+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Partição GPT + Boot EFI/UEFI - Como instalar o Debian 6.0.4 AMD64 + Ubuntu AMD64 11.10?

    Galera,

    Comprei um note que já vem com BIOS preparada/compatível com boot EFI/UEFI. Além disso, o HD está com tabela de partições GPT.

    Andei lendo alguns artigos em inglês (não encontrei nada muito util em português), e me perdi... Meu inglês é ruim, enfim...

    Gostaria de saber se há colegas aqui que já se deparam com essa novidade (que não é tão nova assim), e como foi que se adaptaram à ela.

    O que já tentei fazer:

    TENTANDO INSTALAR UBUNTU
    ======================

    Até então, não tinha feito instalações automáticas. Sempre criei minhas partições ao meu gosto. Baixei o Ubutnu 11.10 x64 para testar o Core i7 SandyBridge. Fiz o particionamento manual como sempre (uma partição para o /; outra para /home e outra para o swap). A instalação ocorre normalmente, mas, ao rebootar, nada de sistema subir. É como se o HD não tivesse sistema algum, zerado. Ao usar o live CD e montando o HD, é possível ver que o Ubuntu havia sido instalado e todo o sistema de arquivos tinha sido criado. É como se o Grub não tivesse feito nada, não tivesse sido instalado.

    Só consegui fazer o ubuntu subir pela instalação com particionamento automatico...

    Depois de muita porrada e leitura, o a instalação manual funcionou da seguinte maneira:

    sda1 - partição de 200MB do tipo ESP (entendi que o boot EFI/UEFI irá utlizar)
    sda2 - partição de 50GB do tipo ext4, montando o /
    sda3 - partição de 50GB do tipo ext4, sem montagem, esperendo o / do Debian
    sda4 - partição de 390 GB do tipo ext4, montado o /home (será usado tanto para o Ubuntu como para o Debian)
    sda5 - partição de 8 GB do tipo swap.

    Fazendo esse esquema de particionamento, o ubuntu criou na BIOS (isso mesmo, na BIOS), uma entrada na sequencia de boot chamada 'ubuntu', selecionada como a primeria opção na ordem de boot.

    Não tenho mais visualização da tela de menu do Grub.

    O sistema sobe corretamente.

    Observei que no CD de instalação do Ubuntu x64 11.10, na raiz, tem uma pasta chamada efi/boot e dentro dela apenas um arquivo chamado bootx64.efi. No CD do Debian não tem. Li em alguns foruns que os sistemas operacionais precisam que seus CDs de instalação contenham esse arquivo nesta estrutura de pastas para que o boot pela bios seja criado. Como no debian não tem, não é criada essa entrada na bios.

    ----------------------------------------

    TENTANDO INSTALAR O DEBIAN 6.0.4 AMD64

    Procedimento de instalação semelhante ao do Ubuntu. Já havia o sistema de particionamento criado. O Debian enxergou corretamente as partições, escolhi o sda3 para montar o / (formatando) e, o sda4 para /home (sem formata-lo). Ou seja, o gerenciador de disco do Debian reconhece partições GPT sem problemas. A instalação prosseguiu normalmente MAS dessa vez não foi criada a entrada para boot na Bios (efi/uefi).

    Bootanto pelo Ubuntu, é possível montar o sda3 e verificar que todos os arquivos e estrutura de pastas relamente são do Debian.

    As minhas dúvidas:

    - Quero aprender a utilizar o sistema efi/uefi. Acredito que essa tecnologia logo logo se tornará comum da mesma forma que GPT está se tornando. Como faço para gerar um arquivo .efi adequado para o Debian e utilizar o Shell do EFI para criar manualmente a entrada na Bios para o Debian?

    - É possível utilizar tabela de partições GPT sem utilizar o sistema efi/uefi?

    Vou fazer ciuminho: Os CDs de instalação da M$, versões de 64-bit, já vem preparadas para instalação em EFI/UEFI + GPT, embora isso seja possível SOMENTE se o hardware possui efi/uefi, SENÃO, sem chance de utilizar M$ + GPT. Por sua vez, li em alguns lugares que Linux é totalmente capaz de lidar com GPT (Grub ou Lilo) sem problemas. A dificuldade que estou tendo agora com linux (debian especificamente) é fazê-lo funcionar com efi/uefi, coisa que a M$ fez com extrema facilidade.

    Gostaria muito de receber ajuda dos colegas e opiniões a respeito desse conjunto de tecnologias EFI/UEFI + GPT, contar a experiência que tiveram, se conseguiram fazer uma instalação Debian funcionar neste formato (stand alone ou dual boot) e como fizeram para resolver.

    Agradeço desde já a colaborção dos colegas!

  2. #2

    Padrão Re: Partição GPT + Boot EFI/UEFI - Como instalar o Debian 6.0.4 AMD64 + Ubuntu AMD64 11.10?

    Eu tentei algo parecido, e o que chegou mais perto foi com o CentOs.
    Pelo que entendi, você pode gravar o boot em um pen drive por exemplo, e dai carrega o sistema e as demais partições. Não tive sucesso nessas condições, embora pretenda tentar novamente com outra configuração.

  3. #3

    Padrão Re: Partição GPT + Boot EFI/UEFI - Como instalar o Debian 6.0.4 AMD64 + Ubuntu AMD64 11.10?

    Pois é. O Ubuntu 11.10 amd64 tem o arquivo /efi/boot/boox64.efi. Inicializando a maquina pela opção Internal Shell que tem na bios, abre um shell "linux like" para eu rodar alguns comandos. Pesquisando um pouco mais encontrei informações dizendo que eu poderia criar uma entrada qualquer na Bios que apontasse para qualquer partição GPT e assim inicializar qualquer SO, inclusive MS. Quando testei a instalação do W7 64bits (o DVD de 64bits também tem essa pasta \efi\boot\boot.efi), no final, foi criada uma partição de 200MB, uma segunda partição de uns 100MB (a tradicional que já conhecemos) e então a partição do SO. No final da instalação, havia sido criada uma nova entrada na BIOS chamada Windows Boot Manager.

    Não quero (e acho que todos nós não queremos) depender de instalações automáticas para fazer essas coisas funcionarem. Por isso a motivação de trocar idéias e aprendermos a lidar com essa "novidade".

    Também continuo com a pesquisa e, conforme avanços, posto meus resultados!

  4. #4

    Padrão Re: Partição GPT + Boot EFI/UEFI - Como instalar o Debian 6.0.4 AMD64 + Ubuntu AMD64 11.10?

    Ai eu teria que verificar mais a fundo o cenário, já que a primeira e única tentativa (frustrada), que fiz não me permitiu continuar. O Windows 7 pelo que li instala normalmente, o Linux também deveria instalar.

    Tentei com o FreeBSD (primeira opção), Ubuntu, Debian e só o CentOS foi mais longe.

    Espero testar novamente dentro de alguns dias e quem sabe chegamos a uma inicialização com sucesso?