+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post duvida sobre como funciona o projeto "cidade digital"

    Olá amigos do under. Por ainda não conhecer nenhuma cidade que tenha aderido ao projeto "cidade digital", sempre tive dúvidas de como funciona o serviço prestado por essas cidades. Por isso peço que os ilustres amigos do forun que tenham conhecimento de como ocorre o serviço prestados por essas cidades possam me responder algumas duvidas.
    Ex: a internet fornecida por essas cidades são totalmente sem restrições ou existe algum tipo de restrição, tipo o usuário tem acesso 24 hs por dia, pode acessar qualquer tipo de site ou apenas sites do governo, o usuario pode acessar orkut, msn facebook e etc? Pois se o acesso for totalmente ilimitado sem restrições, acredito que o pior concorrente de nós pequenos provedores não vai ser as teles e sim o próprio governo.

  2. #2

    Padrão Re: duvida sobre como funciona o projeto "cidade digital"

    CarlosBionet, o projeto "Cidade Digital" em si ainda é meio vago e não apresenta nenhuma vantagem na adesão. No nosso caso aqui no Paraná, e como a gente conta com uma rede de fibra ótica da Copel, o governo do estado fez um decreto determinando que os provedores e/ou pessoas juridicas, no meu caso prefeitura, que repassem o acesso a clientes por um preço irrisório poderiam aderir a fibra ótica a 250 o mega, em média. Desta forma, montamos um serviço de internet gratuíta para a população chamado "Tibagi Sem Fronteiras" e não existe nenhum tipo de restrição quanto a acesso. A velocidade liberada por usuário é de 300 k, exceto para sites do domínio "gov.br" Nesse caso não é aplicado limite de velocidade. Mas trata-se de concorrência mesmo, já que a prefeitura exige que o munícipe esteja com o IPTU em dia, e caso possua veículo, tambem esteja emplacado na cidade. A concorrência foi feita em acordo com os 2 provedores de wirelles da cidade, no qual os mesmos se propuseram a fornecer uma velocidade maior aos clientes, no caso 500k. Eles mesmos instalam os equipamentos para clientes deles ou para o sistema gratuíto da prefeitura. Caso o usuário permaneça cliente dos provedores, fica em comodato. Caso usem o sistema da prefeitura, eles pagam o equipamento e a instalação. Acho que é isso.
    Última edição por jadirorza; 14-03-2012 às 08:35.