Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Galera , sou novo por aqui , tenho muitas duvidas , tenho um provedor básico , com um ap 400mw e uma omini , link de 35 mega vdsl da gvt , tenho na faixa de 25 cliente , mais passo por alguns problemas de qualidade sinal/velocidade/segurança/gerenciamento , e uma torre de 30 metros , mais quero melhorar a qualidade , e tenho duvidas em que equipamentos comprar para distribuir o sinal e quais equipamentos comprar para clientes e em qual frequência operar , atualmente uso 2.4 , fico no aguardo da ajuda de vocês ..

  2. #2

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Tem que levar em conta vários fatores:

    Quantos clientes?
    Qual raio de cobertura?
    Qual banda vai vender?
    Existem outras redes próximo?

    Estudar o Kit Cliente que vai usar!!!

    A Partir dai começar a colocar na balança qual vale mais a pena

  3. #3

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    quero ter na faixa de 35 a 40 clientes , em um raio de cobertura de 3 a 4 km ou mais se for possível banda de 1 2 3 4 mega , existem na faixa de 30 20 redes por perto , a maioria com omini , tenho muitas duvidas em oque usar .

  4. #4

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Po, vender a cima de 1 mega, com tanta interferencia em volta, melhor investir em 5.8 e ter qualidade do que tentar economizar no 2.4 e ter cliente reclamando o tempo todo, esse é o meu ponto de vista.

  5. #5

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    5.8 na rede, sem duvida.

  6. #6

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    sim a q esto trocando meus clientes tudo para 5.8 usando proximo nano loco m5 medios airgrid 23dbi mais longes nanobridge26 dbi na base uso uma basestation 19 dbi 90° com airmax ativado e nunca mais tive dor de cabeça com reclamação mais tenho um painel hyperlink tbm com xr2 tem apenas 2 clientes em 2.4 nele pra mim serve apenas para divulgar o provedor.

  7. #7

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    E sempre lembrando: pra ter confiabilidade no seu provedor, use painéis, e não omni's.

  8. #8

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Boa dica uesleycorrea, usem sempre paineis, porem pessoal onde tem muita interferencia quanto menor a potencia (dBi) do painel melhor, lembre se antenas e uma elemento passivo.
    Um painel de 14dBi e o melhor painel pra usar, esquece paineis 20dBi isso e colector de interferencia pra vc mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    5.8 N Mimo de preferencia

  10. #10

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Amigo não esqueça que vc vai ter que ter um servidor gerenciando esses clientes fazendo controle de banda etc , aconselho vc instalar ae uma rb 450g com hostspot ou ppoe pra vc gerenciar melhor ae seu provedor , porque deixar tudo liberado a banda ae os seus rádios podem não aguentar a demanda por isso vem a lentidão , aconselho tambem como nossos amigos falaram ae, se vc quer entregar essas velocidades vai de 5,8 ghz mesmo de preferência ubiquiti com airmax habilitado, dae deixa em bridge autenticando na rb 450 g , espero ter ajudado flow.

  11. #11

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    valew galera o melhor mesmo seria mudar para 5.8 , mais não conheço nada dos produtos ubiquiti , não conheço nenhuma antena , sou totalmente leigo em 5.8 , não sei valores , nada , queria informaçoes doque usar para distribuir sinal e receber nos clientes , eu tenho aqui esses equipamentos em mãos 01 Placa RouterBoard Mikrotik RB433AH - 680(800) Mhz.03 Placa Mini-PCI Roterboard R52Hn de 320 mW , queria saber se essa placa e boa , se os catoes são bons , ou tem outros melhores , qual antena usar , se seria melhor usar uma omini e qual omini , ou setorial , mais pra min eu só iria distribuir para 30 clientes . to no aguardo pela ajuda de vocês , obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Então amigo vc tem tudo oque precisa , essa rb vc pode fazer o controle de acesso de seus clientes, controle de banda e etc por ppoe mais seguro ou hotspot , esses cartões trabalham em 5,8 , então vc compra um painel setorial hiperlink se seus clientes estiverem tudo no mesmo lado e se não tiverem na mesma visada compra uma omini da hiperlink 5,8 e corra pro abraço , lembrando que nos clientes também tem que ter antenas 5,8 , as antenas boas pros clientes seria os nano m5 e airgrid m5 , esses cartões que vc tem ae trabalha em 2,4 e 5,8, claro que vc tem que escolher qual frequência usar, eles não trabalham ao mesmo tempo vc tem que optar qual frequência usar , e faça o controle de seus clientes porque se vc deixar tudo liberado a banda os rádios vão arregar , tem que ter controle de banda , mais pra entregar velocidades como vc citou vai de 5,8 ghz , outra coisa amigo se cuide com a tia ana , porque tá feio o negocio tão pegando geral , tente legalizar esse seu esquema ae , espero ter ajudado flow .

  13. #13

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    cara eu to com um grande problema a q no 2.4 se alguem der uma força , cara axo que são os gato net da q de perto meu 2.4 ta uma merda uso um xr2 setado em 17 dbm no cartão modo ''b'' meus clientes em 2.4 estão todos ruim com latencia alta de mais por isso to trocando todos para o 5.8 usando airmax so perto de mim a uns 100m tem 3 ominis de gatos net uma o cara seta em 26 dbm a mais perto cara sinal 2.4 a q ta uma merda mesmo

  14. #14

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Com certeza meu amigo as frequências de 2,4 ghz está praticamente morta , hoje temos celular, tv, vídeo game, telefone sem fio que trabalha na frequência de 2,4 ghz , um cartão que está muito bom nessa frequência seria o r52h , o jeito seria trabalhar na frequência 2,4 ghz modo n , os rocket m2 , r52hn etc , o complicado que para migrar pra essa frequência terá que mudar as antenas dos clientes , então se terá que mudar as antenas mude já pra 5,8 ghz , que também daqui a pouco estará morta também, o grande problema é a ignorância dos gatonet , até pode ser aceito ser gatonet mais estude um pouco , aqui no fórum tem tudo na mão pra ser estudado, mais infelizmente eles colocam amplificador de potencia de 3 watts etc , mais vamos indo até onde der , espero ter ajudado.

  15. #15

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    mano falo tudo ja tentei botar o r52hn pra ver se da jeito mais nada nas nanoloco m2 até resolve mais alguns que ainda tem ap ou grade que são ruins para pagamento ficão muito ruim eu esto investindo mais nos clientes fieis os que tem 2.4 vão demora um pouquinho mais ta indo , e so pode ter algum desses que ta com omini com amplificador de sinal ;

  16. #16

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    poisé galera a frequencia 2.4 tá um lixo mesmo . tô querendo migrar para 5.8 , quais equipamentos vocês usam nas suas torres ?

  17. #17

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    Bom dia RamonDiego !

    Posso te ajudar com essas questões.
    Me adicione no msn que conversamos.
    MSN: [email protected]

    Aguardo seu contato.

  18. #18

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    amigo vc ja tem a SCM

  19. #19

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    pessoal..... a frequencia 5.8 nao e soluçao para tudo . ja esta ficando . poluida tambem...... entao .. nao vamos condenar a 2.4 .. dizer que o problema e frequencia.............. acho melhor o amigo ver ai qual vai le atender. migrar tudo para 5.8 e muito mais caro e pense logo logo estara poluida igual aconteceu com 2.4 ...............que ja esta melhorando .. ja que virou febre migrar pra 5.8 aqui em minha cidade um provedor esta migrando tudo para essa frequencia o que ta ficando otimo 2.4 ............
    ai pense tudo quanto e supermercado..sacolao.... postos. padaria, tudo colocando nano 5 . em 5.8 ..como e que fica kkk

    radio frequencia nao e soluçao para tudo
    muito se perder no gerenciamento da rede.. captaçao e tratamento do link,distribuiçao,
    atendimento ao cliente. preço, e conhecimento tecnico da area..

    5.8 e otimo ...mas vai ficar poluida tambem (caso serio).
    o melhor e investir em equipamento de ponta nao importa a frequencia que vai ser usada. todos os seguimentos do provedor fisicos tem que ser de altissima qualidade. . e ter um otimo administrador de redes vai lhe ajudar muito......

    cada caso e um caso.. alguns devem investir outros observar o mercado para ver o que realmente compensa , neste nosso segmento que esta muito sensivel e imprevisivel dia a pos dia..

  20. #20

    Padrão Re: Montar Novo Provedor 5.8 ou 2.4 ?

    eu tinha mesma ideia ah 2 anos atraz "migrar tudo para 5.8GHz" so q meus concorrentes tbm pensaram assim ai aguardei mais um pouco hj to feliz da vida
    tenho equilibrado 2.4GHz e 5.8GHz, 5.8GHz pode ser uma solução milagrosa mais vai aumentando pra vc ver, acaba ficando pior q 2.4 como nosso amigo ai falo, viro febre 5.8GHz... pensem nisso...