalas em pratica...se durante o trajeto tem 3 equipes e so separar a rede e cada equipe ser responsavel pelo manitoramento, utilize cartaoes como por exemplo o sr71a apesar de ainda nao esta homologado acredito que nao tera problemas neste enlace...
    Então jailtonnetlink, Esse cartão ja esta homologado?

    E alguem tem um link similar?

  15. #15

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Citação Postado originalmente por GEISSONHUGO Ver Post
    Então jailtonnetlink, Esse cartão ja esta homologado?

    E alguem tem um link similar?
    Ainda nao mas creio que nao havera problemas ...mas se tiver afim de um bom investimento utilize radios digitais sao os mais recomendados para esse tipo de enlace

  16. #16

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Ainda nao mas creio que nao havera problemas ...mas se tiver afim de um bom investimento utilize radios digitais sao os mais recomendados para esse tipo de enlace
    Estou cotando RadWin, mas o preço eh bem salgado, e como é um provedor que vai começar do zero, então creio que a RB de conta do recado, mas ja penso em trabalhar com RadWin futuramente.... mas vlw..

  17. #17

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    20 repetições!!! eh muita coragem... ate da pra fazer, mas eu nao faria nein pagando muita grana... como ja disseram, invista na parte de alimentação, paineis e baterias de sobra pois ja pensou no tempo de chuva? vc pode ter 15 funcionando blzinha e 5 sem sol por um bom tempo... use controlador de carga pra nao fritar as baterias e faça com 24V... e acima de tudo BOA SORTE pois eh o projeto eh audacioso...

  18. #18
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Nda de anormal no projeto, as vezes esquecemos que as telecons utilizam o mesmo principio para nos atender... o que muda é que os rádios saõ melhores, mas isso não significa que não pode funcionar... já vi histórias de pessoas que fecharam mais de 900km com sucesso passando 10mb, imagine esta distanci...

    Uma opção de qualidade é usar os rádios da BERTEK, são de bom nivel e confiáveis e preço menor que RADWIN ou MOTOROLA.

  19. #19

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Nda de anormal no projeto, as vezes esquecemos que as telecons utilizam o mesmo principio para nos atender... o que muda é que os rádios saõ melhores, mas isso não significa que não pode funcionar... já vi histórias de pessoas que fecharam mais de 900km com sucesso passando 10mb, imagine esta distanci...se um enlace fun

    Uma opção de qualidade é usar os rádios da BERTEK, são de bom nivel e confiáveis e preço menor que RADWIN ou MOTOROLA.
    Verdade OSNIR as telecons ainda se utilizam e muito desse meio de tranporte de dados por radios digitais ...e funcionam muito bem por sinal .

  20. #20

    Padrão Re: Link com 20 Repetidoras!!!

    Alguem usa radio BERTEK? Pode me passar preços e desempenho real deles?