+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Olá, estou com uma duvida, e sei que vc´s podem me ajudar.

    Tenho que fazer 3 enlaces em direções diferentes, partindo do mesmo ponto. Em um ângulo de 90º

    Minha pergunta é: posso colocar uma setorial como ap? para transmitir para os pontos?

    E nos pontos colocar uma airgrid M5 27dbi

    Distancia maxima de: 13km com visada.

    Ou vou ter que colcoar para cada enlace um disco + bulet M5?
    Ou ainda alguém tem uma sugestão para estes enlaces?

    Obs: vou atender povoados de no maximo 10 a 20 clientes.

    Equipamento que pretendo usar

    Transmição
    1 - AIRMAX BASESTATION AM-5G17-90 17DBI 90º GHZ 5GHZ
    1 - AIRMAX ROCKETM5 MIMO HOMOLOGADO

    pontos
    3 - ANT. AIRGRID M5 AGM5-HP -17X24 27 DBI 640MW (pontos)
    3 – omni aquario (transmitir para os cleintes)

    Desde já muito obrigado.

  2. #2
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Amigo, com 17 km aqui agente usa o nanobridge(NB5G25) de 25 Db, mas tb pode usar a de 22 Db.

    Só não sei se o painel vai cobrir toda essa distância, fiz um link aqui usando uma RD5G30 (ap) e duas NB5G25 (estações).
    São 21km e as duas estações estão 3 km distantes uma da outra porém na mesma linha de sinal da rocketdish (RD5G30).

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Tava pensando em por uma omni 12dbi de 5,8 para transmitir, sera que rola... olhei no google, a distancia maxima é de 7km

    alguém pode me ajudar?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    e melhor 3 ponto a ponto independentes com nano bridge de 25

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e melhor 3 ponto a ponto independentes com nano bridge de 25

    Olha só, aqui tem muitos morros e tenho que fazer varios pontos para atender diversos povoados, coisa de 10 familias cada um, tipo to montando um ponto para atender 3 familias.

    preciso encontrar uma solução barata para levar internet com qualidade a estes povoados.

    se eu for colocar para cada ponto, uma nano bridge não vai caber na torre principal... por isso pensei em omni ou setorial.

    alguém tem um cenário parecido com este que estou colocando?

    muito obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Usa painel não. Coloca um par de direcionais para cada enlace. Fica excelente!.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    não vejo diferença significativa em materia de preço melhor arranjar espaço na torre

    conjunto a :

    rocket m5 +bsastation r$ 700,00 + 3 airgrid r$ 600,00 total = 1 300,00

    conjunto b :

    6 nanobridge r$ 300,00 cada total r$ 1 800,00

    ou seja sua diferença em preço e de r$ 500,00 a qualidade vale o preço e depos se pode pechinchar por ai ou descer pro para.... hum ai eu ja me enrolo .falow

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não vejo diferença significativa em materia de preço melhor arranjar espaço na torre

    conjunto a :

    rocket m5 +bsastation r$ 700,00 + 3 airgrid r$ 600,00 total = 1 300,00

    conjunto b :

    6 nanobridge r$ 300,00 cada total r$ 1 800,00

    ou seja sua diferença em preço e de r$ 500,00 a qualidade vale o preço e depos se pode pechinchar por ai ou descer pro para.... hum ai eu ja me enrolo .falow

    Olha só, posso usar então pares de Airgrid M5 27db, no lugar de nanobridge?

    tipo, da de fazer enlaces de 20km com estes equipamentos?

    miuto obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Dá sim. Mas não fica 100% não. Fica muito melhor com nanobridge. E tudo vai de quanto de banda vais querer passar.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Dá sim. Mas não fica 100% não. Fica muito melhor com nanobridge. E tudo vai de quanto de banda vais querer passar.
    então, é justamente por este motivo que quero algo mais em conta, pois vou atender pontos finais (povoados) de 10 casas.

    são 6 enlaces que tenho que fazer a partir deste mesmo ponto.

    então se uma omni (ubiquit) resolvesse eu ia economizar um monte.

    enlaces de 10km planos de 300k 10 a 15 familias no maximo.

    então não preciso de nada gigante não, porem quero garantir qualidade para os clientes.

    se alguém tem um cenário parecido e quiser compartilhar fico muito agradecido.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Acho que o amigo quer aproveitar da omini para utilizar para clientes proximos a torre, mas você tem que lembrar de que fazendo isso você estará resolvendo um problema provisório pois a medida que sua rede for crescendo o seu esquema irá precisar ser trocado ou de upgrade.
    Por isso o Naldo te dá as dicas pois é uma econômia hoje, que te custará mais caro em um futuro muito proximo.
    Veja a possibilidade de fazer os PTP em 5.8 e distribuição em 2.4. Ou pegar Rocket + Basestation c/120º que ficariam somente 3 paineis.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por janesley Ver Post
    Acho que o amigo quer aproveitar da omini para utilizar para clientes proximos a torre, mas você tem que lembrar de que fazendo isso você estará resolvendo um problema provisório pois a medida que sua rede for crescendo o seu esquema irá precisar ser trocado ou de upgrade.
    Por isso o Naldo te dá as dicas pois é uma econômia hoje, que te custará mais caro em um futuro muito proximo.
    Veja a possibilidade de fazer os PTP em 5.8 e distribuição em 2.4. Ou pegar Rocket + Basestation c/120º que ficariam somente 3 paineis.
    Segue um desenho que eu fiz do que eu tenho que montar.

    enlaces.jpg - 297.8 Kb

    minha duvida esta em "ponto de distribuição povoados" para os demais pontos.

    uma 2 basestation + rocket m5 de 120º da a cobertura que eu preciso, porem fico na duvida vai ficar bom?

    vou atender cerca de 5 a 15 usuários em cada povoado, numa velocidade de 300k

    aguardo algumas ideias.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Rapaz com certeza dá, mas você terá que ter visada, isso é muito importante (altura e obstaculos em relação as torres) nesse sentido. Para receber o sinal você terá que colocar os NanoBridge/AirGrid para ter maior aproveitamento. O que requer maior cuidado será o link de 17km. Imagina que você terá nessas BaseStation 5 clientes - "pontos" com trafego de 3,5 Megas 15 x 150Kbps hoje no maximo. sendo que uma das BaseStation ficará com 3 e a outra com 2 clientes. É muito poder de fogo... rsrsrs..
    Isso se aplica se você tiver interesse em pegar uns clientes ou criar novos pontos onde a demanda será pequena proximos ao ponto de distribuição se economizará em 1 NanoBridge/AirGrid para cada novo ponto.
    Mas para fechar links onde seja possivel expansão ao maximo dos equipamentos será necessário mesmo por as NanoBrigde ou AirGrid em pares para cada link. Sendo os NanoBrigde para distâncias maiores e os Airgrid para as menores, assim você tambem economiza pouco pela pequena diferênça no preco. rsrsrs
    Espero ter ajudado!

  14. #14

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por janesley Ver Post
    Rapaz com certeza dá, mas você terá que ter visada, isso é muito importante (altura e obstaculos em relação as torres) nesse sentido. Para receber o sinal você terá que colocar os NanoBridge/AirGrid para ter maior aproveitamento. O que requer maior cuidado será o link de 17km. Imagina que você terá nessas BaseStation 5 clientes - "pontos" com trafego de 3,5 Megas 15 x 150Kbps hoje no maximo. sendo que uma das BaseStation ficará com 3 e a outra com 2 clientes. É muito poder de fogo... rsrsrs..
    Isso se aplica se você tiver interesse em pegar uns clientes ou criar novos pontos onde a demanda será pequena proximos ao ponto de distribuição se economizará em 1 NanoBridge/AirGrid para cada novo ponto.
    Mas para fechar links onde seja possivel expansão ao maximo dos equipamentos será necessário mesmo por as NanoBrigde ou AirGrid em pares para cada link. Sendo os NanoBrigde para distâncias maiores e os Airgrid para as menores, assim você tambem economiza pouco pela pequena diferênça no preco. rsrsrs
    Espero ter ajudado!
    Então da uma olhadinha neste desenho que eu fiz... é isso ai que to pretendendo fazer.

    enlaces_basestation

    Nestes pontos estou penssando em usar omni, ou nano-loco, conforme a cituação.

    Fica ai para analize dos expert do forum toda ajuda sera bem vinda... muito obrigado.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    ENTÃO GENTE, ta certo o que eu quero fazer? posso mandar bala e comprar os equipamentos?

  16. #16

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Bom amigo eu já dei minha opnião, é o mesmo que estou fazendo aqui, mas com uma BaseStation 16 dbi para perto rsrs. e outra para um pouco mais longe 19 dbi.

    Recomendo utilizar omini da HyperLink/OIW + Bullet HP 800mw. ou se quiser gastar um pouquinho mais 4 ou 5 NanoStation M2 para tentar fechar 360º graus, o ideal seria 6 mas fica ao seu critério. Com os Nano você pode pegar cliente tanto na horizontal como vertical , dai vc não perde clientes. pois se tá ruim em um angulo em outro com certeza fica bom.
    Espero ter Ajudado...

  17. #17

    Padrão Re: Enlace com 3 direções diferentes me ajudem.

    Citação Postado originalmente por janesley Ver Post
    Bom amigo eu já dei minha opnião, é o mesmo que estou fazendo aqui, mas com uma BaseStation 16 dbi para perto rsrs. e outra para um pouco mais longe 19 dbi.

    Recomendo utilizar omini da HyperLink/OIW + Bullet HP 800mw. ou se quiser gastar um pouquinho mais 4 ou 5 NanoStation M2 para tentar fechar 360º graus, o ideal seria 6 mas fica ao seu critério. Com os Nano você pode pegar cliente tanto na horizontal como vertical , dai vc não perde clientes. pois se tá ruim em um angulo em outro com certeza fica bom.
    Espero ter Ajudado...

    ok, muito obrigado pelas dicas, vou fazer aqui e posto os resultados. até mais gente.