+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post TCC - Enlace de longo alcance

    Olá amigos,

    Vou começar meu TCC nessa área, porém não sei nada de Enlace de longo alcance. Vou pegar um projeto que foi abandonado por outro aluno, só que a faculdade (USP) precisa que algum aluno finalize esse projeto até junho (Meu caso).

    Primeiro vou explicar o que tenho que fazer no TCC e depois vou descrever o material que a faculdade disponibilizou para mim (que o outro aluno e o orientador compraram).

    "A ideia é fazer um link em que o sinal de uma câmera passa pelo AP, por
    um booster de sinal, uma antena e é colocado no ar. Do outro lado, acontece
    o contrario, até que um notebook receba o vídeo".


    Equipamentos que a faculdade disponibilizou:

    ANTENA PLANET (ANT GR21), Unidirecional, Grid, Ganho de 21 dBi.
    Booster 1W PLANET (WBT 1000), Pode amplificar um dispositivo em até 30 dBi.
    ANTENA PLANET (ANT FP9), Antena Direcional, 9 dBi.
    Amplificador Wireless (WBT 200), Energia ajustável entre 20 dBi - 27 dBi.
    A.P DLink DWL-G7000AP, 2 unidades
    Camera
    Notebook

    Eu gostaria de saber se vocês sabem de algum livro de enlace de longo alcance e também quero saber qual é a distância máxima que eu consigo transmitir esses dados.

    A arquitetura para a transmissão eu já montei. Ela está correta ?

    Câmera -> Stand Alone -> AP -> Booster PLANET WBT 1000 -> Antena ANT GR 21.

    Estou com uma dúvida na arquitetura de recebimento.

    Sinal -> FP9 -> AP -> Notebook? ? ?

    O que eu faço com esse WBT 200 ?

    Alguém que está acostumado com antenas direcionais tem interesse em ser meu tutor nesse projeto?

    Obrigado pela atenção de vocês !!!

  2. #2

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Longa distancia quanto ?
    Este equipamento ai estão ultrapassado para os dias de hoje!!!!!
    Amplificador alem de ter regras rígidas para o seu uso, ... ele também amplifica o ruido que não vai te ajudar muito.

    Uma dica dentro das soluções que se tem no mercado da UBNT você terá sucesso e bem mais rápido no seu projeto...

  3. #3

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Será que consigo uns 15 Km com esses equipamentos ?

    Eu tenho 0 de experiência na área, então não sei sobre as regras que você mencionou.

    O problema de trocar os equipamentos é que vai demorar um longo tempo para a aprovação. No caso, vou ter que usar esses mesmo. Se eu conseguir um resultado satisfatório com ele, a faculdade vai liberar mais verbas para futuros estudantes desenvolverem novos padrões e trabalharem com equipamentos mais avançados.

  4. #4

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Umm entao ...acho que um assunto importante ressaltar entao no seu tcc o uso de amplificador que e proibido e tbm as novas tecnologinas que oferecem maior qualidade de imagem e distancias maiores e podem atender maior numero de usuarios online ...
    e segue o topico ..vamos conversando e tirando as duvidas ...eu particularmente nao conheço esses equipamentos mas vou dar uma pesquisado ..aqui concerteza tem colegas que ja utilizaram ou conhecem esses equipamentos e vao te ajudar ...

  5. #5

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    O amigo ai ta certinho, com estes argumento ai derruba qualquer bancada em avaliação...
    tipo chega com as devidas justificativa e com um projeto adequado e dentro das normas da Anatel

    Hoje neste projeto ai vc iria usar os seguinte equipamento:
    01 par Ubiquiti Antena Airgrid M5 Agm5-1724 27 Dbi
    01 camera Ubiquiti Aircam Camera Ip - Cftv - Novidade - Air Vision
    01 um notebook pronto........................... simples e facil rs rs rs

  6. #6

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Acho que não vou usar o amplificador no projeto, assim não terei problemas com as leis. Mas vou fazer isso que você falou, vou detalhar como o projeto ficaria com o amplificador e dizer o motivo de não ter usado ele no projeto.

    Vou conversar com o meu orientador a respeito disso e vou postar as mudanças do projeto. Quanta fica para comprar equipamentos que transmitem o vídeo em um link com uns 20 km ?

  7. #7

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Qual o alcance que vou conseguir transmitir com esse par de antenas ? Como é somente para tabelar resultados e elaborar equações, eu posso escolher um lugar com pouco obstáculos para a execução do link.

  8. #8

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    cara, com os airgrids 27 dbi vc vai conseguir fechar um enlace de mais ou menos de 17 a 20, talvez mais. O custo delas no meu caso ta saindo à 230 cada, mas se vc for comprar em lojas, vai encontrar um pouco mais caro, cerca de 400 reais cada..(eu compro em distribuidor) Lembrando q essa distancia que eu citei é fundamental uma visada!

    Agora se vc quiser um enlace certeza mesmo, é usando mikrotik.O Meu maior é de 56 km..Jogo 10 mb do meu provedor,para uma filial em outra cidade. Tudo usando mikrotik.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TCC - Enlace de longo alcance

    Citação Postado originalmente por bbegotti Ver Post
    Olá amigos,

    Vou começar meu TCC nessa área, porém não sei nada de Enlace de longo alcance. Vou pegar um projeto que foi abandonado por outro aluno, só que a faculdade (USP) precisa que algum aluno finalize esse projeto até junho (Meu caso).

    Primeiro vou explicar o que tenho que fazer no TCC e depois vou descrever o material que a faculdade disponibilizou para mim (que o outro aluno e o orientador compraram).

    "A ideia é fazer um link em que o sinal de uma câmera passa pelo AP, por
    um booster de sinal, uma antena e é colocado no ar. Do outro lado, acontece
    o contrario, até que um notebook receba o vídeo".


    Equipamentos que a faculdade disponibilizou:

    ANTENA PLANET (ANT GR21), Unidirecional, Grid, Ganho de 21 dBi.
    Booster 1W PLANET (WBT 1000), Pode amplificar um dispositivo em até 30 dBi.
    ANTENA PLANET (ANT FP9), Antena Direcional, 9 dBi.
    Amplificador Wireless (WBT 200), Energia ajustável entre 20 dBi - 27 dBi.
    A.P DLink DWL-G7000AP, 2 unidades
    Camera
    Notebook

    Eu gostaria de saber se vocês sabem de algum livro de enlace de longo alcance e também quero saber qual é a distância máxima que eu consigo transmitir esses dados.

    A arquitetura para a transmissão eu já montei. Ela está correta ?

    Câmera -> Stand Alone -> AP -> Booster PLANET WBT 1000 -> Antena ANT GR 21.

    Estou com uma dúvida na arquitetura de recebimento.

    Sinal -> FP9 -> AP -> Notebook? ? ?

    O que eu faço com esse WBT 200 ?

    Alguém que está acostumado com antenas direcionais tem interesse em ser meu tutor nesse projeto?

    Obrigado pela atenção de vocês !!!
    Boa Noite.
    Se precisa r de ajuda pro TCC, tem meu e-mail na assinatura. esquece todos estes equipamentos. esta tudo ultrapassado e errado.
    Podemos ajudar? Sim.
    pra ter idéia: Uma antena sem BOOSTER de 21dbi direcional atinge 10km fácilmente em zona aberta com 63mw...
    Claro que isso precisa de equipamentos corretos.
    Se precisar de cases entre em contato que tenho algum material guardado.

    Abraço.