Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Acho que a maioria dos fan's de 120mm tem o triplo da capacidade de circulação dos fan's de 80mm, nunca reparei direito mas todo fan 120mm que lembro de olhar isso tem capacidade acima de uns 60cfm mesmo.

    Tem quase 2 anos um prestador de serviço pediu para achar fan de 120mm para fazer um aspirador de tonner, encomendei um par de 120mm se não me engano de 130cfm, era de aluminio, não lembro a marca mas tinha uma circulação de ar fantástica, me parece que foi algo tipo R$ 40 cada, o mesmo preço dos modelos AC (Geralmente os na casa dos R$ 18-30 são com bucha e não com rolamento, dão muito problema de tremedeira em racks).

    Mas minha preferencia é por fan's menores sobre areas mais sensíveis, tipo ao redor do processador, sobre HD's, sobre o VRM da memória, mas nada encostado e sim coisa tipo fan de 25cfm a 8cm de distancia dos componentes. Estou fazendo um rack para servidor PC-AT, algumas RB's e switches, e a intenção é duto a partir de fora do rack (Com feltro, claro) até cada fan proximo a essas partes, e na parte de cima apenas um misero fan para não acumular ar-quente.


    Agora voltando ao geradores, resfriar o ambiente com o compressor de um ar-condicionado direto no motor não é complicado, o compressor daqueles Springer-carrier dos anos 80 de 10 mil BTU's é achavel a preço de banana em alguns lugares, eletricidade aquilo gasta demais mas se ligar direto no motor o rendimento (Resfriament cubico por ml de combustivel) melhora muuuuuuito, se levar em conta que gerando 12V o rendimento nem sempre será bom talvez seja melhor em caso de falta de AC deixar peltier de lado e botar compressor direto no motor a combustão.

  2. #22
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Incrível como estamos sempre aprendendo, este tema é interessante e se possível os nobres colegas poderiam explanar mais sobre peltier e soluções 12/24v.

  3. #23

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Até pra adaptar partida elétrica em motor monocilindro a diesel nem sempre é facil. Apesar de ter menor arrasto pro motor de partida, o tempo que o motor de partida precisa fazer o motor girar é bem maior, tem bateria que aguenta 300A por 0,5 segundos mas não aguenta 50A por 4 segundos! (Bateria barata, reformada ou de marca ruim mesmo).

    Mesmo com eficiência de peltier sendo menor, mas acho que elas geralmente se encaixam bem na demanda de resfriar rack's ou gabinetes. Por exemplo, se você tem um rack de 1m³, colocar um ar-condicionado de 5500 BTU's gastando 500W.h é exagero dos grandes, já uma pastilha peltier de 50W está "na medida", mesmo que renda (Kcal por Watt) muito menos.
    Outro problema de peltier é que o rendimento só fica razoavel quando a diferença de temperatura entre os lados é bem grande, tipo acima de 20ºC, e convenhamos que não temos a mínima necessidade de congelar hardware, nem colocamos os rack's do lado de fogueiras, não sei em que ambiente que ocorre de a diferença de temperatura entre os 2 dissipadores chegar a coisa tipo 60 ou 70ºC (Temperatura do dissipador não é temperatura ambiente, sei, mas dissipador a 0ºC e ambiente a 40ºC é difícil ver).

    Ainda tento entender que hardware precisa tanta refrigeração assim, ou alguem anda fazendo extreme-overclock em servidor? Todo hardware que conheço vive muito bem a coisa tipo 45ºC, mesmo em casinha com os 4 lados pegando sol, sem ventilação nenhuma, não vejo hardware a muito mais de uns 50ºC, com uma simples ventilação forçada já baixamos pra 40ºC.
    (Nem HD se dá muito bem com frio, a alguns anos o google disponibilizou uns resultados dos seus HD's comuns em uso, dava a entender que marca nenhum tinha melhor durabilidade a 20ºC do que a 35ºC)